ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tendências globais que impulsionam a demanda por laticínios

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/11/2022

3 MIN DE LEITURA

0
3

Na World Dairy Expo deste ano, as tendências globais de laticínios foram um tópico de destaque.

  • O que impulsiona a demanda de laticínios?
  • Como o estilo de vida do consumidor afeta o mercado de laticínios?
  • Qual o impacto da tecnologia na demanda recente e qual o crescimento tecnológico observado?

Megan Sheets, diretora sênior de desenvolvimento estratégico, insights estratégicos do US Dairy Export Council (USDEC), discutiu esses tópicos em sua palestra.

Durante sua recente apresentação na World Dairy Expo deste ano, que aconteceu de 4 a 7 de outubro em Madison, Wisconsin, Megan Sheets destacou quatro tendências globais que estão impulsionando a demanda por laticínios. O tema Covid-19 apareceu na apresentação.

“Todo mundo está começando a se normalizar após a pandemia”, disse Sheets. Por causa da pandemia, parece haver uma tendência de buscar conforto na comida, acrescentou, dando a entender que muitas pessoas acharam as mudanças extremas no dia-a-dia difíceis de se ajustar, então encontrar esse elemento de prazer aumentou a demanda. Com 18% do leite norte-americano destinado às exportações, a expectativa é de que isso cresça para 20% nos próximos anos.

Ela descreveu algumas tendências que impulsionam a demanda internacional de lácteos (Tabela 1).

Tabela 1. Carteira de exportação de lácteos dos EUA (12 meses até junho de 2022)

 

 

  • Sabor e prazer

Como efeito cascata após o Covid-19, prazer, conforto e uma forte busca pela felicidade desempenharam um papel fundamental na tendência de sabor e prazer, que está impulsionando a demanda por laticínios. Sheets afirmou que as incertezas e a volatilidade desempenham um papel importante nisso, tornando o sabor e o prazer um dos principais impulsionadores da demanda por laticínios.

“Os consumidores de todo o mundo estão encontrando momentos de conforto na comida”, disse ela e acrescentou que uma tendência de crescimento pode ser vista em gorduras lácteas como manteiga, creme, leite em pó integral e gordura de leite anidra, que são usadas nos mercados globais para alimentos indulgentes, aplicações de alimentos e bebidas.

 

  • Sustentabilidade

A segunda tendência que impulsiona a demanda é a sustentabilidade. “Há uma maior conscientização e consciência das questões ambientais entre os consumidores”, disse Sheets.

Ela afirmou que a sustentabilidade é importante não apenas para os consumidores globais; é um dos principais impulsionadores de compra para compradores no Sudeste Asiático e no México. As decisões do driver de compra são baseadas em fatores como:

  1. Tem um forte histórico e supervisão da qualidade/segurança dos alimentos
  2. Oferece um produto consistente e confiável
  3. Produz produtos com bom custo-benefício
  4. É um parceiro confiável
  5. Esforça-se para oferecer os mais altos padrões de qualidade
  6. É líder em práticas ambientalmente sustentáveis.

 

  • Nutrição e bem-estar

Em muitos setores, nutrição e bem-estar estão em um caminho de crescimento, com estilos de vida saudáveis se tornando um movimento global. Particularmente com pessoas levando vidas cada vez mais ocupadas e precisando diminuir o estresse, essa tendência decolou. Mais e mais pessoas estão se movendo para ver como impactar a saúde de dentro (além do lado físico).

“Os consumidores estão usando a nutrição para minimizar o estresse, e há necessidade de proteína de alta qualidade para atender às necessidades dos consumidores”, disse Sheets.

Embora a proteína láctea esteja no topo da lista, não é a única proteína em forte demanda. Além de proteínas vegetais e animais, Sheets acrescentou que também há um interesse crescente do consumidor em proteínas híbridas – formulações animais e vegetais. Com os consumidores entendendo cada vez mais o microbioma, “a saúde é o principal fator de compra de iogurte, pois os consumidores estão olhando mais para a saúde intestinal”.

Isso, por sua vez, também suporta a demanda por leite em pó desnatado e concentrados de proteína do leite. Com essa busca por estilos de vida saudáveis conquistando o mundo, os consumidores estão fazendo um investimento real em saúde e bem-estar. Grande parte dos consumidores em todo o mundo pretende aumentar seus gastos com saúde nos próximos 12 meses.

Fatores globais de compra de iogurte pelo consumidor:

  • 55% – é saudável
  • 48% – é gostoso
  • 24% – é conveniente

 

  • Tecnologia

Como o quarto driver de tendência, a tecnologia dificilmente vem como uma grande surpresa. “O uso da tecnologia tornou os laticínios mais acessíveis”, afirmou Sheets. Ela destacou particularmente o crescimento acelerado das plataformas de comércio digital e social, que tornaram os laticínios mais acessíveis e convenientes.

Para citar alguns exemplos, o crescimento da plataforma digital e de comércio é visto na Coreia do Sul (comércio eletrônico), América do Sul (entrega de produtos em 10 minutos), Taiwan (pedidos em quiosque) e Coreia do Sul (comércio ao vivo). As compras ao vivo estão decolando, disse ela, com o mercado chinês valendo bilhões.

“Estamos adotando a tecnologia para levar a mensagem dos laticínios diretamente aos consumidores em todo o mundo”, concluiu ela.

As informações são do Dairy Global, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures