ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Silagem de trigo: o que saber antes de cultivar? Especialistas da Biotrigo Nutrição Animal respondem!

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/04/2023

7 MIN DE LEITURA

0
2

Na produção dos bovinos, o custo com alimentação é considerado um dos principais gargalos enfrentados pelos produtores. Entre as opções de volumosos disponíveis, temos como uma ótima alternativa, a produção de silagem de trigo.

Como é uma prática que gera dúvidas recorrentes, o EducaPoint realizou um bate-papo com o Médico Veterinário Alessandro Caseri e o zootecnista Éderson Luis Henz da Biotrigo Nutrição Animal, sobre silagem de trigo.
 

Confira abaixo como foi esse bate-papo:

  • Luma Machado, EducaPoint: Alessandro, na sua visão, qual a importância da silagem de trigo? Por que o produtor pode  optar por essa cultivar?

Alessandro Caseri:

“Para quem trabalha com pecuária, fazer silagem é muito importante né?! Porque isso pode trazer uma previsibilidade da disponibilidade de alimento que se tem na fazenda. E podemos fazer silagem no inverno, que é cada vez mais essencial para trazer mais rentabilidade em uma propriedade.

Assim conseguimos, de um lado, trazer uma segurança alimentar para que não se dependa exclusivamente de uma safra (como a safra de verão), e também conseguimos ser mais intensivo dentro da fazenda, oportunizando trabalhar com um maior número de animais ou até mesmo tendo uma disponibilidade de um bom material de inverno e com isso, dar outras diretrizes para o milho, fazendo uma silagem de grão úmido”.

 

  • Luma Machado, EducaPoint: Qual é o custo-benefício da produção de silagem de trigo em relação a outras culturas? Acredito que essa pergunta todo produtor tem interesse em saber!

Alessandro Caseri: 

            “Sim, com certeza! O investimento com a lavoura de trigo é talvez menor quando comparado com a do milho, como também tem uma expectativa de produção de matéria verde menor que a de milho. Quando realizamos os cálculos, muitas vezes temos uma tendência de ter um custo similar com o da silagem de milho. Ficou confuso esta frase Mas qual é o ponto positivo? Justamente pelo fato de poder otimizar a área, né?

Então, não estamos optando por um ou por outro e sim,  estaremos produzindo mais forragem que a base da nutrição animal dentro da fazenda que é um dos principais gargalos dentro da propriedade. Estaremos produzindo mais forragem dentro de uma mesma área, evitando a ociosidade da fazenda. Ainda mais hoje em dia, com esses custos de terras mais elevados, temos que sempre colocar na ponta do lápis o retorno ao investimento, que é o capital terra.” - destaca Alessandro.
 

Para você que é produtor ou técnico e tem interesse em saber mais sobre o ponto de corte, compactação e vedação, no EducaPoint temos um curso completo e explica com mais detalhes todos estes cuidados. Acesse o conteúdo, clicando aqui!

 

  • Luma Machado, EducaPoint: A silagem de trigo tem seus conceitos relacionados com a região Sul do país. Por qual razão isso acontece? Como é essa produção em outras regiões, com climas diferentes?

Alessandro Caseri: 

“Toda cultura tem uma exigência de clima, de região, e com o trigo não é diferente! O trigo se encaixa muito melhor tradicionalmente no sul do país, mesmo essa região tendo suas particularidades. Por outro lado, as empresas cada vez mais estão investindo em melhoramento genético, para levar para outras regiões. Então, se pensarmos na exigência de outras regiões, a empresa já consegue entregar mais qualidade. Com isso, vemos esse crescimento acentuado em outras regiões do trigo para silagem, e especialmente na região Sudeste do país.”
 

  • Luma Machado, EducaPoint: Aproveitando o gancho da região Sul, você pode falar um pouco mais sobre as cultivares mais adaptadas no RS, tendo em vista que a região está passando por uma seca e aumento na temperatura?

Alessandro Caseri: “Hoje, dentro da Biotrigo Nutrição Animal, temos o Energix (linha de produção de silagem - 201, 202 e 203) que nessa linha, o material que chega para o produtor na região Sul, chega muito bem posicionado, temos parceiros que são as cooperativas e casas agropecuárias, que levam essa informação com qualidade. Então, a linha Energix é um material, que é um mix de duas cultivares de trigo que são pensadas para silagem, são materiais sem aristas, de ciclo precoce, com alta digestibilidade da fibra que são características que tornam o produto um diferencial a outras culturas de podem ser trabalhados no inverno”
 

  • Luma Machado, EducaPoint: Na prática, Éderson, na sua opinião, quais fatores podem afetar a qualidade da silagem de trigo?  Que dica você pode dar para um produtor para manter a qualidade e, consequentemente, evitar perdas?

Éderson Luis Henz: “Para evitar perdas, falamos muito em ponto de corte, que hoje é o grande erro e que é um fator determinante. O segundo ponto é a questão de lona, compactação ou vedação, que muitas vezes dentro da fazenda é negligenciado. Uma dica que eu daria ao produtor ou técnico é para cuidar muito da questão do ponto de corte, compactação e vedação”, conclui ele.

 

  • Luma Machado, EducaPoint: Agora uma pergunta mais técnica, qual é o momento ideal para fazer a colheita do trigo e qual é o teor de matéria seca ideal do trigo para fazer a silagem?

Éderson Luis Henz: “Então, hoje a gente trabalha aí que o entorno de 32% até 38% de matéria seca ou seja, quando a gente falar da questão de grão pastoso a farináceo, se pegarmos o grão que está pastoso já passando para farináceo, nesse momento ele está com 35-36% de matéria seca. Mas isso é uma forma empírica. O ponto mais certo, é ir no meio da lavoura e colher um talhão, ou um metro linear da planta e levar para fazer o teor de matéria seca.

Uma dica importante para o trigo ou para qualquer outra cultura de silagem é após o momento de florescimento, depois que ele demora, começou a florescer terminou a florescência, começa a enchimento de grão. A partir desse momento, cada dia de sol ele vai aumentar em torno de 0,5% de matéria seca. Então, se você muitas vezes não consegue ir todo dia na lavoura, você consegue ter uma previsibilidade de quando você vai ter que retornar para essa lavoura, deixar o seu silo, deixar seu maquinário, ou seja, deixar tudo organizado naquela semana.

Quando eu falo que ele acumula de 0 a 5% de matéria seca, a gente está falando em um dia de sol. Então você pegar um dia nublado é totalmente diferente. Aqui na região Sul, geralmente Paraná, Santa Catarina ou Rio Grande do Sul, o que acontece é que as noites são mais frias e os dias também não estão esquentando muito.

Quando a gente for para o Cerrado, Minas, a gente já tem um pouquinho do inverno, nem que seja os dias um pouco mais compridos, as noites um pouco menos frias e os dias mais quentes. Então ele muda um pouco de região para região, mas por via de regra, você consegue trabalhar com 0,5.“

 

  • Luma Machado, EducaPoint: Quais os principais cuidados que o produtor deve tomar na alimentação dos bovinos com a silagem de trigo?

Éderson Luis Henz: Na verdade, você tem uma exigência de categoria animal. E esse é o ponto. Se eu fosse falar um cuidado para o produtor ou técnico é, principalmente, no pré-parto, por causa do alto nível de potássio. O potássio, querendo ou não, ele faz parte dos metabólicos da planta, a parte estrutural da planta, então ele tem um nível de potássio um pouquinho mais elevado. Não é que o produtor não possa usar nesse momento, mas seria um momento em que ele precisa ter maior cuidado para usar, porque é uma vaca que está entrando em pré-parto.

 

  • Luma Machado, EducaPoint: Quais vocês consideram a maior dúvida dos produtores em relação a esse tema?

Alexandre relata: “Bom, eu entendo que muitos produtores, acredito que praticamente 100%, já fazem silagem de milho. Isso é muito difundido em todas as propriedades de leite ou de corte e muitas vezes o produtor ainda não se deparou com algum investimento em silagem de trigo. E as dúvidas que sempre ouvimos são: como que eu faço silagem de trigo, quais são os pontos de corte? Quais são os cuidados? E geralmente isso acaba sendo muito mais de curiosidade, porque quando a gente começa a responder sobre os pontos críticos de ensilagem de um trigo, eles são os mesmos de uma ensilagem de milho ou de outra cultura.

Então a gente sabe que com atenção na lavoura, se o produtor conhece e maneja uma área de trigo, ele não tem nenhuma dificuldade para fazer essa área de trigo voltado para silagem. E se o produtor já conhece também a silagem de milho, os pontos críticos de uma silagem de milho, ambos seriam bem semelhantes. O Éderson cita a questão da compactação da lona, do ponto de corte ideal. Enfim, são pontos críticos de qualquer silagem, então isso acaba sendo a dúvida normalmente perguntada pelo produtor e que brevemente ele já consegue entender porque ele já tem esse manejo no dia a dia dele.

Éderson menciona: “ Outra dúvida que chega para nós é muitas vezes  sobre querer comparar. Ou seja, eu vou comparar silagem de milho com silagem de trigo, quanto que tem de amido? É preciso então, saber e entender cada alimento. A silagem de trigo sempre vai ter uma teor de amido e proteína mais baixo em relação a silagem de milho. Mas, não meramente o animal vai produzir menos leite. Então, ela entra como uma ótima opção e alternativa de volumoso.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures