Minuto Previna - Conhecendo as doenças clostridiais: Botulismo
Nesta edição do Minuto Previna, conheça o botulismo, uma das principais doenças clostridiais que acomete bovinos de todas as faixas etárias.
79 resultados para "botulismo"
Nesta edição do Minuto Previna, conheça o botulismo, uma das principais doenças clostridiais que acomete bovinos de todas as faixas etárias.
Clostridium botulinum é um bastonete, Gram positivo, anaeróbio estrito e produtor de toxinas neurotrópicas, as quais podem afetar diversas espécies animais. O botulismo é definido como uma intoxicação alimentar ocasionada pela ação dessas toxinas. As toxinas produzidas por C. botulinum são agrupadas em oito tipos [...]
O botulismo é definido como uma intoxicação, causada pela ingestão ou absorção, por parte da mucosa intestinal, de toxina pré-formada da bactéria Clostridium botulinum, resultando em um quadro de paralisia motora progressiva. Essa doença, também conhecida como doença da vaca caída, tem acometido muitos rebanhos, causando grandes prejuízos devido às altas taxas de mortalidade dos animais.
Botulismo, carbúnculo sintomático, gangrena gasosa e as enterotoxemias são doenças que fazem parte do grupo de patologias conhecido como clostridioses. Saiba como prevenir e tratar!
Na tarde de ontem (07), 1.100 cabeças de gado morreram confinados na Fazenda Marca 7, localizada no município de Três Lagoas. O proprietário do rebanho teve prejuízo de mais de R$ 2 milhões. A Agência Estadual de Defesa Sanitária e Animal (Iagro) suspeita da doença de botulismo, mas o resultado laboratorial realizado nos animais só será divulgado na semana que vem.
O medo de contaminação do concentrado de proteína do soro do leite pela bactéria causadora do botulismo foi um momento "divisor de águas" para a Fonterra em termos de segurança alimentar [...]
Um novo grupo de trabalho da indústria de alimentos da Nova Zelândia será montado para melhorar a rastreabilidade no setor de lácteos após o medo do botulismo em produtos da Fonterra em agosto passado. A Investigação sobre o Incidente de Contaminação de Concentrado de Proteína do Soro do Leite feita de forma independente pelo governo destacou a importância de sistemas efetivos de rastreabilidade no setor de [...]
A Fonterra enfrentará "sérias implicações globais" a menos que aprenda com os erros que levaram ao recente medo de contaminação de concentrado de proteína do soro do leite pela bactéria causadora do botulismo, de acordo com o Comitê que está fazendo uma investigação independente do incidente.
O botulismo é uma intoxicação causada pela ingestão de uma neurotoxina produzida pelo <i>Clostridium botulinumn</i>. Antes de falar do botulismo propriamente dito, é importante ressaltar a diferença entre uma intoxicação e infecção, para que possamos entender como ocorre à contaminação dos animais e como deve ser feita sua prevenção.
Os exportadores neozelandeses continuam perdendo milhões de dólares nas vendas ao mercado chinês como resultado do fiasco do botulismo da Fonterra, disse o diretor executivo da Câmara de Comércio de Auckland, Michael Barnett.
A China, a Rússia e Arábia Saudita, retiraram do mercado laticínios, incluindo leite em pó para bebês do grupo neozelandês Fonterra - fornecedor da Danone, após alerta sobre a presença em alguns de seus lotes de uma bactéria que pode causar botulismo. O grupo francês Danone retirou de alguns países da Ásia vários lotes de leite em pó de suas marcas locais Dumex e Karicare.
O Ministério das Indústrias Primárias da Nova Zelândia informou neste sábado que mercados estrangeiros receberam da Fonterra Co-operative lotes de produtos contaminados, que podem causar botulismo, forma de intoxicação alimentar grave e até mesmo fatal.
A notícia de que não havia risco de botulismo nos lotes de soro de leite da Fonterra surge como um grande alívio à companhia e aos consumidores em todo o mundo, de acordo com a diretora executiva do Conselho de Alimentos e Produtos Comestíveis da Nova Zelândia, Katherine Rich. Ela acusou os resultados do relatório do Crown Institute como sendo desencadeadores de um grande medo de surto e disse que a ciência por trás dessa pesquisa deve ser inspecionada. "É a esperança sincera do Conselho que esse desastre econômico para a Nova Zelândia não seja baseado em ciência inadequada".
O chefe da divisão de produtos lácteos da cooperativa neozelandesa Fonterra se demitiu na quarta-feira, menos de duas semanas após a maior exportadora mundial de lácteos dizer que alguns de seus produtos poderiam conter a bactéria que causa o botulismo.
Segundo a Embrapa Gado de Corte, no caso das mortes dos animais a que a reportagem se refere, eles receberam silagem de milho em que ensaios laboratoriais confirmaram a presença da toxina botulínica, conforme nota da IAGRO.
O Laboratório de Biossegurança para a Pecuária (Biopec) foi inaugurado nesta quinta-feira (30) pelo ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e pelo presidente da Embrapa, Maurício Lopes, em Campo Grande (MS). Instalado na Embrapa Gado de Corte de Campo Grande, é considerado o mais moderno da América Latina, sendo o primeiro de alto nível de biossegurança voltado para a pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em bovinos, aves e suínos. Além disso, também pode ser utilizado em cadeias produtivas de outras carnes de micro-organismos agrícolas.
No último domingo (13/08/2017) foi exibida uma matéria em rede nacional, a qual se tratava das mortes de bovinos ocorridas em uma propriedade no município de Ribas do Rio Pardo, MS. Segundo a reportagem, amostras dos alimentos utilizados na ração dos animais foram encaminhadas aos laboratórios da região e a toxina botulínica foi encontrada na silagem de grãos de milho, o que pode ter levado os bovinos a óbito. Desse modo, foi concluído pela reportagem, que este tipo de silagem é considerado uma 'armadilha' para os produtores e que este tipo de alimento não deve ser utilizado no plano alimentar das propriedades rurais. Infelizmente, esta foi uma afirmação desastrosa e completamente sem fundamentos.
Clostridioses é o termo genérico usado para denominar as doenças causadas por bactérias do gênero Clostridium. Estes micro-organismos normalmente se encontram presentes no intestino dos animais e no ambiente, através de formas de resistência chamadas de esporos e podem causar várias enfermidades em bovinos, levando à queda de produção e até mesmo à morte dos animais. De acordo com os sintomas causados e os sistemas afetados, podemos dividir as clostridioses em [...]
O governo da Nova Zelândia anunciou na quinta-feira (14) que estava montando um grupo de trabalho para desenvolver um "roteiro" para fortalecer o sistema de segurança alimentar no setor de lácteos devido ao medo causado pela suspeita de contaminação de leite em pó com a bactéria causadora do botulismo [...]
Comprar a Mead Johnson daria à Danone maior presença no mercado de alimentos para bebês dos EUA e reforçaria sua posição na China, onde as vendas sofrem pressões desde que um fornecedor advertiu para a presença de [...]
O governo chinês está autorizando companhias de lácteos neozelandesas e vender novamente fórmulas de nutrição infantil no país, depois de retirar licenças de 51 empresas em maio. A a2 Milk Company, especializada em produtos para pessoas com dificuldade para digerir leite, foi a empresa mais recente a obter autorização [...]
O processo judicial da multinacional francesa Danone contra a cooperativa de lácteos neozelandesa, Fonterra, foi colocado em espera de forma que as companhias podem ir à julgamento. A Danone, que é dona da divisão de fórmulas infantis Nutricia [...]
Entrevista com Prof. Dr. Iveraldo Dutra à Vallée, enfocando o estágio atual do conhecimento técnico e científico sobre as vacinas e as vacinações no controle
O botulismo é uma doença grave e bastante difundida no Brasil. O Clostridium botulinum (tipos C e D) é o bacilo anaeróbio causador da doença.