ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Queijo Coronel D'Alagoa-MG é Fera da Gestão

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/06/2021

4 MIN DE LEITURA

0
1

O começo da história da Queijos D’Alagoa-MG se iniciou com o Senhor Jeremias Sene, tropeiro que empilhava os queijos embrulhados em folhas de bananeira dentro de balaios de bambu, colocava-os em cima do lombo dos burros e atravessava a Serra da Mantiqueira por trilhas e caminhos rudimentares para vender os queijos no Vale do Paraíba-SP, e por vezes, em Resende-RJ.

Os anos se passaram e os tempos evoluíram. Seu bisneto, Osvaldo Martins de Barros Filho, formado em Queijos Artesanais pela Escola do Queijo/JF e qualificado em maturação de queijos pelo Curso Intensivo de Cura da Mons Formation, fundou a Queijo D'Alagoa-MG em 2009 para ajudar o Sô Batistinha, produtor de queijo.

Nesta época, Sô Batistinha enfrentava dificuldades para escoar a produção, “pois a pessoa que comprava seu queijo pagava um preço irrisório e tinha a bárbara coragem de dar um cheque para 40 dias.” Atualmente, “diversas famílias de pequenos produtores de queijo são parceiras do projeto e contam com este sério trabalho para sobreviverem.”

Contudo, com os tempos digitais este cenário mudou. A Queijo D’Alagoa-MG é pioneira na venda de queijo pela internet e na entrega de queijos artesanais em todo o país. Através dos Correios e transportadoras a empresa entrega de Norte a Sul do Brasil.

A venda de queijos na internet iniciou uma transformação social no município de Alagoa com o reconhecimento da importância do produtor e a da agregação de valor ao produto; preservação da história, cultura e tradição; movimentação da economia local; fomento ao turismo e mantem a agência dos Correios aberta com o contrato de postagem.

Ao longo de toda sua história, o projeto trilha um caminho de sucesso com queijos premiados nacional e internacionalmente. Por exemplo, em junho de 2017, Osvaldo Filho contou que “nosso Queijo Alagoa Grande-MG recebeu Medalha de Bronze no Mundial Du Fromage, em Tours, na França. Destacando-se entre 700 queijos de mais de 20 países.”

Em seguida, a "Queijo d'Alagoa-MG" recebeu Certificado de Honra ao Mérito do Governo de Minas Gerais. Em outubro, no III Prêmio Queijos Brasil o Queijo Faixa Dourada recebeu o Troféu Super Ouro, considerado o Melhor Queijo Artesanal de Leite Cru do Brasil, além da Medalha de Ouro,” completou o idealizador do projeto.

Osvaldo também contou que “o Queijo Alagoa Branca também recebeu medalha de ouro. Os Queijos Alagoa Pequena, Alagoa Grande e o Mantiqueira Real receberam medalha de Prata. Destacando-se entre 403 queijos de norte a sul do Brasil.”

No ano de 2019, “novamente na França recebemos Medalha de Prata no Mondial du Fromage com o Queijo Alagoa Pequena. Ainda na França, a Queijo d'Alagoa-MG recebeu a Medalha da Guilde Internationale des Fromagers pelos benefícios econômico-sociais trazidos à Alagoa por meio da veiculação do queijo pela internet,” disse Osvaldo.

“No Concurso Municipal O Melhor Queijo de Alagoa 2019 - Tradicional, o Queijo Alagoa Pequena ganhou Medalha de Prata e o Queijo do Sô Batistinha recebeu Medalha de Bronze. Em agosto, o Queijo Alagoa Fumacê recebeu medalha de ouro no Mundial do Queijo do Brasil em Araxá-MG,” contou.

Em setembro, “foram 6 Medalhas recebidas no V Prêmio Queijos Brasil, em Florianópolis: Ouro - Queijo Alagoa Fumacê; Ouro - Queijo Alagoinha; Prata - Queijo Faixa Dourada; Bronze - Queijo do Coronel, Bronze — Queijo Alagoa Pequena e Bronze — Queijo do Sô Batistinha. Também em 2019 a Queijo d'Alagoa-MG recebeu o Certificado de Excelência do TripAdvisor.”

Diante de uma história de sucesso e forte impacto social, é um grande prazer e satisfação, que nós, do MilkPoint somos parceiros de longa data da Queijos D’Alagoa-MG. Este ano, o projeto presenteou os palestrantes do MilkPoint Experts: Feras da Gestão com o Queijo Coronel, premiado com medalha de prata no II Prêmio Queijos Brasil em 2016 e Eleito pela Revista O Globo 1 dos 5 Melhores Queijos do Brasil.

O Queijo do Coronel é a mais alta patente da Queijo d'Alagoa-MG.  Ele é fabricado com leite cru (não pasteurizado), soro fermento (natural), coalho e sal, sendo maturado por mais de seis meses e recebe banhos de azeite extravirgem (o melhor azeite do Hemisfério Sul), integrando a Reserva Particular do Osvaldo Filho.

Também é um queijo Zero Lactose, visto que durante o processo de maturação a enzima lactase consome o açúcar — lactose — do leite transformando em ácido lático), atendendo todos os tipos de público!

Para adquirir o Queijo Coronel e outros da Queijos D’Alagoa-MG é bem simples! Basta acessar o site e fazer o seu pedido! O projeto também conta com a loja física, situada na Rua José Luiz de Siqueira, 352 – Centro, Alagoa/MG, a qual funciona todos dos dias da semana!

Atenção, leitores! Sempre com o intuito de proporcionar a melhor experiência para nossos usuários, estamos realizando uma pesquisa para ouvir você! Para responder é bem simples, basta clicar aqui e preencher o formulário. As dez melhores contribuições ganharão uma cortesia para nosso novo evento Interleite Experience ou para o Dairy Vision, maior evento sobre tecnologia e inovação em lácteos

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures