ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Xandô celebra 40 anos e fecha 2022 com crescimento de 29%

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/04/2023

3 MIN DE LEITURA

0
0

Referência em leites tipo A e sucos integrais, a Xandô celebrou 2022, ano que completou 40 anos de uma trajetória de sucesso, com diversos lançamentos, estreia na TV e renovação de sua identidade visual. E colheu os bons resultados no fechamento do ano: crescimento de duplo dígito. “Com a profissionalização de toda a companhia, os investimentos previstos, o calendário de inovações, a expansão geográfica e principalmente, a manutenção da qualidade dos nossos produtos, sabemos que é possível crescer mais. Afinal, dobramos a empresa em quatro anos”, avalia o presidente da Xandô, Alexandre Wolff.

Em leites tipo A, a marca se manteve líder, com 43% de share em 2022. Em sucos refrigerados, a Xandô foi a marca que mais cresceu em São Paulo (+58%). Em 2018, a categoria representava apenas 25% do faturamento, hoje já está próximo da metade. “Por conta desse crescimento, a marca ganhou participação no período, atingindo 18% de market share”, explica Wolf.

No ano passado, a Xandô comercializou mais de 20 milhões de litros de leite e 15 milhões de litros de sucos e a expectativa para 2023 é crescer 11%. “Estamos aumentando ano após ano a representatividade de sucos, que será carro chefe para a nossa expansão geográfica. Dentro desta categoria existe uma certa estabilidade de consumo, porém ao estratificar os subsegmentos, vemos um crescimento de 20% em relação a 2021 nos sucos 100% (feitos apenas com fruta)”, diz Alexandre Wolff.

Por conta da mudança de comportamento do consumidor, que passou a buscar opções mais naturais e saudáveis, os sucos Xandô puxaram esse crescimento e se destacaram.

Uma pesquisa realizada pela Nielsen mostrou que 38% dos brasileiros estão interessados em bebidas com benefícios vindos de ingredientes naturais. “A marca Xandô atua neste mercado desde 1997 e seguirá surpreendendo o consumidor dentro da categoria. As expectativas são bastante positivas e nos abrem um leque de oportunidades de ofertar, além dos tradicionais sabores únicos e exclusivos, também opções funcionais, como o Suco Verde, recém-lançado pela Xandô”, explica Vivian Ramirez, head de Marketing da Xandô.
 

Desafios e investimentos para 2023

A Xandô é uma empresa familiar com quatro décadas de atuação e sua história está intimamente ligada à Fazenda Colorado, onde são produzidos os leites tipo A e os cremes de leite frescos da marca. A Fazenda Colorado é a maior produtora de leite do Brasil (Top 100 MilkPoint, 2023) – com um recorde histórico de 100 mil litros em apenas 24h.

De acordo com o presidente da companhia, a família e a marca Xandô têm a missão de preservar a tradição, alta qualidade e frescor dos seus produtos e construir essa cultura também ao varejo, que ainda restringe bastante os espaços de exposição das categorias. “Para garantir os produtos sempre frescos, não fazemos estoque nas lojas, mas, sim, a reposição na gôndola. Portanto, não se trata apenas de atender bem o varejo, trata-se também de garantir o frescor do produto ao consumidor final”, comenta Wolf.

Alinhada à missão de levar a Fazenda à mesa do consumidor, o movimento de expansão da Xandô reúne o DNA da marca às oportunidades de atuação nos mercados de lácteos e bebidas. “Não só a penetração da marca em novos lares é importante, através da nossa distribuição, mas também o aumento da frequência de consumo nos lares em que a marca já está presente é primordial. Em busca deste objetivo, o calendário de inovações que endereçam novos momentos de consumo e diferentes públicos será acelerado, preservando as características de naturalidade e qualidade”, revela Vivian.

Outra necessidade atendida pela Xandô é o consumo fora de casa, tanto através de produtos prontos para beber (por exemplo, sucos de 300ml), como de produtos voltados ao food service, que se transformam em saborosas receitas. “Com a volta dos consumidores às padarias, ao trabalho presencial e aos encontros sociais, estamos bastante otimistas com o ano de 2023”, comenta a head de marketing.

Dentre os investimentos previstos para os próximos anos, a Xandô aumentará a capacidade fabril, a modernização dos CDs, a capilaridade de distribuição e a visibilidade da marca via comunicação, com verba em torno de R$10 milhões ao ano.

As informações são da Assessoria de Imprensa, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures