ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

TURBANTE Touch das Arábias (TURBANTE) Girolando 5/8 HOL + 3/8 GIR

POR CELSO MENEZES

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/09/2010

2 MIN DE LEITURA

2
0
TURBANTE: Dos touros 5/8 do Sumário, é o atual líder!



Com um PTA Leite de 273 kgs, TURBANTE foi classificado em 1º lugar do 6º grupo de touros Girolando do Teste de Progênie Girolando/Embrapa, divulgado recentemente durante a Megaleite (julho/2010). Entre os touros 5/8 é o atual líder, configurando-se em 3º lugar na classificação geral do sumário.

Sua prova forte para produção leiteira, surge como grande opção para os criadores de Girolando que buscam o PS (Puro Sintético da raça) e para acasalamento com vacas 7/8 Holandês resultando em animais 3/4 de sangue proporcionando ganhos vertiginosos em rusticidade sem perda significativa na produção leiteira, além do apelo comercial que esse grau de sangue possui na hora da venda.

TOURO 5/8 EM VACAS 5/8 = RESULTADO PS (PURO SINTÉTICO) GIRLANDO

TOURO 5/8 EM VACAS 7/8 = RESULTADO 3/4 HOLANDÊS + 1/4 GIR


Uma outra característica interessante que esse touro carrega é o fator mocho oriundo da linhagem materna. Pelo menos metade de seus produtos nascem sem chifre, resultando ganhos em mão de obra, diminuição do fator stress e de risco de infecções causadas pela mochação dos chifres, e cabeças mais leves e trianguladas.

É uma excelente opção para quem busca vacas de porte mediano, uma vantagem para determinados rebanhos e tipo de manejo. Fazemos alguma restrição na sua utilização em vacas de estatura baixa, podendo acentuar essa característica.

Seu pai, Melwood Touch, descende da forte família Arlinda Melwood, conhecido no mundo todo por ser grande pai de touros. Em sua época possuía os mais altos índices de TPI (índice americano que representa o desempenho total de um animal) permanecendo na cabeceira dos touros TOP por longos anos. Foi intensamente utilizado no Brasil, principalmente pelos criadores de Girolando, imprimindo muita qualidade leiteira em sua numerosa progênie.

Sua mãe, Maravilha das Arábias (1/4 Holandês + 3/4 Gir), é descendente de touro Gir Leiteiro Mocho com excepcional lactação para seu grau de sangue: 8.423,21 kgs. em 305 dias.

Touro: TURBANTE (ALTA Genetics)

Pai: Dinomi Melwood Touch - Hol (Touch)
Mãe: Maravilha das Arábias - 1/4

Empresa que distribui o sêmen no Brasil: Alta Genetics

Fatores positivos: Caráter mocho. Vacas de porte médio com muito leite combinado a excelente estrutura de pernas e de sistema mamário, com úberes anteriores bem aderidos ao ventre e posteriores largos com ligamento central forte.

Fatores limitantes: Não deve ser utilizado em vacas de baixa estatura.

Destaques: *Ananuã (filha) foi Campeã Vaca 3 anos Sênior, Megaleite 2009, Reservada Grande Campeã 5/8 de Franca e da Agroleite 2009 em Castro no Paraná.


Filha - Bezerra 3/4 filha de Turbante em vaca 7/8.


Filha - Bezerra 3/4 filha de Turbante acasalamento com vaca 7/8.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DIEGO SANTOS

APIACÁS - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/06/2013

Parabéns ao Turbante. Que belos exemplares de filhas 3/4.
MARCELO ERTHAL PIRES

BELÉM - PARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/09/2010

Prezado Dr.Celso, é com muita satizfação que abri esta seção do TURBANTE, que como mostra sua exposição, muito sabiamente os atributos deste Touro, que é melhor jeito de não sermos obrigados à trabalhar ´ com a genética de SANFONA´ - e as salas de ordenha em fila indiana, ou os animais HPB maispuros sofrendo com Piro/Anaplasmose ! Sou lhes muito gratos, eu e muitos produtores de leite, quero dizer o pessoal que vive de leite ! ! ! ! meus respeitos e um abraço a Dr.Celso e ao Pessoal do Milkpoint, meus parabéns ! marcelo

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures