Leite cru: tradição, riscos e a importância da fiscalização
A venda de leite cru oferece riscos à saúde. Saiba como o tratamento térmico garante segurança, preserva nutrientes e evita doenças de transmissão alimentar.
46 resultados para "leite adulterados"
A venda de leite cru oferece riscos à saúde. Saiba como o tratamento térmico garante segurança, preserva nutrientes e evita doenças de transmissão alimentar.
Embora o leite seja composto majoritariamente por água, a temperatura de congelamento da água no leite é menor do que a da água pura. Por que isso acontece?
Fraudes podem ocorrer em todos os estágios da produção de leite e seus produtos. Saiba quais são as fraudes mais comuns em leite e derivados lácteos.
A adulteração no leite não é algo novo por aqui. Apesar de ser um dos maiores players de leite do mundo, o Brasil enfrenta alguns desafios na cadeia produtiva de laticínios. Saiba mais!
O Ministério Público do Rio Grande do Sul afirmou nesta sexta-feira (14) que 300 mil litros de leite adulterados foram enviados para as cidades de Guaratinguetá, em São Paulo, e Lobato, no Paraná e colocados à venda. O produto foi distribuído para [...]
No final da tarde da última quinta-feira, o Ministério Publico apresentou denúncia contra 41 pessoas envolvidas na fraude de leite e derivados investigada pela 12ª etapa da Operação Leite Compen$ado. Entre os motivos apontados, houve a adição de água e solutos para neutralizar a acidez no leite cru, leite UHT integral, creme de leite e leite para a fabricação de queijo.
A ocorrência de fraudes em produtos lácteos ainda é um desafio a ser superado. Veja métodos de identificar as fraudes em queijos aqui!
A Autoridade de Normas e Segurança Alimentar da Índia (FSSAI) declarou que o leite no país é em grande parte seguro, após os relatórios de sua Pesquisa Nacional de Qualidade do Leite 2018. Segundo o material, as "práticas agrícolas ruins" são ainda as principais responsáveis pelas contaminações atuais.
Mostra que o 2013 terminou com pendências com relação à qualidade do leite, no que tange à fraudes e a IN 62, que precisam ser discutidas no início de 2014 com muita transparência.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) divulgou nesta terça-feira (4) uma relação de 21 pessoas suspeitas de participação em adulteração de leite investigados na Operação Leite Adulterado III. Elas foram denunciadas na segunda-feira (3) à Justiça por alteração no produto destinado ao consumo humano. O grupo é suspeito de [...]
Consumidores que adquiriram laticínios adulterados, denunciados pela Operação Leite Compen$ado, têm direito ao reembolso ou à troca do produto por outro que esteja próprio para consumo. A solicitação pode ser feita diretamente ao fabricante ou ao local onde foi comercializado o item, mediante nota fiscal da compra.
O Ministério Público Federal (MPF) de Novo Hamburgo denunciou três investigados na Operação Pasteur, da Polícia Federal, que desvendou em 2014 um esquema em que servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebiam propina em indústrias de leite do Vale do Taquari.
A primeira fase das investigações da Operação Leite Adulterado III foi concluída pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), nesta quarta-feira (29). Segundo o MPSC, 50 pessoas foram ouvidas nesta fase dos interrogatórios, que investiga empresas suspeitas de adulterar leite. Com a conclusão desta fase [...]
O desenvolvimento de métodos analíticos que não gastem reagentes químicos, que sejam não invasivos e que permitam medições em tempo real. Confira!
Os casos de adulteração de leite investigados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público (MP) ao longo de 2014 provocaram uma crise sem precedentes na cadeia leiteira do Rio Grande do Sul, que resultou em laticínios fechados, suspensão de pagamento a produtores e queda no preço do produto. Com a imagem manchada e a estrutura estremecida, o setor inicia o ano de 2015 com o desafio de recuperar credibilidade [...]
A empresa Mondaí, suspeita de adulterar leite em Chapecó, no Oeste catarinense, foi interditada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Dos 185 funcionários, 155 entraram em férias coletivas e outros 30 trabalhadores foram dispensados. Oito suspeitos ligados à [...]
As empresas que tiveram seus produtos envolvidos na fraude de adulteração de leite no Rio Grande do Sul se manifestaram por meio de nota e garantiram que os lotes com problemas já não estão mais disponíveis para os consumidores.
O Ministério Público do Rio Grande do Sul cumpriu nesta quarta-feira (21) onze mandados de busca e apreensão e recolhimento de caminhões na décima etapa da Operação Leite Compen$ado e na segunda da Queijo Compen$ado, que desde 2013 investigam esquemas de adulteração de leite e derivados no Estado. Desta vez, a ação teve como alvos as empresas Lactibom, H2B Laticínios, Late Bios e Palerme Indústria e Comér
Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), as investigações da operação "Leite Adulterado III" começaram em maio deste ano e, diferentemente das operações "Leite Adulterado I e II", não envolvem somente leite, mas também derivados, e estão focadas nas transportadoras e nos produtores [...]
A Danone e a PepsiCo contestaram as afirmações feitas pelo Ministério de Agricultura da Rússia de que os produtos lácteos que processam no país são adulterados [...]
A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) informou nesta quarta-feira (26) que está liberada, em todo o estado, a venda do leite Elegê (integral e semidesnatado). A decisão foi tomada após reunião realizada pelo Procon estadual com representantes da BRF, empresa responsável pela marca Elegê. Segundo nota do Procon, a empresa [...]
Audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, na manhã desta quarta-feira (3), discutiu as implicações do leite adulterado na saúde dos consumidores e formas de combater as fraudes. Entre as sugestões anotadas pela proponente do debate, deputada Silvana Covatti (PP), está a de criar uma lei que garanta que as empresas fraudadoras sejam definitivamente banidas do mercado.
Espaço Aberto: Neste artigo, Marcello de Moura Campos Filho faz considerações sobre a história da fraude no leite, as recentes propostas pela Câmara Setorial para o combate às fraudes e deixa uma sugestão pra o MAPA.
Encontrada no leite adulterado no Rio Grande do Sul, a ureia não é uma substância facilmente identificada nos exames de controle de qualidade usados pela indústria de laticínios. Quem afirma é química Júlia Tischer, do laboratório da Univates, em Lajeado, onde foram feitas as análises que detectaram a fraude revelada pelo Ministério Público (MP) na última quarta-feira (8).