Busca
Informe termo ou autor que deseja encontrar no MilkPoint.
684 resultados para "excedente de leite"
Mercado de leite: uma análise do período pós-real
NZ e a trilogia do leite: uma visão de dentro da porteira aos profissionais brasileiros - Parte III
Terceiro texto da série trilogia do leite, escrita por Guilherme Ristow, médico veterinário na Nova Zelândia, que traz a realidade da produção de leite por lá.
Irlanda, um país desenvolvido também em produção de leite
Entenda o conflito entre os EUA e Canadá na indústria de lácteos
O pesadelo continua para alguns produtores de leite de Wisconsin e Minnesota que se esforçam para encontrar um novo processador para seu leite a partir de 1 de maio. Dezenas de laticínios receberam aviso da Grassland Dairy Products Inc. em primeiro de abril de que a companhia não ia mais comprar suas produções a partir de 1 de maio. A decisão veio após um anúncio do Canadá de que não comprariam mais leite ultrafiltrado dos Estados Unidos. Cerca de meio milhão de quilos de leite da Grassland atravessavam a fronteira todos os dias até o Canadá.
Oito fatores que impulsionarão os mercados globais de lácteos em 2020
Esses fatores são desenvolvimentos esperados e perguntas a serem respondidas em 2020. Assim como as placas de trânsito, o USDEC prevê que esses oito marcadores ajudarão a orientar a direção dos mercados globais de laticínios e influenciarão o desempenho das exportações de lácteos dos EUA em 2020.
Caracterização dos sistemas produtivos de ovinos de leite
Seção Ovinos e Caprinos: "A ovinocultura leiteira, atividade bem estruturada em países Europeus e Asiáticos, é um tanto recente no Brasil. Alguns dados demonstram que até a década de 80 existiam no país apenas algumas criações de ovinos da raça Bergamácia para a produção de leite. No ano de 1984, houve pequena importação de material genético da raça Lacaune, de origem francesa, para Minas Gerais, mas por algum motivo a atividade não se expandiu e a genética não foi multiplicada", por Anderson Elias Bianchi, Alda Lúcia Gomes Monteiro, Elísio Debortoli e Rafael Batista (da UFPR) e Octávio Rossi de Morais (da Embrapa Caprinos e Ovinos).
Desafios no programa de melhoria da qualidade do leite
Em todos os debates que participei até hoje sobre o tema melhoria da qualidade do leite, pude perceber um consenso entre os gestores das indústrias e os produtores que trabalham a melhoria da qualidade do leite. Os poucos profissionais que vi discordarem que a qualidade do leite é importante, já saíram do mercado. Agora a pergunta que atormenta o mercado é quais são os desafios de colocar em prática um programa de melhoria da qualidade do leite uma vez que é consenso que isso é necessário e lucrativo? O que limita a indústria?
USA: previsões do USDA para o mercado de lácteos em 2005
Padronização do leite na indústria de laticínios
A padronização do leite é uma operação que envolve o ajuste do teor de determinado componente para maior rendimento industrial e qualidade dos produtos.
Composição do leite como ferramenta de avaliação de dietas de vacas em lactação (Parte 2/2)
Nutrição: O leite, assim como a urina, é um veículo de excreção do excesso de nitrogênio no organismo do animal. Esse nitrogênio excedente pode ser originado por excesso de proteína degradável no rúmen na dieta, falta de energia no rúmen para utilização de toda a PDR disponível, excesso de proteína metabolizável ou perfil de aminoácidos não adequado da proteína não degradável no rúmen. Por Marina Danés (doutoranda Universidade de Wisconsin)
Aminoácidos protegidos na nutrição de vacas leiteiras sob pastejo
A suplementação de metionina e lisina protegidas podem modificar alguns componentes específicos do leite, aumentando sua qualidade e rendimento na indústria.
Pesquisa comprova eficiência econômica de biogás na pecuária de leite
A geração de energia elétrica e a produção de biofertilizantes a partir dos dejetos da atividade pecuária já é uma realidade na bovinocultura de leite no Brasil. Depois de algumas experiências frustradas nas décadas de 1970 e 1980, os produtores que adotam sistema de confinamento, no qual o gado é criado em grandes estábulos, passaram a gerar a própria eletricidade consumida na fazenda e, em alguns casos, até a vender o excedente para as empresas de distribuição.
China: importações de leite em pó devem cair em 2024
De acordo com um relatório sobre a indústria de lácteos da China do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), o país importará menos leite em pó em 2024. Leia
Alta das importações de leite incomoda produção nacional
O aumento de importações de leite vem acentuando a falta de estímulo à produção nacional, com risco de encolhimento da cadeia produtiva e desabastecimento. Leia
Queijo elaborado a partir de leite reconstituído
As utilizações do leite reconstituído podem auxiliar as queijarias durante períodos de entressafra ou em regiões onde o leite in natura é escasso. Veja!
Eficiência: o bom caminho a ser trilhado
Blog Cooperideal (Cooperativa para a Inovação e Desenvolvimento da Atividade Leiteira): "O exemplo da família Gomes demonstra que a produção de leite pode e deve ser uma atividade rentável para os produtores envolvidos, mas que o resultado final do negócio será proporcional ao nível de conhecimento aplicado na condução da atividade. Ao técnico cabe o importante papel de levar esse conhecimento ao produtor, atualizando sempre seu arsenal de ferramentas tecnológicas, utilizando cada ferramenta de acordo com a real necessidade de cada propriedade, estando sempre apto para muito ouvir, para então intervir com cuidado e precisão. Ao produtor cabe buscar o apoio de um bom técnico, trabalhar duro, controlar e acreditar sempre, pois a eficiência é o bom caminho a ser trilhado!"
Período de safra: oferta deve continuar pressionando preços do leite
Segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, os preços em outubro registraram a primeira queda, de cerca de 5 centavos por litro, após os sucessivos aumentos de preço ao produtor. No total, de janeiro a setembro, os preços aumentaram R$ 0,31/l. A tendência de redução do valor do leite já havia sido anunciada. No último artigo da seção "Panorama de Mercado", o MilkPoint alertou sobre a desvalorização do preço do leite longa vida no varejo e na indústria, e a possível queda ao produtor para outubro.
Composição do leite como ferramenta de avaliação de dietas de vacas em lactação (Parte ½)
Nutrição: Diante da dificuldade em se estimar com precisão o que os animais de fato consumiram, a composição do leite produzido é uma ferramenta bastante interessante, uma vez que é o resultado do metabolismo dos alimentos ingeridos e também o produto de interesse do sistema de produção. Além disso, a coleta do leite é um procedimento simples e fácil de ser realizado e sua análise é suficientemente precisa, com custo acessível ao produtor. Por Marina Danés (doutoranda Universidade de Wisconsin)
Canadá: crescem os apelos por mudanças nas cotas de leite
Descarte de leite não é novidade no Canadá. Isso acontece há mais de 50 anos e está relacionado ao sistema nacional de gerenciamento da oferta de leite. Leia!
EUA: produtores são forçados descartar leite por falta de capacidade de processamento
Nos Estados Unidos, algumas fazendas estão tendo que despejar leite em campos abertos devido ao atual excedente de leite no mercado. Entenda os motivos!
Como secar de forma permanente quartos mamários com mastite crônica?
Seção Qualidade: "Nos rebanhos com elevada porcentagem de vacas com mastite crônica ou com alta prevalência de vacas com Staphylococcus aureus, o descarte de todas as vacas nem sempre é uma medida viável, pois implica em um custo imediato elevado e redução drástica da produção de leite. Nestas situações, recomenda-se que as vacas com mastite crônica sejam primeiramente segregadas e que seja feito o diagnóstico do agente causador da mastite, para que a tomada de decisão em relação à vaca seja feita de forma mais acertada", por Marcos Veiga Santos, da FMVZ/USP.
Colostro fermentado ou acidificado e leite descarte em programas de alimentação de bezerros
Conforme tratamos no Radar Técnico do mês passado, o uso do colostro fermentado é uma alternativa eficaz e econômica em relação ao leite ou substituto de leite em dietas de bezerros, quando existe excedente. Na maioria das fazendas os bezerros machos são vendidos, podendo haver sobra de colostro ou leite de transição, os quais podem ser utilizados na alimentação das fêmeas. No entanto, a adequação de suprimentos de colostro fermentado é dependente de um conjunto de fatores, principalmente a quantidade e qualidade do colostro produzido além da idade de desaleitamento das bezerras.
Fazendas Inovadoras: Fazenda Engenho Velho (Imbituva/PR)
Atitudes inovadoras fazem parte da história de 120 anos da Fazenda Engenho Velho. A decisão mais ousada foi a construção de barracões do tipo free stall e instalação de três robôs de ordenha, o que trouxe muitas mudanças no manejo e gestão da propriedade.