Impactos do manejo na qualidade do leite: compost vs pasto
Este estudo teve como objetivo comparar a qualidade do leite de dois sistemas de criação de vacas leiteiras: Compost Barn e a pasto. Confira!
407 resultados para "baixa qualidade do pasto"
Este estudo teve como objetivo comparar a qualidade do leite de dois sistemas de criação de vacas leiteiras: Compost Barn e a pasto. Confira!
Veja como calibrar a quantidade de ração para vacas leiteiras e usar o pasto de forma inteligente, aumentando produção e reduzindo custos.
Saiba aqui os alimentos que podem substituir o milho como fonte de energia para vacas leiteiras, suas características e forma de utilização!
A oferta do pasto reduziu em qualidade e quantidade, resultando em um dieta deficitária para os animais, diminuindo ainda mais a produtividade. Saiba mais!
Apesar da produção robusta e de polos altamente qualificados, o Brasil ainda esbarra em gargalos estruturais para competir nos mercados mais exigentes. A informalidade, a qualidade heterogênea e a falta de integração entre pequenos produtores e indústria formam um retrato complexo.
Estariam as vacas de sistemas a pasto limitadas principalmente pelo seu mérito genético, ou pelo nível de consumo de matéria seca?
A Embrapa e criadores do Distrito Federal e Entorno uniram esforços para melhorar a qualidade genética dos rebanhos leiteiros da região e, assim, aumentar a produtividade dos animais, que, apesar de similar à média nacional, 1.600 litros/vaca/ano, ainda é baixa se comparada à dos estados do Sul, de 2.900 litros/vaca/ano, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em relação à produção de leite de qualidade, será que essas mudanças climáticas terão algum efeito? É isso que descobriremos agora! Acesse e veja!
Pesquisadores uruguaios mostraram que, com o manejo correto do pasto, é possível aumentar a produção sem suplementação . Entenda!
A importância da qualidade do leite para a cadeia produtiva de leite e derivados e a revisão e reedição da IN 62 prevista no memorando 104/2014/DIPOA/SDA/MAPA de 31/03/2014 levaram a Associação dos Técnicos e Produtores de Leite do Estado de São Paulo - Leite São Paulo realizar NO DIA 23/07/2014, com o apoio do SEBRAE-SP, FMVZ/UNESP-Botucatu e da CRV Lagoa, no auditório da FMVZ do Campus da Fazenda Lageado, o "Forum da Qualidade do Leite - Revisão da IN 62 [...]
Nos últimos anos, os sistemas de pagamento pela qualidade do leite vêm ganhando força no Brasil. Cada vez mais, as cobranças e exigências sobre os laticínios estão aumentando, fazendo com que os produtores entreguem um leite com baixa contagem de células somáticas (CCS) e concentração adequada de sólidos, principalmente a gordura e a proteína.
Saiba mais sobre o gerenciamento de índices deordenha e qualidade do leite, clicando aqui!
A qualidade do leite é afetada por inúmeros fatores, muitos dos quais podemos controlar através do manejo apropriado. Uma área importante que engloba muitos fatores interligados que influenciam a qualidade do leite é o conforto da vaca.
Entenda como identificar, tratar e prevenir a mastite em ovelhas leiteiras e proteger a qualidade do leite ovino.
Ajustar a rotina das vacas à sua preferência natural dos animais por pastejo pode otimizar a ingestão de forragem e aumentar a produção de leite. Entenda como!
Pecuaristas que comercializam leite no Amapá estão sendo orientados sobre novos métodos para aumentar a produção. O projeto Balde Cheio, que está sendo desenvolvido na 51ª Expofeira do Amapá, pelo Sebrae e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ensina técnicas que melhoram a qualidade do leite e reduzem os custos para a criação de animais.
Nutrição: Na 1ª parte desse artigo, discutimos sobre a fisiologia da planta forrageira e como eventos relacionados ao crescimento da planta interferem no tipo de material forrageiro que será oferecido ao animal. O foco desta 2ª parte será a lotação rotacionada, uma vez que este manejo é adotado mais frequentemente por sistemas intensificados de produção de leite. Por Marina Danes e Adenilson Paiva
Seção Pastagens: "Já fui questionado do porque da propriedade do seu Zé ser mais produtiva que a do seu João se as vacas comem a mesma ração. O pasto de um é mais eficiente que o outro? Será deficiência de que? Prefiro pensar que a deficiência não está no pasto em si, pela sua qualidade e sim pode estar no manejo dele, na adubação para imprimir quantidade (produtividade) e com certeza no uso do concentrado", por Marco Aurélio Factori, Prof. Substituto de Nutrição de Ruminantes do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal/UNESP-Botucatu/SP.
Nos locais sem ocorrência de chuvas, os animais apresentam queda significativa na produtividade do leite, havendo inclusive registros de óbitos. Acompanhe!
Como em qualquer outro sistema de produção, tanto confinado como a pasto, é possível ter um leite de qualidade no compost barn, mas existem diferenças nos sistemas de criação. Saiba mais a respeito nesse artigo!
A retomada da chuva favoreceu as pastagens mas, mesmo com pouco acumulo de barro, alguns problemas com qualidade do leite foram identificados. Saiba mais.
O manejo do pastejo é uma das etapas em um programa de manejo da pastagem e consiste em um conjunto de procedimentos adotados. Saiba qual melhor maenjo aqui!
Enquanto o mundo discute clima em Belém, estudos mostram que eficiência produtiva e descarbonização podem mudar o futuro do leite brasileiro.