ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Interleite Brasil 2013: Fernando Campos Mendonça da ESALQ/USP discutirá sobre dimensionamento de projetos de irrigação de pastagens

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 13/08/2013

4 MIN DE LEITURA

0
0
Em todas as atividades agrícolas brasileiras a necessidade de aumentar a rentabilidade tem levado os produtores rurais ao uso de tecnologias que promovem a intensificação e o aumento da produtividade dos sistemas de produção. No Brasil, onde há grandes áreas com sistema de produção de leite a pasto, a irrigação pode contribuir para o aumento da produtividade se for aplicada em conjunto com outras tecnologias, tais como o pastejo rotacionado e a adubação.

Fernando Campos Mendonça* da ESALQ/USP diz que a irrigação já é utilizada há muito tempo em países com tradição na produção e exportação de leite, tais como a Nova Zelândia, a Austrália e os Estados Unidos. Contudo, com relação ao Brasil, ele diz que a área irrigada no País está entre 4,5 e 5 milhões de hectares apenas, enquanto a área potencialmente irrigável beira os 30 milhões de hectares, "por isso há grande perspectiva de aumento da irrigação", explica Mendonça. Ele afirma que um projeto de irrigação adequado tem grande potencial para otimizar os números da fazenda, principalmente se o produtor rural já tiver incorporado outras tecnologias de intensificação em seu sistema de produção - tais como o pastejo rotacionado e a adubação para alta produtividade -, pois nestas condições possibilita-se o aumento da lotação animal em todas as regiões do Brasil e os benefícios se tornam maiores que os custos. Mendonça cita que há relatos de sucesso do Acre à Paraíba e do Pará ao Rio Grande do Sul, todos adequados às respectivas realidades.

Segundo ele, o principal motivo da discrepância entre a área irrigada e área irrigável é a falta de experiência e conhecimento técnico sobre irrigação, tanto por parte dos produtores rurais como pelos técnicos que os assessoram. Somam-se a isto os aspectos ambientais, tais como o cumprimento do Código Florestal e a necessidade de outorga para uso de água. Assim, é necessário que as pastagens sejam irrigadas da forma mais eficiente possível, com projetos bem dimensionados e manejados. “Tal como nas demais tecnologias, a introdução da irrigação deve ser bem planejada para que dê bons resultados. Em cada propriedade onde houve sucesso, o produtor teve a orientação de um profissional técnico capacitado e comprometido com os resultados”.
Fernando Mendonça diz que maior limitação ao sucesso no uso da irrigação de pastagem é gente. "Temos bons materiais e equipamentos, mas faltam pessoas com conhecimento para projetar, utilizar, manejar bem os sistemas de irrigação. O treinamento de profissionais para este trabalho deve ser uma prioridade, pois o desconhecimento inibe a geração de riqueza e aumenta o consumo desnecessário de água e energia”.

Por ser um assunto de grande importância e devido às expectativas potenciais de crescimento da irrigação nos sistemas produtivos de leite do Brasil, o dimensionamento de projetos de irrigação de pastagens será tema de palestra técnica no Interleite Brasil 2013, com Fernando Campos Mendonça, no segundo dia do evento.

Segundo Mendonça, em sua palestra serão abordados os principais tópicos relativos ao tema, tais como:

- Estimativa da máxima demanda de irrigação.
- Determinação do armazenamento de água no solo.
- Intervalo máximo e escolha do intervalo entre irrigações.
- Dimensionamento hidráulico do sistema:
      . Escolha do tipo de aspersor;
      . Diâmetro adequado de encanamentos;
      . Escolha da bomba centrífuga;
- Dispositivos de segurança do sistema de irrigação.
- Automatização.
- Manejo da irrigação.
- Custos e benefícios da irrigação.

Você quer conhecer mais sobre o assunto? Venha participar de um dos maiores e mais tradicionais eventos do setor leiteiro, o Interleite Brasil 2013, que em sua 13ª edição será realizado em Uberlândia-MG, nos dias 11 e 12 de setembro. Todas as palestras foram cuidadosamente selecionadas com foco, este ano, em gerenciamento das propriedades leiteiras como negócio, um dos principais desafios do setor. Para conhecer toda a programação, basta acessar aqui.

As inscrições para o Interleite Brasil com valores promocionais poderão ser feitas até o dia 20/08. Não perca a oportunidade! Para fazer a sua, acesse aqui.


*Fernando Campos Mendonça é Engenheiro Agronômo pela ESALQ/USP (1990), mestrado e doutorado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (1994 e 1999). Atualmente é professor no Departamento de Engenharia de Biossistemas da ESALQ/USP. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Hidráulica, Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos e manejo de irrigação, hidráulica agrícola, recursos hídricos e extensão rural.



Empresas


O evento conta com grande número de patrocinadores. A Itambé, como patrocinadora Master, o Sistema Ocemg, OCB, Dow AgroSciences, Elanco, SENAR, Sebrae e Phibro, com patrocínio diamante, e Bayer, CRV Lagoa, Sulinox, MSD Saúde Animal, Agener União , Minerthal, PWC, Arysta LifeScience, como patrocinadores platina, já confirmaram a participação.

Entre os apoiadores estão as Revistas Leite Integral, Balde Branco, Inforleite, Mundo do Leite e InteRural, a Conavet, o Sindicato Rural de Uberlândia, Capal, Calu e o Centroleite.

Anote a data e local: 11 e 12 de Setembro, em Uberlândia, MG.



 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures