IMA alerta para importância da vacinação contra a brucelose em Minas Gerais
IMA alerta para importância da vacinação contra a brucelose em Minas Gerais
370 resultados para "IMA"
IMA alerta para importância da vacinação contra a brucelose em Minas Gerais
Queijos artesanais autorais de MG ganham respaldo legal com as novas regras do IMA, assegurando produção e comercialização. Confira!
O IMA atualizou a legislação de inspeção de produtos de origem animal modernizando normas e incorporando tecnologias. A nova regra desburocratiza processos, adapta exigências para pequenos produtores e fortalece o Serviço de Inspeção Estadual.
IMA publicou em 30 de maio a Portaria nº 2230 que unifica regras para selos de inspeção de produtos de origem animal. Leia mais!
Produtores que possuem fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses têm até 30 de junho para providenciar a vacinação contra brucelose de suas bezerras. A medida é obrigatória e deve ser cumprida todo ano a cada semestre.
Produtores mineiros que possuem no rebanho fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses de idade têm até 31/12/2021 para vacinar as bezerras contra brucelose.
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), coletou amostras de sangue em 485 bovinos de 97 propriedades rurais do estado para inquérito soroepidemiológico. Coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o estudo tem o objetivo de estimar o percentual de cobertura imunitária alcançado pelas campanhas de vacinação contra febre aftosa realizadas em Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Sul de MG tem sua 1ª fazenda com o Certifica Minas Leite. Conheça os desafios e os benefícios por trás dessa conquista!
Instituto Mineiro de Agropecuária abrirá consultas públicas até 05/07 no sobre o Queijo Minas Artesanal. Leia mais sobre o assunto aqui!
Produtores rurais que não se recadastraram junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e que, por isso, estão impedidos de transitar com seus animais dentro e fora do estado, ainda poderão procurar o Instituto para regularizar a sua situação. Quem não se recadastrou está impossibilitado de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento oficial emitido pelo IMA e que é pré-requisito para o transporte e venda de animais em todo o território mineiro.
São João Batista do Glória é uma pequena cidade de aproximadamente 7 mil habitantes e foi reconhecida como integrante da microrregião da Serra da Canastra para produção do Queijo Minas Artesanal (QMA). A Portaria 1687 publicada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em 23 de dezembro de 2016 chancelou a cidade como a oitava integrante da Microrregião da Serra da Canastra, já composta pelos municípios de Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, São Roque de Minas, Tapiraí e Vargem Bonita.
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) reforça a importância das notificações de suspeitas de doenças nos rebanhos do estado. Saiba mais aqui!
Aprimorar a missão de cuidar da defesa sanitária (vegetal e animal), inspecionar e fiscalizar produtos e, assim, colaborar para os cuidados com a saúde e o meio ambiente. Este é um contínuo objetivo do IMA, autarquia ligada à Seapa, que assume, entre outras atribuições, a missão de executar as políticas públicas de produção, saúde, educação, além de responder pela certificação de produtos agropecuários e [...]
Mesmo com a decisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em adiar a retirada da vacinação contra a febre aftosa, prevista para 2021, Minas Gerais continuará investindo para aprimorar o sistema de defesa.
Os processos para a regularização de queijarias artesanais em Minas Gerais foram tema de reunião realizada nesta quinta (17/03). Saiba mais o que foi definido!
A greve dos fiscais agropecuários do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), iniciada na segunda-feira (16), pode comprometer a segurança sanitária do Estado. Sem previsão de retorno às atividades, as fiscalizações em frigoríficos, em propriedades rurais e no controle das fronteiras estão reduzidas.
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu na semana passada um parecer favorável do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para a construção de uma usina de beneficiamento do leite e queijaria no Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias da UFLA - Fazenda Palmital, em Ijaci-MG.
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) concede na sexta-feira desta semana (10/07), o primeiro registro de queijaria artesanal na região da Serra da Canastra com adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA) , obtido por meio do Programa de apoio à Regularização da Agroindústria Familiar de Pequeno Porte. O registro será entregue aos produtores da fazenda Instância Capim Canastra, localizada em São Roque de Minas, durante evento a ser promovido pela Coordenadoria Regional do IMA em Passos e pela Associação dos Produtores de Queijo da Serra da Canastra (Aprocan).[...]
O Sindicato da Indústria de Laticínio de Minas Gerais (Silemg) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) acabam de selar uma parceria que pode representar a expansão da atuação das micro e pequenas empresas mineiras do setor de leite e seus derivados. Por meio do IMA, as indústrias inspecionadas pelo órgão estadual poderão se adequar para receber o selo do [...]
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vai auditar e certificar cerca de 200 propriedades que fazem parte do Programa Alimento Seguro (PAS) - Leite. O objetivo é promover a produção de leite com segurança e qualidade e envolve diretamente os laticínios e produtores rurais. Até o momento seis propriedades já foram auditadas pelo IMA e estão em processo final para obter a certificação.
Em meio a um mercado cada vez mais competitivo, os produtores rurais têm de manter a qualidade e segurança dos alimentos para atender às exigências do consumidor final. Nesse contexto, a certificação de origem e qualidade dos produtos constitui uma importante ferramenta e um diferencial para os agricultores.[...]
Com o intuito de prevenir e evitar possíveis prejuízos causados pela Mosca dos Estábulos (<i>Stomoxys calcitrans</i>), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), por meio de seu escritório do de Frutal, no Triângulo Mineiro, realiza desde o mês de julho, o monitoramento de propriedades localizadas próximas a usinas de cana de açúcar, locais onde há uma maior proliferação da espécie. O objetivo é monitorar, até o mês de dezembro, 15 propriedades da região (Frutal e Itapagipe).
Já está disponível no site do IMA o novo sistema de controle e comércio de agrotóxicos - SICCA. Ele substitui o antigo Sisagro (Sisagro) e tem como objetivo monitorar o uso do produto no estado, além de assegurar o fornecimento de informações de uma forma mais ágil e segura.
IMA informa que o prazo da imunização de fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses de idade contra brucelose se encerra em 30/6. Saiba mais aqui!