Fraude em leite e produtos lácteos
Fraudes podem ocorrer em todos os estágios da produção de leite e seus produtos. Saiba quais são as fraudes mais comuns em leite e derivados lácteos.
547 resultados para "fraude"
Fraudes podem ocorrer em todos os estágios da produção de leite e seus produtos. Saiba quais são as fraudes mais comuns em leite e derivados lácteos.
A adulteração no leite não é algo novo por aqui. Apesar de ser um dos maiores players de leite do mundo, o Brasil enfrenta alguns desafios na cadeia produtiva de laticínios. Saiba mais!
Fique por dentro de tudo sobre a fraude por adição de ureia no leite. Saiba como analisar, interpretar o resultado e como proceder em casos suspeitos. Confira tudo neste artigo!
Com a alta demanda pelos derivados de leite de búfalas e diante da ilegalidade de alguns produtores e laticínios, o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, desenvolveu um teste molecular, para a identificação rápida e precisa de fraude de leite de vaca em amostras de leite de búfala, para certificar a pureza dos produtos.
As análises proteômicas também têm sido adotadas para estudar modificações de proteínas no leite durante e após o processamento térmico. Entenda mais, acesse!
Doze meses depois do início da ofensiva contra a fraude no leite no Rio Grande do Sul, o Ministério Público lamenta que pouco - ou quase nada - tenha mudado. Mesmo após quatro fases em um ano, seis condenações criminais com penas que chegam a 18 anos de reclusão, 13 prisões e 26 pessoas denunciadas, a ilegalidade no setor persistiu e se expandiu. De lá para cá, novas substâncias foram identificadas [...]
Conheça os pontos vulneráveis das análises de adição de soro no leite.
O Ministério da Agricultura cassou a aposentadoria do auditor fiscal agropecuário Paulo Réfis Motta, investigado pela Justiça e denunciado pelo Ministério Público Federal por suspeita de ter recebido, entre 2011 e 2013, R$ 5 mil por mês para favorecer laticínios gaúchos. A fraude foi apurada nas várias etapas da Operação Leite Compen$ado, da Polícia Federal. Uma portaria com a decisão, resultado de um processo interno na Pasta, foi publicada nesta segunda-feira, 22, no Diário Oficial da União, e foi assinada pelo ministro interino Eumar Novacki. Motta não foi localizado pela reportagem.
No final da tarde da última quinta-feira, o Ministério Publico apresentou denúncia contra 41 pessoas envolvidas na fraude de leite e derivados investigada pela 12ª etapa da Operação Leite Compen$ado. Entre os motivos apontados, houve a adição de água e solutos para neutralizar a acidez no leite cru, leite UHT integral, creme de leite e leite para a fabricação de queijo.
O setor leiteiro do Rio Grande do Sul voltou a ser notícia esta semana com a suspeita de fraude na cadeia de produção de duas das maiores cooperativas do Estado, a Cooperativa Agropecuária Petrópolis (Piá) e a Santa Clara. Ambas prestarão esclarecimento ao Ministério Público do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira [...]
Quase meia tonelada de iogurte foi apreendida na semana passada em Poços de Caldas (MG). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, 114 caixas de iogurte e bebidas lácteas, além de 60 potes de requeijão estavam no compartimento de carga sem refrigeração.
A empresa VRS Indústria de Laticínios Ltda., fabricante de produtos lácteos da marca Latvida, foi condenada a pagar R$ 3 milhões por danos morais. A decisão da 16ª Vara Cível de Porto Alegre é favorável à ação coletiva de consumo ajuizada pela Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor.
O Ministério Público Federal (MPF) de Novo Hamburgo denunciou três investigados na Operação Pasteur, da Polícia Federal, que desvendou em 2014 um esquema em que servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebiam propina em indústrias de leite do Vale do Taquari.
O MP descobriu um esquema de fraude no queijo fabricado pela indústria Laticínios Progresso Ltda., de Três de Maio, no noroeste do Estado. O produto era revendido ilegalmente por 38 estabelecimentos, entre supermercados, padarias e comércios de 14 municípios da Região Metropolitana, Vale do Sinos, Vale do Caí, Serra e Litoral Norte. Como nas ofensivas anteriores, o objetivo dos fraudadores seria fazer o produto final render mais e, consequentemente, obter um lucro maior.[...]
O subprocurador-geral de Justiça do Estado, Marcelo Dornelles, afirmou ontem, em Porto Alegre, que as fraudes no leite continuam no setor no Rio Grande do Sul. O alerta foi feito pelo subprocurador de Justiça durante evento que marcou ontem um ano da criação do Instituto Gaúcho do Leite (IGL).[...]
O Ministério Público do Rio Grande do Sul cumpriu na manhã desta quinta-feira (11) quatro mandados de prisão preventiva contra funcionárias do laboratório de um posto de resfriamento em Jacutinga, na Região Norte [...]
Foram cumpridos cinco mandados judiciais de busca e apreensão em Belo Horizonte e Contagem.
Após desarticular o esquema de adulteração do leite com água, ureia e formol no Rio Grande do Sul, o Ministério Público Estadual (MPE) deflagrou nesta quinta-feira operação contra uma nova fraude: adição de água oxigenada no produto. A terceira fase da Operação Leite Compen$ado resulta no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em Três de Maio e Nova Candelária, no Noroeste gaúcho.
O Ministério Público de Santa Catarina está investigando, com a colaboração de autoridades do Rio Grande do Sul, uma nova fraude que envolve o uso de formol na produção de leite. Na manhã desta terça-feira, 19, uma força-tarefa dos dois Estados cumpriu 20 mandados de prisão e 11 de busca e apreensão em cidades [...]
Um computador e um escâner comum, desses que muitas pessoas têm em casa, são as novas ferramentas para detectar a adulteração do leite, fraude que acontece com frequência no Brasil e em outros países. A ideia desse método surgiu no [...]
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) cumpriu quatro mandados de prisão e cinco de busca e apreensão nesta quinta-feira no município de Esmeralda, no norte do Rio Grande do Sul, na nona etapa da operação Leite Compensado. A fraude flagrada desta vez foi a adição de água e bicarbonato de sódio para aumentar o volume e mascarar a deterioração do produto coletado sete dias após a ordenha, enquanto [...]
Espaço Aberto: Neste artigo, Marcello de Moura Campos Filho faz considerações sobre a história da fraude no leite, as recentes propostas pela Câmara Setorial para o combate às fraudes e deixa uma sugestão pra o MAPA.
O leite é um dos alimentos alvos de fraudes (Comissão Europeia, 2022), sendo a adição de água uma das formas comuns de fraude. Veja mais sobre o assunto!
O Ministério Público apresentou à Justiça, na última sexta-feira (10), denúncia contra 21 pessoas envolvidas na fraude investigada pela Operação Queijo Compensado 3. O documento, assinado pelo promotor de justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, relata 22 fatos delituosos contra os acusados - por adulteração de alimentos e organização criminosa.