Busca

Informe termo ou autor que deseja encontrar no MilkPoint.

177 resultados para "Rodada Doha"

01/02/2011

Mesmo sem Doha comércio global dobra em 10 anos

A receita gerada pelo comércio global dobrou em uma década e o número de acordos bilaterais aumentou desde que as discussões sobre a Rodada Doha foram interrompidas, conforme reportagem do Wall Street Journal. Embora os governos dos países afirmem não ter desistido de negociar o fim de uma série de barreiras comerciais no mundo, os obstáculos para se chegar a um acordo, que já eram grandes, recentemente cresceram ainda mais. Em 2010, as exportações somaram US$ 13 trilhões no mundo. Em 2001, quando começaram as negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Doha, no Catar, elas somavam US$ 6,5 trilhões. Esse aumento de 100% ocorreu mesmo sem a concretização da Rodada Doha.

19/07/2007

Vida ou morte da Rodada Doha

São esperados para os dias 19 e 20 de julho dois movimentos importantes no âmbito da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC). O primeiro é a apresentação das minutas dos documentos sobre as negociações de produtos agrícolas e industriais pelos presidentes dos respectivos comitês. Os documentos serão parte do chamado texto Lamy, que o diretor-geral da OMC deverá apresentar tão logo as minutas passem pelo teste de sobrevivência das consultas multilaterais.

25/06/2010

OMC: Rodada Doha deveria focar poupança e consumo

O secretário-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy afirmou que as diferenças em fatores macroeconômicos - não as políticas comerciais - são a principal causa dos desequilíbrios entre os balanços externos dos países. Ele insistiu que a Rodada Doha de negociações sobre o livre-comércio mundial - que até agora não atingiu o objetivo desejado - não está morta. Lamy disse que haveria mais sucesso na solução dos desequilíbrios mundiais se o foco da abordagem fosse poupança e consumo e não alteração de políticas comerciais.

11/05/2009

EUA tentam retomar discussões da Rodada Doha

Cinco meses depois de tomar posse, o governo de Barack Obama finalmente dará seus primeiros passos no campo comercial e na tentativa de fechar a Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC). Hoje, o representante de Comércio de Obama, Ron Kirk, inicia sua primeira visita à OMC. No fim de semana, se reuniu com europeus para traçar um plano para tentar levar a Rodada a uma conclusão. Para os negociadores brasileiros, o governo americano precisa mostrar liderança e acabar com o silêncio mantido até agora sobre qual será sua estratégia comercial.

25/08/2008

Reinterpretando o valor do fracasso de Doha

Um mês após a interrupção das negociações da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), faz-se necessário desenvolver uma análise mais técnica sobre as diversas interpretações que foram publicadas na imprensa brasileira a respeito do que tinha ocorrido em Genebra naquela semana. A análise é efetuada em cima dos argumentos levantados por cinco especialistas, todos eles bastante críticos em relação à estratégia do governo brasileiro.

Qual a sua dúvida hoje?