MT: governo prepara programa de expansão da bacia leiteira
Governo prepara programa de expansão da bacia leiteira em Mato Grosso. Saiba mais sobre o programa e o que será feito para expandir a produção do estado.
31 resultados para "programa leite forte mato grosso"
Governo prepara programa de expansão da bacia leiteira em Mato Grosso. Saiba mais sobre o programa e o que será feito para expandir a produção do estado.
Dentro das ações do Leite Forte em 2014, a SEPROTUR realizou em 24 de março, o I Encontro de Produtores do Arranjo Produtivo Local do Leite. Durante o dia todo, prefeitos dos municípios parceiros, lideranças do agronegócio [...]
Na edição 2014 do Prêmio Sul-Mato-Grossense de Gestão Pública, o Programa Leite Forte, criado em 2012 para o fortalecimento da Cadeia Produtiva de Leite de MS, foi o segundo colocado na categoria "Práticas e Ideias Inovadoras na Gestão Estadual" - que destina-se a premiar trabalhos apresentados por meio de relatos de práticas e ideias inovadoras que modernizem a gestão pública, em benefício do cidadão, desenvolvidas no âmbito do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
As práticas de melhoramento genético foram adotadas com intuito de melhorar o desempenho do produtor de leite.
Na próxima segunda-feira (24) o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Seprotur, e representantes do Sebrae reúnem no Centro de Convenção Palácio Rubens Gil de Camillo representantes da Cadeia Produtiva do Leite do estado - prefeitos dos municípios do interior, lideranças do Agronegócio, técnicos e produtores - em evento do Programa Leite Forte [...]
Para concluir a serie na região Centro Oeste vamos tratar neste artigo do MT e MS juntos. A produção de leite nos dois estados é pequena. Conforme mostra a tabela abaixo, baseada nos dados do IBGE, 2012, o MT produziu 722 milhões de litros, com 2,2% da produção nacional, ocupando o 8° lugar no ranking dos estados, enquanto o [...]
A cotação do leite pago ao produtor de Mato Grosso do Sul finaliza o mês de maio com média de R$ 0,754 o litro, mantendo a trajetória positiva verificada nos últimos meses, como mostram os números do Conselho Paritário Produtor/Indústria de Leite do Estado (Conseleite/MS).
Governo do MS lança programa que vai impulsionar e modernizar setor leiteiro do Estado. Saiba mais aqui!
Medida busca equilibrar a concorrência com produtos importados, garantir transparência ao consumidor e fortalecer a cadeia leiteira do Estado.
Desde 2011, produtores rurais do norte de Mato Grosso do Sul recebem tecnologia para aumentar a produtividade do gado leiteiro, por meio do projeto de Apoio à Pecuária Leiteira, do Sebrae, em parceria com o programa Leite Forte MS, do governo estadual.
Do volume total de leite industrializado em Mato Grosso 35% é proveniente de cooperativas. A pecuária leiteira é a principal atividade econômica de 5,8 mil propriedades organizadas no Estado em cooperativas. Em média 100 litros/dia são captados por cooperado [...]
O pesquisador fala sobre a forma correta de se fazer a recuperação das pastagens, a importância da escolha do tipo de forrageira, quais as etapas devem ser seguidas pelo produtor e quais as possíveis estratégias a serem adotadas na recuperação. Ele ainda fala sobre o Plano de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC), que visa reduzir as emissões de carbono pela agricultura brasileira e que tem a recuperação de pastagens degradadas como um de seus principais pilares.
As cooperativas brasileiras estão dando um "show" na execução de ações voltadas para o desenvolvimento social, tendo em vista um modelo econômico mais justo e sustentável. Esse panorama foi celebrado na noite de 30 de outubro, quando foram anunciadas as vencedoras do 11º Prêmio SomosCoop - Melhores do Ano, uma iniciativa da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). A solenidade ocorreu em Brasília e foi prestigiada por lideranças cooperativistas, autoridades políticas e parceiros do sistema.
Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina decidiram agir de forma coordenada na pecuária leiteira para assumir a liderança nacional da produção, embora ainda registrem guerra fiscal que faz, por exemplo, o leite gaúcho chegar ao mercado paranaense mais barato que a produção local. Esse é um dos temas centrais da [...]
A estiagem no Rio Grande do Sul já afeta 138,8 mil propriedades rurais, em 6,3 mil localidades do Estado. Saiba mais sobre os problemas enfrentados aqui.
O carrapato é, há muito tempo, um dos principais inimigos da pecuária do Brasil. Ele se multiplica com facilidade, cria resistência aos tratamentos e causa prejuízo para produtores de carne e leite. Algumas ferramentas ajudam a enfrentar esse inimigo, pequeno, mas poderoso. Algumas já existem, outras ainda passam por testes. Eles estão espalhados em todos os continentes, em vários tipos de clima e em todo tipo de animal. Tem carrapato em boi, cavalo, cachorro, camelo, lagarto, urubu, morcego e até em pinguim. Ao todo, os cientistas já identificaram mais 900 espécies no mundo.
Responsável por 80% do leite produzido no Brasil, a raça Girolando precisa ampliar o número de touros geneticamente avaliados para garantir o avanço genético do rebanho leiteiro do país. Atualmente, a principal ferramenta de avaliação é o Teste de Progênie, que só este ano vai distribuir gratuitamente 11 mil doses de touros integrantes do 13º grupo da prova.
O laticínio do grupo BR Foods, instalado em Terenos, após comprar, no ano passado, o laticínio Heloísa, por cerca de R$ 122 milhões, teve isenção fiscal de 88%, declarou ontem, durante lançamento do programa Leite Forte, o governador André Puccinelli (PMDB). A empresa, direcionada à fabricação de queijos, produz, atualmente, 240 mil litros de leite ao dia, mas pode chegar a 1 milhão.
"Inocência está com a faca e o queijo na mão para alavancar a produção leiteira no município", foi com essa certeza que o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini definiu o atual cenário da pecuária de leite da região. É que até o início de agosto serão concluídas as obras de ampliação do laticínio da cidade. A previsão é de que 150 novos empregos sejam gerados diretamente a partir do melhoramento da estrutura do prédio.[...]
Setores público e privado têm se empenhado para que o Estado tenha seu serviço de defesa agropecuária reconhecido internacionalmente e auditorias do Ministério da Agricultura atestaram as boas condições sanitárias da pecuária do Paraná.
O governo de Mato Grosso e a Universidade de Estudos de Turim (Unito), na Itália, formalizaram um protocolo de cooperação internacional para a implantação de projetos de pesquisa no município de Chapada dos Guimarães, visando o melhoramento das técnicas de criação de gado, controle da produção de leite e qualificação profissional no setor da produção de queijos.