EUA detectam caso atípico de vaca louca
O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) anunciou um caso atípico de vaca louca na sexta-feira (19/05). Leia mais!
160 resultados para "vaca louca"
O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) anunciou um caso atípico de vaca louca na sexta-feira (19/05). Leia mais!
O Ministério da Agricultura abriu consulta pública pelo prazo de 75 dias para aprovação das diretrizes do Programa Nacional de Encefalopatia Espongiforme Bovina
O objetivo é que sejam aplicadas medidas oficiais de prevenção e vigilância da doença, para que seja mantida a classificação de risco insignificante da doença.
O caso isolado de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) (conhecido como vaca louca) detectado no município de Marabá (PA) é atípico tipo H. Saiba mais aqui.
Foi feito o comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e as amostras foram enviadas para o laboratório referência da instituição em Alberta.
A descoberta de um caso suspeito de "vaca louca" em Minas Gerais, que está sendo apurado pelo Ministério da Agricultura, acendeu um alerta entre pecuaristas.
A Alemanha reportou à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) um caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecido como o mal da 'vaca louca'
O Canadá confirmou neste fim de semana um caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), mais conhecida como mal da "vaca louca."
OIE conclui que casos atípicos de "vaca louca" no Brasil não representam risco. Saiba mais sobre a declaração da Organização Mundial de Saúde Animal aqui!
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou comitê que vai revisar as normas para vigilância, controle, erradicação, certificação e emergência sanitária do Mal da Vaca Louca e todas as formas de Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (que incluem seres humanos), com as atualizações do Código Terrestre de Animais da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) anunciou nesta terça-feira, 18, um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida como doença da vaca louca, em uma fêmea de 11 anos de idade no Alabama. De acordo com o USDA, casos classificados como atípicos geralmente ocorrem em animais mais velhos, e surgem raramente e de forma espontânea em rebanhos.
O Ministério da Agricultura investiga um possível caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) - conhecida como mal da "vaca louca" - em Mato Grosso. A notícia foi publicada pelo jornalista Mauro Zafalon, da "Folha de São Paulo".
Mais de 60 animais tiveram que ser encaminhados para matadouros nesta semana em Conchas, no interior de São Paulo, por estarem sendo alimentados com cama de aviário, informou a Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical). A prática é proibida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) por ser um fator de risco para o surgimento de casos de vaca louca, cientificamente conhecida como encefalopatia espongiforme bovina.
O Ministério da Agricultura da Espanha reportou ontem à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) um caso atípico de "vaca louca" em seu território. A doença foi detectada em uma fazenda no distrito de El Sahugo, na região de Castilla e León, próxima à fronteira de Portugal.
A Irlanda reportou hoje à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) a ocorrência de um caso do "mal da vaca louca" - a encefalopatia espongiforme bovina - na cidade de Galway. O último caso da doença na Irlanda havia ocorrido há cerca de um ano e meio.
O mal da vaca louca, doença neurológica que pode levar animais a morte e pôr em risco a vida humana caso a carne contaminada seja consumida, voltou a ameaçar as exportações brasileiras. O Ministério da Agricultura confirmou nesta quinta-feira, 24, que detectou a chamada marcação priônica (deficiência na formação de proteína), que caracteriza a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) - nome técnico da doença, causada por [...]
Na Argentina, conseguiram eliminar o gene da vaca louca em embriões a partir de estudos promovidos pela Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires (FAUBA), por meio do Laboratório de Biotecnologia Animal, realizados em colaboração com pesquisadores da Alemanha e dos Estados Unidos.
A doença da vaca louca ou Encefalopatia Espongiforme Bovina (BSE) marcou um novo momento nos estudos de patologia veterinária do Brasil e, com ela, um nome despontou entre os maiores especialistas no assunto. O médico veterinário Claudio Severo Lombardo de Barros foi um dos pioneiros no estudo das doenças do sistema nervoso central de bovinos, tendo participado do primeiro grupo de estudos enviado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) à Inglaterra (primeiro foco da doença) para compreender a síndrome que começava a assolar o país.[...]
Ao todo, 49 bovinos foram sacrificados neste domingo (27) no sudoeste de Mato Grosso. O gado convivia com o animal abatido no mês passado sob suspeita de estar com a doença conhecida como mal da vaca louca. A notícia deixou os criadores da região preocupados [...]
Comenta as loucuras que acontecem no Brasil e no mundo, e que a necessidade de entendimento da indústria e dos produtores de leite para sairmos podermos superar essas loucuras e passarmos a médio prazo para um cenário que assegure o abastecimento do mercado interno e condições para exportar.
O Brasil deverá receber o certificado de país livre da doença da vaca louca da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) ainda neste mês.
A Europa não conseguiu até agora controlar a doença da "vaca louca" - encefalopatia espongiforme bovina (BSE, na sigla em inglês) -, como revelam estatísticas da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), acessadas pelo jornal Valor Econômico. O velho continente já registrou 62 casos da doença este ano, mas quase ninguém fala mais do problema.
A Secretaria da Saúde de Campinas investiga um caso suspeito da doença de Creutzfeldt-Jakob (chamada popularmente de doença da vaca louca) em um homem de 50 anos, que está internado no Hospital Beneficência Portuguesa. O paciente passa por exames desde a semana passada para confirmar ou não a doença. Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim, "ainda não temos nenhuma confirmação de que seja essa doença. Mas já podemos adiantar que nunca houve registro de ´vaca louca´ no Brasil. Não há motivo para nenhuma medida preventiva de outros países", disse Jardim. O secretário informou que acionará a Polícia Federal para investigar o périplo feito pelo paciente, em sua recente viagem por vários países da Europa.
Decididamente, a União Europeia ignora a persistência da doença da "vaca louca" em seu território. Indagada sobre a persistência da enfermidade no velho continente, a comissária Fischer Boel retrucou rápido: "Não, não, acabou, não tem mais". Mas confrontada com as cifras reveladas pelo Valor, cuja fonte foi a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), apontando 62 casos apenas este ano, Fischer Boel começou a recobrar a memória.