Tecnologia e tradição transformam a produção de leite no Mato Grosso
Produtores apostam em inovação, gestão e genética para aumentar a eficiência e levar sustentabilidade à pecuária leiteira do estado. Confira!
2.254 resultados para "Mato grosso"
Produtores apostam em inovação, gestão e genética para aumentar a eficiência e levar sustentabilidade à pecuária leiteira do estado. Confira!
Mato Grosso se destaca na pecuária leiteira com custos menores, insumos acessíveis e alto potencial de crescimento. Descubra as oportunidades no estado.
Com 75% da produção de derivados voltada à muçarela, Mato Grosso aposta no queijo como motor de renda, identidade e inovação no campo.
Segundo a Pesquisa Pecuária Municipal (PPM- IBGE), Mato Grosso, em 2022, registrou 291,68 mil cabeças de vacas ordenhadas, menor rebanho desde 1990. Leia mais!
O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso prorrogou a campanha de vacinação obrigatória contra a brucelose devido à falta da vacina. Leia.
Um estudo conduzido em parceria entre o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a Rede ILPF e a Embrapa mostrou que a sazonalidade na produção de leite em Mato Grosso é maior do que na média nacional. Essa diferença entre a produção na safra e na entressafra é o principal fator que limita a indústria do setor no estado que abriga o maior rebanho de corte do Brasil e lidera a produção nacional de soja e algodão.
A Frente Parlamentar de Apoio ao Produtor de Leite reuniu com produtores e representantes de organização para reivindicar o preço do leite pago aos produtores.
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou os dados e perspectivas do setor lácteo para o estado de Mato Grosso. Acesse e confira.
Pesquisa começa a medir a emissão de metano por bovinos em Mato Grosso. Saiba qual será a metodologia utilizada e a importância da pesquisa, aqui.
ILC-MT registra queda em junho, com recuo de quase 15% na alimentação concentrada. Mesmo assim, índice segue 5,16% acima de 2024.
Preço do leite pago ao produtor em Mato Grosso tem alta de 5,19%, essa alta foi pautada, principalmente, pela redução na captação de leite no estado. Leia
O resultado é reflexo da queda de 0,18% na projeção da produção de leite, atribuída às condições climáticas causadas pelo El Niño e o desestímulo dos produtores
Os custos do frete rodoviário entre Mato Grosso e o porto de Miritituba, no Pará, tiveram queda de mais de 10 % em setembro na comparação com o mesmo mês de 2019, a maior entre as rotas incluídas no Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo a estatal, a retração é reflexo da conclusão da pavimentação da BR-163 e do aumento significativo do escoamento de grãos para exportação pelo Norte.
Governo prepara programa de expansão da bacia leiteira em Mato Grosso. Saiba mais sobre o programa e o que será feito para expandir a produção do estado.
Apesar de ter o maior rebanho bovino do Brasil, Mato Grosso ocupa o 10º lugar no ranking nacional dos estados que mais produzem leite no país.
A etapa de maio de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso imunizou 30.079.017 bovinos e bubalinos, o que corresponde a 99,67% do rebanho no Estado.
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), concluiu no final de dezembro, o registro de preço para a aquisição de 375 resfriadores de leite, com capacidade para 1.000 litros. A iniciativa de fomento à produção leiteira é apenas uma das estratégias do Programa Mato Grosso Produtivo - Leite que pretende investir até R$ 4.112.400,00 na compra dos equipamentos. Os produtos poderão ser adquiridos de forma gradativa, de acordo com a execução do programa.
A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF) publicou no Diário Oficial do Estado, de 19 de dezembro, a homologação das atas de registro de preço para a compra de embriões e sêmen bovino para o melhoramento genético do rebanho leiteiro em Mato Grosso. A ação faz parte do Programa Mato Grosso Produtivo-Leite, que traz uma série de serviços e produtos com o objetivo de incrementar e ampliar a capacidade de produção do agricultor.
Como o serviço veterinário deve agir em caso de uma emergência zoossanitária? Um treinamento do Mato Grosso abordou essa questão. Confira!
O tradicional queijo caipira feito em Mato Grosso do Sul passa a ter uma norma para a sua produção e comercialização no Estado. Saiba mais sobre a normatização.
As práticas de melhoramento genético foram adotadas com intuito de melhorar o desempenho do produtor de leite.
O serviço de inspeção e fiscalização de insumos pecuários do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) é o primeiro no país a obter o reconhecimento de sua equivalência e adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Insumos Pecuários (Sisbi-PEC), concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O reconhecimento está na Portaria nº 116, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (13).
Fornecedores e laticínios no oeste de Mato Grosso chegaram a um acordo para a retomada do fornecimento de leite após 18 dias de paralisação. Cerca de 70% dos produtores da região ficaram sem entregar leite para as empresas, já que os laticínios se recusaram a pagar o valor acordado de R$ 1,37.
O Estado de Mato Grosso acelerou os esforços para zerar suas emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE) até 2035. Saiba mais aqui!