Acidez do leite: definição, fatores de alteração e análises
A acidez do leite pode sofrer variações em função da raça do animal, estágio de lactação, composição do leite e adulterações fraudulentas. Veja detalhes!
1.310 resultados para "amostras leite"
A acidez do leite pode sofrer variações em função da raça do animal, estágio de lactação, composição do leite e adulterações fraudulentas. Veja detalhes!
A adição de reconstituintes de densidade e/ou índice crioscópico tem como principal objetivo ocultar a adição fraudulenta de água ao leite. Confira!
A diferenciação fundamental entre o Leite A2 e o leite convencional está relacionada à composição genética das vacas produtoras. Entenda sua biosíntesse!
A densidade do leite consiste da soma das seguintes fases: gordura, ESD e água.Saiba quais são seus fatores de alteração e métodos de análise. Acesse!
Passillé e seus colegas (2016) conduziram um experimento no Canadá para avaliar a ingestão de leite de bezerros durante os primeiros dias de vida. Veja!
Entenda se realmente há necessidade do congelamento de amostras de leite antes da cultura microbiológica.
As amostras foram coletadas de animais doentes e que se acredita que a fonte da infecção sejam aves migratórias selvagens que apareceram mortas nas fazendas
De acordo com Valter Antônio Brandalise, presidente do Sindileite-SC, uma das principais lições que a Operação Leite Compen$ado está trazendo ao setor é o sentimento de que fazer o certo ainda é certo neste país. "É possível pensar em um ambiente melhor para se trabalhar. O nosso modelo de inspeção (Federal, Estadual e Municipal) é totalmente ultrapassado e não contribui com a qualidade do leite. As regras devem ser as mesmas para o mesmo produto, porém, não existe solução se todos os elos da cadeia produtiva não se ajudarem. Confira a matéria exclusiva do MilkPoint sobre os avanços no transporte do leite no Brasil.
As análises de ácidos graxos do leite podem ajudar a definir quais estratégias devem ser utilizadas para aumento no teor de gordura do leite. Entenda mais!
Apesar do destaque no leite, a qualidade higiênico-sanitária do leite brasileiro ainda está sendo aperfeiçoada, grande desafio para os produtores e indústria.
A coleta de amostra de leite é muito importante em um sistema produtivo. Por isso, é fundamental conhecer os erros mais comuns na coleta das amostras de leite.
Quando a Operação Leite Compen$ado escancarou uma fraude no Rio Grande do Sul que revoltou consumidores de todo o país, há seis anos, 37% de 2.681 amostras coletadas pelo Ministério da Agricultura tinham problemas - boa parte relacionada à adulteração do produto por quadrilhas especializadas. No ano passado, análises em desconformidade caíram para 10% de um total de 413, todas referentes à má conservação e não mais à adição ilegal de substâncias para maquiar a bebida, segundo o Ministério Público.
A venda de leite cru oferece riscos à saúde. Saiba como o tratamento térmico garante segurança, preserva nutrientes e evita doenças de transmissão alimentar.
É muito importante saber quais os principais erros cometidos na coleta de amostra de leite, para que isso possa ser monitorado corretamente, além da possibilidade de se criar referências sobre a maneira correta de se fazer a coleta, de forma que ela represente a realidade de cada fazenda, leite ou rebanho que está sendo pesquisado.
O relatório anual sobre testes de verificação de resíduos de drogas no leite da Food and Drug Administration (FDA), mostrou que os consumidores de lácteos do país estão mais seguros que nunca. De quase 3,76 milhões de amostras de leite testadas para resíduos de drogas animais no ano passado, somente [...]
Com a alta demanda pelos derivados de leite de búfalas e diante da ilegalidade de alguns produtores e laticínios, o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, desenvolveu um teste molecular, para a identificação rápida e precisa de fraude de leite de vaca em amostras de leite de búfala, para certificar a pureza dos produtos.
Os Estados Unidos há muito tempo tem uma relação instável com o leite. Outra reviravolta está a caminho. Entenda!
A padronização do leite é vital para a lucratividade de qualquer laticínio. Conheça a tecnologia que mensura a gordura em tempo real, sem coleta de amostras.
Estudos epidemiológicos contínuos geram informações confiáveis para tomadas de decisão e evolução da cadeia do leite nestes estados.
Em todos os debates que participei até hoje sobre o tema melhoria da qualidade do leite, pude perceber um consenso entre os gestores das indústrias e os produtores que trabalham a melhoria da qualidade do leite. Os poucos profissionais que vi discordarem que a qualidade do leite é importante, já saíram do mercado. Agora a pergunta que atormenta o mercado é quais são os desafios de colocar em prática um programa de melhoria da qualidade do leite uma vez que é consenso que isso é necessário e lucrativo? O que limita a indústria?
A crescente demanda por produtos diferenciados no mercado de lácteos tem ampliado o interesse dos consumidores por queijos especiais e outros derivados. O leite de búfala pode ser uma alternativa. Confira!
Seção Qualidade do Leite: "A cultura de amostras de leite tem sido usada para diagnóstico das causas da mastite há muito tempo. Essa metodologia permite o isolamento e identificação dos patógenos causadores de mastites, sendo considerada o "padrão ouro" para comparação de resultados quando se usam outros testes de diagnósticos. Sem conhecer os agentes causadores de mastite, a tomada de decisões para controlar o problema é dificultada, pois somente pode-se tomar medidas gerais e não específicas dentro do rebanho", por Marcos Veiga Santos, Professor Associado da FMVZ-USP e Alessandra Módena Orsi.