Busca

Informe termo ou autor que deseja encontrar no MilkPoint.

217 resultados para "Capta��o Leite"

Sete oportunidades em leite fluido pouco exploradas pelas indústrias brasileiras
24/08/2016

Sete oportunidades em leite fluido pouco exploradas pelas indústrias brasileiras

Seção Leite Fluido: "Na economia e na política, estamos em uma época de alerta e mudanças. Além disso, o consumo de leite fluido está diminuindo ao longo das gerações. Longe de profetizar o caos, esse cenário é no mínimo desafiador para as indústrias de leite pasteurizado e UHT. Mas onde apostar e investir nos próximos anos? Se você pensou em iogurte grego mas quer sair do óbvio, confira esses segmentos que estão consolidados em outros países e que ainda não alavancaram no Brasil", por Rafael Fagnani, médico veterinário e professor na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Como podemos aumentar o consumo de leite no Brasil?
23/01/2018

Como podemos aumentar o consumo de leite no Brasil?

Nos últimos 20 anos, houve grande crescimento da produção de leite no Brasil. Até 2013, o aumento da população do país e o aumento do consumo per capta, absorveu grande parte dessa demanda crescente, porém, nos últimos anos, com a redução no crescimento populacional e aumento pouco expressivo do consumo per capta, só existe 2 formas para que não haja uma tendência crescente de excedente de produção (e consequentemente queda no preço de leite) no país: aumentar o consumo interno ou, aumentar as exportações de leite.

Desvendando a terra do leite
27/03/2013

Desvendando a terra do leite

Nos últimos anos, a Nova Zelândia tem sido retratada no Brasil como uma espécie de paraíso do leite: uso inteligente dos recursos disponíveis, baixo custo de produção, sistemas produtivos bem definidos, organização da cadeia produtiva e alta qualidade da matéria-prima: um modelo a ser não só admirado, mas seguido pelo Brasil, capaz de colocar o país novamente no rol dos grandes exportadores, como é a Nova Zelândia, principal exportador mundial de leite.

22/07/2008

José Américo Simões, o "Manuelito", Gestor da Minas Leite

José Américo Simões, mais conhecido como Manuelito, é gestor da Minas Leite, Associação das Cooperativas de Leite no Sudoeste Mineiro, e produtor de leite. Com formação técnica em laboratório e administração, foi diretor de cooperativa, atuando no mercado de leite há 15 anos. Com o leite proveniente da captação de 14 associadas, a Minas Leite abastece indústrias mineiras e paulistas, trabalhando também para a melhoria técnica e gerencial de seus associados. Manuelito falou com exclusividade ao MilkPoint sobre a Associação e seus planos.

02/03/2017

Nos ombros de um gigante

A atividade leiteira tem passado por grandes transformações nas últimas três décadas. Mudanças iniciadas no início dos anos 90, como a não interferência do Estado na formação do preço pago ao produtor, que deu liberdade para que o mercado ditasse as regras do setor, abriu as porteiras para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite. A partir desse novo cenário, cada elo dessa complexa cadeia deveria buscar eficiência para se manter em atividade.

O Bem que o leite faz
23/01/2018

O Bem que o leite faz

O desenvolvimento humano, em especial o incremento da capacidade cognitiva, ou seja, a capacidade de adquirir conhecimento, está intimamente ligado aos fatores nutricionais. Os humanos, para deixarem de serem nômades, precisaram desenvolver técnicas de domesticação dos animais e da agricultura. Um dos grandes destaques para facilitar a vida destes humanos, foi a utilização, como alimento, do leite de bovinos. Este, de alto valor nutricional, de fácil ingestão e que poderia ser retirado nas proximidades de suas moradias.

O desafio de manter a saúde do rebanho e da equipe da fazenda de leite em tempos de COVID-19
26/02/2021

O desafio de manter a saúde do rebanho e da equipe da fazenda de leite em tempos de COVID-19

Diversos setores da economia foram atingidos com a pandemia da COVID-19, inclusive, toda a cadeia produtiva leiteira. Apesar da situação atual de recomendação de isolamento social em diversas regiões do país, a realidade dentro das fazendas leiteiras é de manutenção dos cuidados com os animais assegurando o acesso dos animais aos alimentos, manutenção da saúde e manejos necessários no dia-a-dia da atividade leiteira.

PR: 'Programa Leite das Crianças' gera rentabilidade para laticínios e produtores
03/04/2018

PR: 'Programa Leite das Crianças' gera rentabilidade para laticínios e produtores

Um programa paranaense lançado há 15 anos continua sendo importante para produtores e laticínios de pequeno porte, com resultados interessantes, que dão um fôlego e rentabilidade para a cadeia em 2018.  A Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento) renovou este ano o contrato de fornecimento de leite para o PLC (Programa Leite das Crianças), no valor de R$ 140 milhões. Em 2018, 42 laticínios credenciados - três a mais que o contrato anterior - fornecerão 36 milhões de litros do produto durante o ano para crianças.

É possível termos uma relação melhor coordenada entre produtores e indústria?
23/04/2018

É possível termos uma relação melhor coordenada entre produtores e indústria?

Esse é o tema da minha palestra no Interleite Sul (www.interleite.com.br/sul), que ocorrerá nos dias 9 e 10 de maio. É um tema difícil, espinhoso. O pior é que não posso sequer reclamar ao organizador que me conferiu a missão, porque, como sabem, sou eu mesmo. O fato é que não posso ou não devo me furtar de abordar temas que, embora delicados, são necessários. Essa é a razão de ser de nosso trabalho, desde o dia número 1, em 06/04/2000.

Qual a sua dúvida hoje?