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Quais as tendências do mercado de alimentos e bebidas?

POR HELOISA VASCONCELOS

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/10/2023

3 MIN DE LEITURA

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Tendências do mercado de alimentos e bebidas, nutrition & wellnes, o futuro da comida – varejo e foodservice -, e o futuro da sustentabilidade dos alimentos, esses foram os tópicos abordados durante o primeiro dia do evento BHBFestival 2023, onde o MilkPoint marcou presença.

O evento, realizado há 13 anos, está acontecendo na cidade de São Paulo nos dias 24 e 25 de outubro, contando com a presença de diversos setores que interagem com os alimentos, bebidas e suplementos. Entre diversos temas, o BHBFestival aborda, por exemplo, as principais estratégias de empresas como Mondeléz, TikTok, Hypera Farma, iFood e Nestlé Health Science para se posicionarem em um mercado cada vez mais competitivo. O evento deve receber mais de 1.000 profissionais de marketing, P&D, compradores e empresários.

No bloco que deu início ao primeiro dia do evento, sobre tendências de mercado, o palestrante Hudson Romano, Senior Account Managers da Kantar, pontuou sobre os comportamentos e tendências para alimentos e bebidas saudáveis dentro e fora do lar: “O consumo é muito feito por hábito, quando olhamos para o consumo dentro do lar, ele está sim muito relacionado com o hábito, porém, nos últimos tempos, principalmente o último trimestre, o sabor vem aumentando sua importância para o consumo dentro do lar [...] Já para o consumo fora do lar a visão é diferente, o consumo fora do lar é menor, e quando o consumidor busca se alimentar fora do lar, o sabor continua sendo importante, porém a conveniência vem sendo mais importante para esse tipo de consumo.”, segundo Hudson, o que é um ponto muito relevante quando falamos de inovações dentro do setor lácteo.

Ainda no primeiro bloco, a Renata, da Tate & Lyle, mostrou sobre a percepção atual do consumidor frente ao consumo de açúcares, apontando que cerca de 70% dos consumidores de lácteos buscam por produtos com baixo conteúdo de açúcar, e que nos últimos 12 meses a mudança no consumo de açúcar atingiu cerca de 70% dos alimentos e 68% das bebidas, sendo esse um importante fator que impactará o consumo de alimentos e bebidas em um futuro próximo.

O segundo bloco, sobre Nutrition & Welness, abordou sobre a importância de associar nutrição e bem estar, e o crescimento do mercado de suplementos. Na primeira palestra do bloco, foi pontuado sobre a importância da acessibilidade dentro deste mercado, e o crescimento na preocupação com a saúde através da alimentação em todas as classes sociais. Em outra palestra do bloco, Diogo Sponchiato, Redator chefe da Veja Saúde, apontou que em uma pesquisa realizada entre leitores que são mais preocupados com a sua saúde, a categoria de leite e derivados fica em segundo lugar entre as categorias que esses leitores buscam consumir mais, mostrando a importância do setor lácteo para suprir essa busca atual por uma alimentação mais saudável. 

Já o terceiro bloco do evento abordou sobre o futuro da comida. Durante a primeira palestra, Cristina Souza, da Gouveia ecossystem foodservice, pontuou novamente sobre a importância do foodservice e a recuperação do hábito de comer fora de casa nos últimos meses, “O hábito de se alimentar fora de casa tem se sedimentado entre os consumidores brasileiros”, disse Cristina. Além disso, a palestrante também pontuou sobre a importância do crescimento do foodservice para a inovação das indústrias alimentícias: “O food service é uma plataforma muito boa para validar lançamentos das indústrias de alimentos e bebidas”, o que também se aplica como uma tendência para as indústrias do setor lácteo.

E para finalizar o primeiro dia de evento, o quarto bloco abordou o futuro da sustentabilidade em alimentos, trazendo conceitos sobre bioeconomia e economia circular. Juliana Abreu, da Unilever, abordou sobre a relevância da agenda de sustentabilidade no mundo e a preocupação do consumidor com práticas sustentáveis na produção de alimentos, e como as indústrias têm se preocupado com essas práticas para gerar esses produtos sustentáveis demandados. 

O evento continua acontecendo hoje, dia 25, e os principais insights para a inovação das indústrias do setor lácteo poderão ser acompanhados aqui no MilkPoint. 

MILKPOINT BHB

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