Na última semana, entre os dias 11 e 14 de abril de 2024, aconteceu na cidade de São Paulo, no Teatro B32 (Teatro da Baleia), o 3º Mundial do Queijo do Brasil.
O Mundial reuniu diferentes atividades bem como, profissionais e consumidores do setor de laticínios. Durante todos os dias do evento, ocorreu uma Feira de queijos, bebidas e alimentos artesanais. Além disso, nas salas de coworking do teatro, o programa Via Láctea apresentou várias conferências, palestras, mesas redondas e rodadas de negócios.
O evento contou ainda com o 3º Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, 2º Concurso de Melhor Queijeiro do Brasil; 2º Concurso de Melhor Queijista do Brasil e o 2º Concurso de Melhor Fondue do Brasil.
No 3° Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, foram avaliados mais de 1.900 produtos lácteos como queijos, iogurtes, doces de leites e coalhadas, advindos de 14 países como Brasil, França, Suíça e Estados Unidos.
O concurso aconteceu em duas etapas na qual a primeira delas contou com a presença de 300 jurados brasileiros e estrangeiros, experts e reconhecidos pela sua atuação no mundo lácteo e queijeiro nacional e internacional. Estes jurados foram os responsáveis por outorgarem medalhas de super ouro, ouro, prata e bronze.
Já na segunda etapa do concurso, um grupo seleto composto por 15 jurados supremos avaliaram os produtos “super ouro” e escolheram os melhores do concurso.
Preparação dos jurados para avaliarem os produtos
A equipe organizadora providenciou treinamento para todos os jurados. Antes do evento, os jurados passaram por dois tipos de capacitação: um conduzido à distância, em colaboração com a escola francesa Mons Formation pela Sertãobras, e outro realizado presencialmente.
No treinamento à distância, os jurados assistiram a seis vídeo aulas que trataram das seguintes temáticas: Análise sensorial, Degustação, Defeitos de cura e, Queijobulário, As famílias de queijo e, Ficha de avaliação.
Já no treinamento presencial, os jurados se reuniram na tarde do dia 11 de abril, no Teatro B32 e, pelo intermédio do presidente do Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, Laurent Dubois (Imagem 1), receberam as orientações finais para o concurso.
Imagem 1. Treinamento presencial com Laurent Dubois, presidente do Concurso de Queijos e Produtos Lácteos.
Foco do treinamento
O foco principal do treinamento foi apresentar conceitos básicos da análise sensorial e diferenciá-la de uma simples degustação (arte de saber apreciar as qualidades). Os julgadores foram instruídos a avaliar os queijos segundo características de aparência, aroma, sabor; não considerando os aspectos subjetivos de uma análise sensorial.
Ao julgar um produto submetido ao concurso, o especialista/jurado, faz uma análise sensorial deste produto para avaliar e medir os atributos sensoriais, usando os órgãos sensoriais a partir de uma linguagem objetiva (“Este queijo é amargo) e, não meramente subjetiva, apreciativa (“Eu não gosto”).
Primeira etapa da avaliação dos produtos
No dia 12 de abril foram realizadas avaliações dos aspectos externos dos produtos como as características da casca (com relação a cor) e da superfície (lisa, úmida, acetinada, irregular, outras), aspectos internos/textura (mole/macio, granular, lisa, elástica, graxenta quebradiça, outras), aroma (mineral, animal, torrado, frutado, lático doce, lático ácido, vegetal, manteiga da terra, outros) e, sabor (ácido, salgado, doce, amargo e umami).
Para complementar a avaliação, o jurado teve a oportunidade de indicar se o queijo ou o produto lácteo havia alguma originalidade. Em caso afirmativo, o avaliador poderia mencionar se ela era em relação a visão ou aspecto exterior, aspecto interior ou textura, aroma, sabor ou, outro. Conselhos e sugestões técnicas também foram oportunizadas dos especialistas para os produtores (Imagem 2).
Imagem 2. Avaliação sensorial durante o 3º Mundial do Queijo do Brasil.
Segunda etapa da avaliação dos produtos para a escolha dos melhores
Realizada apenas por jurados supremos (15 avaliadores) que atribuíram notas de 3 a 7 aos produtos classificados como “super ouro” na primeira avaliação.
Resultado do Concurso de Queijos e Produtos Lácteos
O resultado final do concurso foi divulgado na noite da sexta-feira (12). Ao todo foram 598 medalhas das quais 99 medalhas foram super Ouro, 149 Ouro, 150 Prata e 200 Bronze.
Dentre os produtos inscritos no 3º Mundial do Queijo do Brasil, o prêmio do melhor foi para os irmão Bruno Mendes e Juliano Mendes, da cidade de Pomerode, Santa Catarina, responsáveis por produzir o queijo Morro Azul na Vermont Queijos Especiais. Este queijo estava enrolado em uma cinta de madeira e apresentava notas amanteigadas e lácteas.
O que torna está edição ainda mais especial e gratificante é que dentre os 15 melhores queijos mundiais, contemplados com a medalha Super Ouro, 11 deles são brasileiros. Isto comprova a qualidade do produto nacional e o nível de inovação que a indústria láctea do Brasil tem promovido nos últimos anos.
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Autores
Rafaela Teixeira Rodrigues do Vale
Engenheira de Alimentos (UFCG-CCTA), Mestre e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFV-DTA), Professora Coordenadora do Núcleo de Estudos em Queijos (NEQue) do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba.
Mônica Correia Gonçalves
Engenheira de Alimentos (UFC), Mestre em Tecnologia de Alimentos (UNICAMP), Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFPB), Professora adjunta II da UFCG, atuando principalmente em temas como queijos artesanais, inovação, leite caprino, produtos lácteos e armazenamento.
Alessandra Casagrande Ribeiro
Engenheira de Alimentos (UFV), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFES), Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFV-DTA), Pós doutora (USP e UFV), Professora da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), atua em projetos com queijos artesanais paulistas.