ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uruguai: Setor leiteiro fecha o ano com balanço positivo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/01/2005

1 MIN DE LEITURA

0
0
O setor leiteiro do Uruguai teve um "ano fantástico" em 2004, devido aos fatores climáticos, à melhora nos preços internacionais e à inclusão de novas tecnologias, de acordo com o técnico da Cooperativa Nacional dos Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole), representante da bacia leiteira do sul do país, Luis Martínez.

Ele destacou o projeto Alimentação e Reprodução da Conaprole, que já tem quase três anos de desenvolvimento, onde se trabalhou no manejo de pastagens, no planejamento de rotações e de suplementação, com ênfase na parte de reprodução. "O projeto integra o trabalho de responsáveis regionais da Conaprole com técnicos de campo, com o apoio de engenheiros e veterinários da Faculdade de Agronomia. Os dados gerados são de grande apoio para a atividade dos técnicos do campo".

Martínez disse também que, em 2004, os preços pagos ao produtor melhoraram muito, demonstrando uma relação direta com o aumento dos preços internacionais. Quando questionado sobre as perspectivas para 2005, considerando o superávit econômico deste ano, Marínez disse que "nem todos os anos são bons" e que apesar de ser desejável que "esta conjuntura dure, não vai durar para sempre", de forma que o setor deve fazer reservas para momentos mais difíceis e fazer investimentos planejados que garantam o crescimento e a sustentabilidade do processo produtivo.

O ano de 2004 fechou com volumes de mais de 807 milhões de litros de leite remetidos às fábricas da Conaprole. Esse número supera o recorde de 1998 e ocorreu graças fundamentalmente às condições climáticas favoráveis e ao bom estado dos animais.

O presidente da Associação Nacional de Produtores de Leite, Wilson Cabrera, disse que, após vários anos adversos para o setor, 2004 trouxe uma equação favorável ao produtor. "Depois de ter passado pela crise alimentícia de 2000, com a escassez que nos levou a ter que importar toneladas de ração da Argentina, custou para que os bovinos leiteiros recuperassem seu estado corporal".

Parmalat

A demorada solução na Parmalat do Uruguai parece estar se aproximando, segundo o presidente da empresa, Jorge Gutman. Ele disse que a expectativa é que, em janeiro, o empresário argentino Matías Campiani, tome o controle da Parmalat Uruguai.

O governo italiano já aceitou a proposta do novo acionista e o Uruguai agora espera a chegada de representantes da Parmalat Itália para fazer as escrituras e finalizar a transação.

Fonte: DiarioLaRepublica.com e Radio El Espectador, adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures