Busca

Informe termo ou autor que deseja encontrar no MilkPoint.

119 resultados para "extensivo"

30/09/2011

Avaliação dos mestiços de Boer em sistema extensivo no semiárido

Apesar da boa adaptação dos caprinos às condições climáticas do Nordeste, região detentora de mais de 90% de todo rebanho nacional, o sistema de criação extensivo associado à falta de práticas corretas de manejo, os intempéries climáticos e principalmente, cruzamentos desordenados, contribuiu para o surgimento de um grande percentual de animais sem padrão racial definido, rústicos e pouco produtivos (OLIVEIRA et al., 2005; ANDRADE et al., 2007; MARTINS JÚNIOR et al., 2007b). Na tentativa de contornar esse problema várias medidas vêm sendo tomadas, destacando-se o melhoramento genético, através de programas de cruzamentos com raças exóticas especializadas na produção de carne ou leite (LÔBO et al., 2010).

01/02/2017

Embrapa: pesquisa aponta que vacas Jersolanda emitem menos GEE comparadas à Holandesa

Segundo o pesquisador Alexandre Berndt, a menor emissão pode estar relacionada a algumas características da vaca jersolanda. Uma delas é o tamanho do animal: os mestiços jersolando são menores que os holandeses. Conforme Berndt, animais de menor porte, geralmente, comem menos e, por consequência, emitem menos gases de efeito estufa. Como as vacas jersolandas produziram a mesma quantidade de leite que as holandesas em uma das lactações, a emissão por litro de leite ficou menor para os animais do primeiro grupo.

Ganho de peso animal em pastagem
15/09/2015

Ganho de peso animal em pastagem

Seção Pastagens: "Com certeza o que mais ouvimos por aí é a competitividade entre os produtores no ganho de peso dos animais e na produção de leite. Comparar os sistemas é muito saudável, pois induz a busca por melhores índices e por fim melhorar o sistema. Pois bem, como faço diariamente, contanto os fatos e comparando os contos, presenciei certa vez, duas pessoas [...], por Marco Aurélio Factori, Prof. Substituto de Nutrição de Ruminantes do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal/UNESP-Botucatu/SP.

23/06/2015

Produzir leite a pasto pode ser mais econômico e lucrativo

A produção intensiva de leite a pasto engloba uma série de processos e manejos, com adoção de alta tecnologia em todas as etapas. O pasto pode produzir 20 vezes ou mais de matéria seca do que uma pastagem extensiva tradicional, graças à adoção de adubação, de manejo geral correto, de animais de bom padrão genético e com ótimas condições de sanidade, de alimentação suplementar para seca, eliminando ou reduzindo significativamente a queda de produção e a entressafra.[...]

14/02/2011

Práticas sustentáveis para incrementar a produção de ovinos de corte no semiárido

A exploração agropecuária da região Nordeste do Brasil é amplamente afetada por fatores climáticos, dentre os quais, a precipitação pluviométrica e sua distribuição ao longo do ano destacam-se por serem determinantes na disponibilidade e qualidade da pastagem, com consequências marcantes na produção animal, especialmente de caprinos e ovinos (DANTAS et al., 2008; OLIVEIRA et al., 2005). A zona semiárida nordestina, que corresponde a 74,30% da superfície do Nordeste, apresenta um clima tropical seco, com uma estação úmida ou chuvosa anual de 4 a 6 meses, seguida por uma estação seca de 6 a 8 meses. A precipitação média anual gira em torno de 700 mm, no município de Soledade-PB a média observada no período de 1931 a 1990, ou seja um período de 60 anos, foi de 414 mm anual.

10/06/2011

Produção de caprinos de corte no semiárido: criação de mestiços Boer x SRD criados no sistema semi-intensivo

A escolha certa da raça ou grupo genético de caprinos para produção de carne associada às melhorias dos sistemas de produção no semiárido é um desafio que deve ser encarado por técnicos e criadores, na busca de aumentar a produção com lucratividade sem agredir o meio ambiente. A raça Boer, especializada para produção de carne, pode ser utilizada para cruzamento com animais sem raça definida (SRD) que apresentem características favoráveis para produção de carne, assim, aproveita-se os fatores genéticos para alta produção de carne da raça Boer e o elevado grau de adaptação dos animais SRD às condições ambientais do semiárido, de forma que com a melhoria do sistema de criação seja possível incrementar a produção de caprinos de corte.

A caprinocultura de corte no Brasil: raças especializadas e adaptadas às condições tropicais
10/05/2011

A caprinocultura de corte no Brasil: raças especializadas e adaptadas às condições tropicais

A caprinocultura tem aumentado de forma significativa sua participação no cenário agropecuário brasileiro, principalmente pelo fato de ser uma importante alternativa para desenvolvimento da pecuária na região semiárida do Nordeste, porém ainda sem um manejo que possa melhorar sua produção. O processo de ocupação do Nordeste, o crescimento da população com consequente divisão das superfícies dos sistemas de produção, assim como a modernização da agropecuária contribuíram para o surgimento de um grande número de sistemas de produção com estrutura e funcionamento diferenciados no semiárido (NOGUEIRA e SIMÕES, 2009). Segundo Rocha et al. (2009), na região Nordeste predomina o sistema extensivo de criação de caprinos, que predispõe os animais a condições de temperatura e umidade inadequadas em determinadas épocas do ano.

Cruzamentos entre raças leiteiras: aspectos sobre saúde e longevidade - Parte 2
06/11/2017

Cruzamentos entre raças leiteiras: aspectos sobre saúde e longevidade - Parte 2

Silva et al. (2008) salientam que há evidências de que a taxa de descarte nas propriedades de manejo extensivo, com animais mestiços, é menor quando comparada com a de criatórios de manejo intensivo e com raças puras. Ao analisar a incidência de doenças e as frequências de descartes de fêmeas de primeira cria da raça Holandesa e de fêmeas F1 do cruzamento da raça Norueguesa Vermelha com Holandês (Figura 1), em diversas propriedades localizadas em Ontário, Cartwright et al. (2015) concluiu que a adoção dos cruzamentos poderia se traduzir em aumento da resistência a doenças e sobrevivência em animais mestiços.

Interleite Brasil 2018: Paulo Machado fala sobre como avaliar economicamente a atividade
16/07/2018

Interleite Brasil 2018: Paulo Machado fala sobre como avaliar economicamente a atividade

"A continuidade de um negócio depende de sua saúde econômico-financeira - aqui entendida como a capacidade de geração de receitas em relação ao capital utilizado para a produção. Ela é função do giro do capital e da margem líquida. Cada propriedade possui uma relação ótima entre o giro do capital e a margem. Algumas devem priorizar o giro (sistema confinado, por exemplo) e outras a margem (caso do sistema extensivo). A saúde econômica está mais relacionada à viabilidade do negócio no longo prazo".

Manejo intensivo de pastagens tropicais - Parte 1 de 4
05/05/2010

Manejo intensivo de pastagens tropicais - Parte 1 de 4

Sempre vale a pena intensivar o manejo de pastagens? A resposta é não! Em uma condição onde haja grande extensão de terra a um custo muito barato, normalmente não vale a pena intensivar o uso da pastagem. Outro exemplo seriam localidades mais distantes, onde há dificuldades de logística para obtenção de insumos (fertilizantes e corretivos), problemas com escassez de energia elétrica, animais sem qualidade genética para responderem a uma pastagem mais produtiva e de melhor qualidade, etc. Temperaturas médias mais baixas e falta de capacidade de irrigação também restringem a intensivação.

16/09/2009

A criação de cabras no semiárido: limitações e potencialidades - Parte I

Este artigo objetiva apresentar alguns indicativos nas mudanças ocorridas no ambiente e nas práticas de manejo e alguns de seus impactos, tomando como referência dois municípios localizados nas regiões do Cariri e Médio Sertão, estado da Paraíba. O aumento do número de animais, com finalidade de aumentar a produção; a intensificação das formas de manejo associadas às pequenas áreas das propriedades está promovendo mudanças significativas no ambiente rural que podem comprometer direta ou indiretamente o bem estar animal.

No final do mês, o Porteira Adentro mostrará um grande e inovador projeto de produção de leite em Goiás
17/06/2013

No final do mês, o Porteira Adentro mostrará um grande e inovador projeto de produção de leite em Goiás

Interior de Goiás, região de gado de corte extensivo. De repente, eucaliptos e mais eucaliptos. No meio deles, camufladas, granjas de suínos e aves. Andando mais um pouco, bezerras. Muitas delas, da raça Jersey. Você com certeza está em Aparecida do Rio Doce, mais precisamente na Faz. Santa Thereza. Veja o Making Of do Porteira Adentro realizado nesta fazenda, uma ilha de prosperidade na região.

Sistema de pastejo entre bovinos e ovinos
25/06/2012

Sistema de pastejo entre bovinos e ovinos

A ovinocultura está presente por muitas vezes em regiões com situações adversas relacionadas ao relevo, clima e fertilidade do solo. A atividade é desenvolvida no Brasil majoritariamente em sistema extensivo e com baixos níveis de tecnologia. Já a bovinocultura é tradicionalmente mais conhecida, apresenta melhor distribuição e segundo relatos, sua condução é mais fácil e menos exigente, embora na ovinocultura tenhamos animais sobrevivendo em ambientes totalmente desfavoráveis. No entanto, a união destes animais em uma só área parece ser um fator espetacular, pois nos ovinos a verminose é um grande problema, que poderia ser resolvido com o pastejo simultâneo ou alternado. Pois bem, este é o grande desafio.

Qual a sua dúvida hoje?