Busca

Informe termo ou autor que deseja encontrar no MilkPoint.

157 resultados para "Salmonella"

Prevenção de salmonelose em bezerros leiteiros
13/10/2020

Prevenção de salmonelose em bezerros leiteiros

Surtos de Salmonella em bezerros leiteiros são uma das questões mais difíceis e frustrantes com que o veterinário deve lidar. Na maioria dos casos, a taxa de mortalidade é alta e o produtor está desesperado para controlar o surto o mais rápido possível por causa da perda econômica significativa que está sofrendo como resultado. Além da alta taxa de mortalidade, a taxa de morbidade também é elevada. Os animais que têm a sorte de se recuperar geralmente ficam gravemente debilitados e são menos produtivos no futuro.

Como identificar o agente infeccioso causador da diarreia neonatal?
03/07/2017

Como identificar o agente infeccioso causador da diarreia neonatal?

Seção Medicina de Produção: "O cenário encontrado nas fazendas A e B de alta produção, que possuem um sistema de manejo extremamente rigoroso, nos fez pensar onde estamos errando. Na busca por esta resposta, verificamos que o 1o passo para a elaboração de um programa de controle de diarreias neonatais é a identificação do agente etiológico (causador). Somente com esta resposta em mãos podemos corrigir protocolos de tratamento, vacinação e desinfecção do bezerreiro", por Viviani Gomes e Camila C. Martin, da Universidade de São Paulo (USP).

Sanidade na criação de bezerras: do 2° aos 30 dias de vida - parte II de IV
13/06/2016

Sanidade na criação de bezerras: do 2° aos 30 dias de vida - parte II de IV

Seção Medicina de Produção: "A gestão das doenças na criação de bezerras deve ser realizada por meio da elaboração de protocolos operacionais personalizados para as condições das propriedades, de acordo com reuniões e discussões entre produtor, veterinário e colaboradores. O treinamento de pessoal antes da implantação dos protocolos e a criação de métodos para o monitoramento constante dos procedimentos estabelecidos é fundamental para o sucesso do programa sanitário e atingimento dos desejados índices sanitários", por Viviani Gomes e Camila C. Martin, da Universidade de São Paulo (USP).

Diagnóstico de diarréia neonatal em bezerros
22/02/2011

Diagnóstico de diarréia neonatal em bezerros

Dentre as causas de mortalidade na fase de aleitamento, a diarréia é considerada como a principal, respondendo por cerca de 56% das causas de mortes em rebanhos americanos, seguida por doenças respiratórias (USDA, 2008). Esta moléstia não é apenas o principal fator que contribui para aumentar a taxa mortalidade, mas também por diminuir a taxa de crescimento, reduzir a eficiência de utilização dos alimentos e, principalmente, por reduzir a resistência do sistema imune do animal a outras doenças.

Pesquisadores avaliam uso de luz ultravioleta no tratamento de colostro e leite de descarte
13/05/2014

Pesquisadores avaliam uso de luz ultravioleta no tratamento de colostro e leite de descarte

Patógenos comuns no colostro e no leite, como Escherichia coli, Listeria monocytogenes, Mycoplasma, Salmonella, Streptococcus, Staphylococcus, Campylobacter e Mycobacterium avium (MAP - paratuberculose ou Doença de Johne) podem ser transmitidos quando se alimenta os bezerros. Para reduzir a carga bacteriana, muitas fazendas leiteiras pasteurizam com sucesso o colostro e o leite de descarte. Existem algumas fazendas leiteiras que estão usando um tratamento de luz ultravioleta (UV) como uma alternativa à pasteurização. Entretanto, até recentemente, tem havido poucas evidências que [...]

Restrições na utilização de soluções de iodo para tratamento do umbigo de bezerras nos Estados Unidos
27/07/2009

Restrições na utilização de soluções de iodo para tratamento do umbigo de bezerras nos Estados Unidos

Como as bezerras recém-nascidas têm suas defesas imunitárias mínimas durante as primeiras horas de vida, atenção especial deve ser dada a uma abertura existente no corpo do animal durante os primeiros dias, que pode contribuir ainda mais para a entrada dos agentes patogênicos do ambiente: o cordão umbilical restante após o parto. Estudos têm mostrado que a mortalidade de bezerras é reduzida quando o umbigo é tratado logo após o nascimento; entretanto, práticas de gestão nas próprias fazendas prejudicam a eficácia da técnica.

Queijos artesanais: o debate continua...
28/09/2016

Queijos artesanais: o debate continua...

Seção Queijos: "Infelizmente, muitos produtores artesanais ainda não se adequaram às exigências estabelecidas pela IN30 e a qualidade microbiológica dos queijos por eles produzidos muitas vezes não atende os limites estabelecidos para contagem de coliformes, Staphylococos aureus, Salmonella e Listeria monocytogenes (para queijos de média e alta umidade) podendo representar um risco para pessoas com baixa imunidade, idosos, crianças e grávidas", por Maike Taís Maziero Montanhini, tecnóloga em alimentos, doutora em Tecnologia de Alimentos e com pós-doutorado na Universidade Federal do Paraná.

Qual a sua dúvida hoje?