ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Proteínas do soro protegem contra infecções e aumentam a saúde muscular

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/03/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Atualizado em 17/03/2023

Nos últimos três anos, a pandemia do COVID-19 impactou drasticamente a maneira como a maioria das pessoas vê dieta, saúde e bem-estar geral, com mais ênfase na saúde funcional. Mais pessoas começaram a ver a comida como remédio. Como resultado, os consumidores estão cada vez mais procurando suporte funcional à saúde de alimentos e bebidas.

As proteínas do soro constituem 20% da proteína total do leite. Elas consistem em várias proteínas diferentes, que incluem β-lactoglobulina (β-LG), α-lactalbumina (α-LA), imunoglobulinas (Igs), albumina de soro bovino (BSA), lactoferrina (LF), lactoperoxidase (LPO) e glicomacropeptídeo (GMP). As proteínas do soro contêm todos os 20 aminoácidos e todos os nove aminoácidos essenciais.

Elas são uma rica fonte de peptídeos bioativos e aminoácidos essenciais de cadeia ramificada (BCAAs), como leucina, isoleucina e valina, relacionados a fatores críticos responsáveis pelo crescimento, construção e reparo muscular. As proteínas do soro são de digestão rápida e facilmente absorvidas, tornando-as uma boa fonte de proteína para pré e pós-treinos. Elas oferecem inúmeros benefícios à saúde e são uma das proteínas de mais alta qualidade disponíveis no mercado.

Os pesquisadores estudaram o impacto das proteínas do soro de leite na saúde nas últimas décadas e identificaram suas funções antioxidante, anticancerígena, prebiótica, antiobesidade, antidiabética, biossíntese muscular, osteoprotetora e radioprotetora. Cada benefício para a saúde pode ser atribuído a um ou poucos componentes das proteínas de soro de leite.

A β-lactoglobulina (β-LG) é a principal proteína do soro do leite (45-57%) contendo maior quantidade de aminoácidos de cadeia ramificada. A β-LG parcialmente desnaturada pode se ligar a moléculas hidrofóbicas, o que pode ajudar na redução da absorção intestinal de lipídios. Além disso, a β-LG é rica no aminoácido cisteína ligado à síntese de glutationa (GSH). Esse é um antioxidante essencial e modulador do sistema imunológico. Melhora a função hepática geral, aumentando o conteúdo de GSH e desacelera o processo de desenvolvimento de Alzheimer e câncer.

A α-lactalbumina (α-LA) é a segunda maior proteína de soro de leite (15-25%) com um teor de triptofano mais alto do que todas as proteínas da dieta. Um precursor da serotonina está relacionado com a indução de sono saudável e funções de humor. É rica em lisina, leucina, treonina e cisteína. Pode ligar-se a minerais como o cálcio e o zinco, afetando positivamente a sua absorção e biodisponibilidade. Ela protege contra infecções, mata diretamente as células cancerígenas quando complexado com ácido oleico e melhora o estado de alerta matinal.

As imunoglobulinas são a terceira fração significativa das proteínas do soro. As imunoglobulinas (IgG, IgA, IgM e IgE) atuam como antioxidantes e aumentam a imunidade. Elas também são antivirais e têm um efeito antibacteriano contra alguns patógenos. A lactoferrina (LF) é antiviral, antibacteriana e protege contra infecções por fungos. Além disso, fortalece o sistema imunológico, auxilia na proteção da saúde intestinal, atua como anti-inflamatório e ajuda a regular a absorção de ferro no organismo. As proteínas do soro também são uma fonte importante de peptídeos bioativos que impactam positivamente as funções do corpo.

No geral, a tendência de alimentação saudável adotada pelos consumidores em todo o mundo durante a pandemia do COVID-19 não vai desaparecer tão cedo. As proteínas do soro de leite têm um valor nutricional muito alto, são facilmente digeríveis e são facilmente absorvidas em comparação com outras proteínas.

Portanto, os consumidores podem facilmente incorporar essas proteínas em uma dieta diária saudável. É uma maneira conveniente de aumentar a ingestão diária de proteínas e oferece vários benefícios funcionais à saúde.

As informações são do Dairy Foods, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures