ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MS: Senar e Sebrae apostam em tecnologia para melhoramento das propriedades leiteiras

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/02/2021

1 MIN DE LEITURA

0
1

Com tecnologia e orientações técnicas. Assim, uma parceria entre Senar/MS e Sebrae/MS, executada pelo Instituto BioSistêmico (IBS), vem proporcionando melhorias a centenas de propriedades de leite do estado. Voltada ao melhoramento genético do rebanho por meio de  Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), a iniciativa já atendeu 874 produtores rurais de 56 municípios.

A parceria contempla os produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS. “Vem sendo um trabalho muito importante para o avanço dos negócios na propriedade e, consequentemente, da cadeia produtiva no estado. Muitos produtores encontram dificuldade em realizar o diagnostico de gestação e o trabalho de IATF por conta do custo dessas tecnologias em rebanhos com poucos animais”, detalha Nivaldo Passos, coordenador de ATeG do Senar/MS.

Foram analisados os atendimentos realizados entre novembro de 2019 e novembro de 2020. No período, foram 3.496 atendimentos com o chamado “Rufião Móvel”, onde são feitos diagnóstico de gestação através de ultrassom e IATF; além de 3.404 atendimentos com a unidade “Vaca Móvel”, voltada à análise da qualidade do leite e sanidade dos rebanhos.

 A execução dos trabalhos pelo IBS conta com uma equipe de médicos veterinários e zootecnistas. Os atendimentos envolvem manejo reprodutivo e IATF, além da consultoria. Ao todo, foram analisadas 27.159 vacas, com 5.376 inseminadas e 2.881 prenhezes.

 “Com certeza essa parceria vai contribuir muito para melhorar a produção nessa região. Ajuda nós, que estamos no campo, e quem está na cidade, que consome um leite de qualidade. Isso é muito importante para todos”, afirma produtor rural Rosalvo Nunes, do município de Anaurilândia.

Rosalvo mostra com orgulho os bezerros que nasceram com resultado do trabalho entre Senar, Sebrae e IBS. “Esse programa atende diretamente o produtor rural. Nos orienta sobre esse gargalo, que precisamos solucionar no campo, que é a reprodução e a genética dos animais”, ressalta.

“Foi sem dúvidas uma transformação na propriedade e na minha vida. Se não fosse a ATeG, e as parcerias, eu poderia tirar apenas 40 ou 50 litros de leite por dia. Mas hoje, a produção chega a 200 litros todos os dias. Só tenho a agradecer”, finaliza.

As informações são do EnfoqueMS.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures