Queijo Minas artesanal e sustentabilidade
O Queijo Minas Artesanal é reconhecido como patrimônio imaterial e constitui uma iguaria amplamente consumida no estado de Minas Gerais. Confira!
536 resultados para "Queijo Minas Artesanal"
O Queijo Minas Artesanal é reconhecido como patrimônio imaterial e constitui uma iguaria amplamente consumida no estado de Minas Gerais. Confira!
Queijo Minas Artesanal de Casca Florida vem ganhando notoriedade entre o consumidores. Apresenta, cor e sabor próprios, massa uniforme e casca de aspecto rugoso
Das fazendas às premiações internacionais, veja como o Queijo Minas Artesanal fortalece a economia local de 5 regiões de MG e conquista o mundo. Clique e saiba mais!
A embalagem ativa é um invólucro que desempenha funções adicionais. Interage com o alimento, aumentando o tempo de vida de prateleira ou evitando problemas.
Minas Gerais avançou na legalização dos Queijos Minas Artesanais, com novas normas e reconhecimento da UNESCO, valorizando cultura, qualidade e mercado.
A utilização fermento natural, também conhecido como "pingo" é obrigatória para a produção de Queijo Minas Artesanal. Saiba mais sobre o assunto, acesse!
Conheça os sabores, tradições e histórias por trás do Queijo Minas Artesanal em regiões como Canastra, Araxá e Cerrado. Leia a matéria completa!
Após um período de dois anos de espera, a produção artesanal do queijo mineiro se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco.
Produtores mineiros destacam oportunidades para o setor do Queijo Minas Artesanal com reconhecimento do modo de fazer como patrimônio histórico. Leia mais!
O Queijo Minas Artesanal apresenta uma importância socioeconômica e cultural para o estado. Mas quais são suas características, desafios e perspectivas? Confira!
A Emater-MG e a Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan) promovem o 1º Circuito Tecnológico do Queijo Minas Artesanal da Região da Canastra. Leia!
A origem da produção de queijos no Brasil e no estado de Minas Gerais permanece discutível até os dias de hoje. Saiba mais sobre o assunto!
Após a conclusão de concursos municipais em várias partes de Minas, começa a fase dos concursos regionais do queijo Minas Artesanal. Leia!
Em propriedades com animais ligados à produção de Queijo Minas Artesanal, a erradicação da brucelose e tuberculose é a única forma de produzir um queijo seguro.
Minas Gerais poderá reconhecer mais uma região produtora do Queijo Minas Artesanal. Saiba mais quais são os processos para o reconhecimento do produto aqui.
Reconhecimento do Governo de Minas valoriza o trabalho dos produtores de Congonhas do Norte, amplia a tradição do Queijo Minas Artesanal e fortalece a cultura, o turismo e a economia local.
O Queijo do Ivair, entregue ao líder da Igreja Católica, foi premiado com medalhas de ouro nas edições da Expoqueijo de 2021 e 2022. Leia mais!
Produtores de queijo de 15 municípios mineiros serão beneficiados com a publicação da Portaria 2.016/2020, que identifica a região das Serras da Ibitipoca como produtora de Queijo Minas Artesanal (QMA). Com o reconhecimento, concedido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) por meio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), entidade vinculada à pasta, essa passa a ser a 8ª região de Minas Gerais reconhecida como produtora da iguaria.
Num ranking dos 50 melhores queijos mundiais, a iguaria mineira aparece em primeiro lugar. Saiba mais informações!
O município de Tiradentes foi palco do primeiro Concurso Regional de Queijo Minas Artesanal do Campo das Vertentes. Contou com dez queijos participantes. Leia!
O Cerrado é a maior região produtora de Queijo Minas Artesanal de Minas Gerais. É formada por 19 municípios, responsáveis por mais de 30% de tudo produzido.
Reconhecimento das "Serras da Ibitipoca" como produtora de queijo minas artesanal cria oportunidades para pequenos produtores.
No dia 16 de Junho de 2020 o Governo de Minas publicou duas portarias que reconhecem Alagoa, como município produtor do Queijo Artesanal de Alagoa e os municípios de Aiuruoca, Baependi, Bocaina de Minas, Carvalhos, Itamonte, Liberdade, Itanhandu, Passa Quatro e Pouso Alto como produtores do Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas.
O Queijo Minas Artesanal do Cerrado foi o terceiro do estado a obter o reconhecimento de Indicação Geográfica. Saiba mais.