Busca

Informe termo ou autor que deseja encontrar no MilkPoint.

88 resultados para "sobrepeso"

03/03/2016

OMS define novos parâmetros para alimentos processados que têm açúcar, sal ou gordura em excesso

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) - representação da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas - publicou na última sexta-feira (19) critérios inéditos para a classificação dos alimentos processados e ultraprocessados. Com os novos parâmetros, a agência da ONU quer mudar conceitos anteriores sobre o que seriam quantidades excessivas de sal, açúcar e gordura em produtos industrializados.

23/03/2016

RS: IGL propõe leite e derivados nas cantinas de escolas gaúchas

Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei que tem a finalidade de promover a alimentação saudável nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul. O PL 23 /2016, de autoria do deputado Tiago Simon, estabelece itens de alimentos que devem ser vendidos em cantinas e similares instalados em escolas públicas e privadas do RS, e proíbe a venda de produtos que colaborem para a obesidade, o diabetes e a hipertensão. E, por iniciativa do Instituto Gaúcho do Leite (IGL), o PL receberá uma emenda para incluir o leite e seus derivados entre os alimentos que devem constar obrigatoriamente no cardápio das cantinas.

22/02/2012

Benefícios para a saúde de se consumir lanches saudáveis - Parte 2/3

Leite e saúde: Os lanches podem ajudar a aumentar a probabilidade de suprir as recomendações nacionais dos grupos de alimentos, como o recentemente guia introduzido pelo USDA, MyPlate, anteriormente chamado de MyPyramid. Estudos usando o MyPyramid mostra que, tanto para homens como para mulheres, o consumo médio total de frutas, vegetais e lácteos são menores do que as recomendações, enquanto o consumo médio de calorias de gorduras sólidas e açúcares adicionados excede os limites recomendados. Por Juliana Santin.

Ingestão diária de laticínios pode reduzir a pressão sanguínea, segundo nova pesquisa
08/07/2019

Ingestão diária de laticínios pode reduzir a pressão sanguínea, segundo nova pesquisa

Em um estudo com adultos com sobrepeso e sua ingestão de laticínios, uma dieta rica em lácteos (HDD) mostrou reduzir a pressão arterial, que os pesquisadores atribuíram a um aumento do consumo de cálcio. O American Journal of Clinical Nutrition publicou uma nova pesquisa na semana passada que analisou os efeitos dos laticínios sobre a pressão arterial (PA) em homens e mulheres com sobrepeso e meia-idade.

18/06/2018

Obesidade parou de crescer no Brasil

Um em cada cinco adultos no País é obeso, revela pequisa do Ministério da Saúde. Esse percentual é 60,2% do que o registrado em 2006, quando o estudo foi realizado pela primeira vez. O patamar preocupa, porém, após rápido avanço, os índices de obesidade não crescem no Brasil desde 2015. O mesmo cenário aparece quando o quesito analisado é o excesso de peso: após 11 anos de expansão, o percentual de brasileiros com sobrepeso também permanece estável desde 2015.

13/08/2009

Alimentos ricos em nutrientes: uma abordagem positiva para se obter dietas mais saudáveis

Por mais de três décadas, a maioria dos conselhos dietéticos focava na redução do consumo de certos nutrientes, como gorduras saturadas, colesterol, sódio e açúcares. No entanto, fazer escolhas baseadas nessa metodologia de evitar nutrientes tem potencial para limitar a ingestão de alimentos de grande valor, densos em nutrientes, e perpetuar a prática de se evitar alimentos baseando-se apenas em seu teor de nutrientes a serem limitados.

11/11/2009

Papel das proteínas na saciedade e controle de peso - Parte 1/2

A influência da composição de macronutrientes da dieta no controle do apetite, a ingestão diária de alimentos e o controle de peso receberam atenção recente, não somente da mídia, mas também de profissionais relacionados ao cuidado com a saúde, pesquisadores e indústria. Tem sido dada uma ênfase específica na ingestão de proteínas para melhoras no controle do apetite, através do aumento da saciedade e de melhor controle do peso corpóreo.

19/05/2009

Síndrome metabólica e diabetes tipo 2: potencial papel protetor dos lácteos

A síndrome metabólica (também conhecida como Síndrome X ou síndrome de resistência à insulina) se refere a um grupo de anormalidades metabólicas que predispõem o individuo a ter maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. As pessoas com síndrome metabólica têm aproximadamente duas vezes mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares e cinco vezes mais chances de desenvolver diabetes tipo 2 do que as que não têm a síndrome.

07/12/2009

Estudo mostra a importância dos lácteos na melhora de processos inflamatórios

Uma dieta rica em produtos lácteos pode reduzir os níveis de marcadores inflamatórios e oxidativos em pessoas com sobrepeso ou obesidade, disse um novo estudo dos Estados Unidos. O consumo de uma dieta rica em produtos lácteos levou a reduções significativas em compostos relacionados ao estresse oxidativo de mais de 20% em alguns casos e reduções em marcadores inflamatórios de 10% a 15%, de acordo com descobertas de um trabalho publicado no <i>American Journal of Clinical Nutrition</i>.

16/12/2009

Papel das proteínas na saciedade e controle de peso - Parte 2/2

Recentes evidências indicam uma maior resposta de saciedade quando consumimos maiores quantidades de alimentos lácteos, como leite livre de gordura, leite com chocolate, queijos ricos em proteínas e iogurte com baixo teor de gordura. Especificamente, quando mulheres com sobrepeso consumiram um café da manhã com quantidade fixa de energia contendo leite totalmente desnatado (25 gramas de proteína) ou uma quantidade igual de suco de fruta (<1 grama de proteína), menos energia foi consumida no almoço após o café da manhã contendo leite desnatado do que suco de fruta.

Qual a sua dúvida hoje?