ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Novartis responde: Nos casos onde a mastite origina uma fibrose, existe a possibilidade do úbere retornar ao seu estado original ou ele com certeza será perdido

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 14/03/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0

Um usuário do MilkPoint entrou em contato com a Novartis com o seguinte questionamento: "Nos casos onde a mastite origina uma fibrose, existe a possibilidade do úbere retornar ao seu estado original ou ele com certeza será perdido?"

Confira a explicação de Octaviano Alves Pereira Neto, Médico Veterinário, Mestre em Produção Animal e Gerente Técnico da Linha de Bovinos - Novartis Saúde Animal

"Sua pergunta é muito pertinente, pois representa uma dúvida de diversos produtores.

A fibrose é uma processo de substituição do tecido secretor da glândula mamária por tecido cicatricial (tecido conjuntivo), ou seja, a mastite provoca a morte do tecido do úbere, responsável pela produção do leite, transformando-se em não produtivo, semelhante à uma cicatriz.

Outro risco associado e que neste processo fique encapsuladas bactérias, gerando uma mastite crônica. Estas bactérias podem ser liberadas a partir de situações, como o estresse ou a quebra da imunidade, retomando o quadro da mastite. Este fato é comum em infecções causdas por Staphylococcus aureus, um agente bastante comum das mastites.

Como você percebe, tem caráter irreversível, portanto, pode afetar parcial ou totalmente um ou mais quartos mamário, dependendo da extensão do problema. Quando parcial, o quarto mamário pode seguir produzindo leite, porém avalie se este não está contaminado, pois pode ser fonte de infecção os demais tetos ou para outros animais.

Uma das causas comuns do fibrosamento dos tecidos do úbere são mastites com longos cursos, as quais por falhas no tratamento eficiente, faz com que o organismo busque debelar a infecção por meio da fibrose. Nestes casos também há prolongada agressão e morte celular, proporcionando o surgimento das cicatrizes ou endurecimento do quarto mamário.

Buscando oferecer ferramentas aos produtores no controle das mastites, a Novartis Saúde Animal possui uma vasta gama de antibióticos para auxiliar os produtores e os veterinário no tratametno dos animais afetados, fundamentalmente:

Penicilinas com estreptomicina/ diidroestreptromicina

- Agrovet 5.000.000
- Agrovet PLUS
- Agrovet PS

Oxitetraciclina de longa ação com antiinflamatório piroxicam

- Talcin MAX

Cefalexina, Neomicina e Miconazol - intramamários

- Vetimast PLUS VL
- Vetimast PLUS VS

Desta forma, avalie sempre se vacas com mastites crônicas e com fibroses devem ou não permanecer no rebanho. Certas vezes o descarte desse animal pode ser vantajoso, pois elimina uma fonte potencial de contaminação às demais integrantes do rebanho.

Busque a orientação de um veterinário para determinar qual a melhor opção para o tratamento de cada caso de mastite e outras infecções bacterianas que acometam seus animais.

Um grande abraço e bom trabalho.

Octaviano Alves Pereira Neto"

 

 


Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures