Dia Mundial das Zoonoses: conscientize-se!
As zoonoses são doenças que causam impactos à saúde humana e podem causar sérios prejuízos. Confira!
136 resultados para "zoonoses"
As zoonoses são doenças que causam impactos à saúde humana e podem causar sérios prejuízos. Confira!
A adoção de medidas de controle e prevenção são cruciais para evitar a manutenção dos agentes zoonóticos nos rebanhos. Saiba mais!
As zoonoses são doenças que podem ser transmitidas entre animais e humanos, podendo ser transmitidas de várias formas e apresenta riscos à saúde humana. Confira
Confira algumas recomendações e cuidados que devem ser adotados após as cheias para evitar a transmissão de doenças entre humanos e animais.
Santa Catarina é o estado brasileiro com a menor incidência de brucelose e tuberculose bovina. Com menos de 1% dos rebanhos infectados e 250 propriedades certificadas como livres de brucelose e tuberculose, o estado passa a contar com um Programa Estadual de Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PEEBT). Nesta terça-feira (12), o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, reuniu representantes da iniciativa privada, produtores, e do Ministério da Agricultura para discutir as novas diretrizes no combate a essas zoonoses em Santa Catarina.
Os debates técnicos travados nas seis oficinas realizadas na tarde da última sexta-feira (24/6), no Campus da Unijuí, em Ijuí, serão compilados em um documento para ser avaliado em outras regiões gaúchas nas próximas edições do evento. Entre os apontamentos, estão a necessidade de maior cuidado com as zoonoses do rebanho e com os processos de manejo diário da propriedade, questões simples mas que atingem a rentabilidade das propriedades e podem inviabilizar a atividade.
O diretor da FAEMG e presidente das comissões de pecuária leiteira da entidade e da CNA, Rodrigo Alvim, destaca que um dos principais desafios da pecuária de leite nacional para conquistar o mercado externo é garantir um alto padrão sanitário dos animais, principalmente no que se refere ao controle da brucelose e [...]
A sanidade do rebanho e as boas práticas de manejo e produção representam um papel ainda mais crítico para queijos feitos com leite cru. Entenda melhor, acesse!
O II Simpósio de Qualidade de Leite teve mais de 200 participantes e abordou assuntos atuais relacionados à cadeia do leite no Brasil. Clique e saiba mais!
O II Simpósio de Qualidade de Leite acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de setembro de 2014, no Centro de Convenções da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp, Câmpus de Jaboticabal. Não perca!!!
A Brucelose e tuberculose são zoonoses e podem ser transmitidas para os seres humanos. Por isso, as ações para erradicação das doenças têm um grande impacto.
Mastites, doenças do casco, vacinas, gestação, partos, sanidade geral do rebanho, informações sobre bem-estar animal, controle de zoonoses... o que seria da pecuária leiteira sem os médicos veterinários?
Biosseguridade é definida como o conjunto de normas e procedimentos utilizados para prevenir a introdução e disseminação de agentes causadores de doenças infecciosas em qualquer sistema de produção animal. Os programas de biosseguridade são extremamente importantes, tanto do ponto de vista da saúde animal - minimizando perdas de produção e lucratividade - como da saúde humana, visto que muitas doenças são zoonoses
O crescimento populacional, a expansão agrícola e o aumento nas cadeias de abastecimento de alimentos globais têm alterado dramaticamente a forma como as doenças surgem, saltam limites de espécies e se disseminam, de acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Uma nova abordagem mais holística para administrar as ameaças de doenças [...]
Três portarias da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, tornam mais rígidas as normas para fornecimento e recebimento de leite na indústria paranaense. Os produtores terão de comprovar a ausência de tuberculose e brucelose de todo rebanho leiteiro e apresentar certificação de vacinação contra brucelose. Laticínios que não entregarem a documentação por parte de seus fornecedores também não poderão comercializar o leite.
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na quarta-feira (28) o Projeto de Lei 827/11, do deputado Ricardo Izar (PV-SP), que estabelece medidas de defesa sanitária aplicáveis a animais, vegetais ou fungos, objetos de atividade agropecuária ou aquícola. A proposta prevê ainda indenizações que podem ser pagas aos proprietários nos casos de sacrifício, erradicação e destruição determinados pelo Poder Público.
Teve início ontem, 20 de maio, a 80ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês). O encontro, que vai até sexta-feira, tem como tema principal "Experiências e papéis nacionais e internacionais na avaliação passada e futura de Um Mundo, Uma Saúde".
Investir na sanidade animal para prevenir zoonoses como brucelose e tuberculose no rebanho leiteiro é fundamental para viabilizar a manutenção do mercado interno e para a ampliar a exportação de produtos lácteos brasileiros e a segurança dos produtores da cadeia. Para debater os principais desafios no controle e erradicação das duas doenças, a Universidade de Passo Fundo (UFP) promoveu, nesta quarta-feira (31/10), o 1° Seminário de Brucelose e Tuberculose na Bovinocultura do Leite.
A raiva é uma enfermidade infecto-contagiosa, de origem viral, aguda, quase sempre fatal, que acomete mamíferos, sendo considerada uma das mais terríveis zoonoses. Caracteriza-se principalmente por sinais nervosos, mudança de comportamento, paralisia progressiva e morte após curta evolução de 7 a 10 dias.
Biosseguridade é o alicerce da produção leiteira sustentável. Práticas simples, baixo custo e alto impacto garantem saúde animal, qualidade do leite e rentabilidade.
Saiba como a brucelose impacta humanos e bovinos, ameaçando a segurança de queijos artesanais e exigindo práticas de controle e prevenção eficazes.
Goiás adota novas regras para controle da brucelose e tuberculose animal, com foco em vacinação obrigatória, diagnóstico rigoroso e certificação sanitária. Confira!
A CNA participou da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados, para discutir os desafios e oportunidades do acordo Mercosul-União Europeia. Confira!
Bactérias do gênero Campylobacter são colonizadoras naturais do trato gastrintestinal de animais endotérmicos e podem trazer riscos à saúde humana.