ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtores no Triângulo Mineiro melhoram qualidade do leite com o Programa FIP Paisagens Rurais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/12/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0
O programa FIP Paisagens Rurais começa a mostrar os primeiros resultados da assistência aos produtores da pecuária de corte e de leite no Triângulo Mineiro, inseridos na Bacia do Rio Tijuco. Eles melhoraram a qualidade do leite. Um exemplo é o trabalho junto a onze produtores do assentamento Barra do Peixe, em Campo Florido.
 
Logo no primeiro mês, a equipe do Sistema FAEMG/SENAR/INAES identificou a necessidade de melhorar a qualidade do leite produzido no local, que apresentava uma CBT (Contagem Bacteriana Total) em torno de 500 mil UFC/ml. A CBT representa um diagnóstico da higiene do ambiente, desde a ordenha até o armazenamento. Quanto mais baixa a CBT, melhor a qualidade do leite. “Em outubro, fizemos a primeira visita aos produtores e percebemos que era urgente a necessidade de capacitação sobre procedimentos de higiene. Por isso, promovemos o curso de Qualidade do Leite”, explicou o técnico do SENAR MINAS, Roger Alan Santos.
 
Os resultados foram rápidos. De acordo com o técnico, o índice da CBT caiu para uma média de 40 mil UFC/ml, sendo que alguns produtores alcançaram números ainda mais satisfatórios. Um caso de sucesso é o produtor Admilson Alves Dias. Para ele, antes do curso, era como “tirar leite no escuro”. Depois do treinamento, conseguiu atingir 12 mil UFC/ml na CBT. “Queremos fazer outros e melhorar ainda mais a nossa produção”.
 
“Dentro do FIP Paisagens, os nossos técnicos também aplicam as diretrizes do programa de Assistência Técnica e Gerencial, levando orientações para a gestão das propriedades e direcionamento das capacitações. Esse trabalho agrega conhecimento e beneficia a produtividade dos participantes”, afirmou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Uberaba, Caio Oliveira.
 
O programa no Triângulo - O FIP Paisagens Rurais é uma iniciativa do Banco Mundial, em parceria com a Embrapa e o Ministério da Agricultura, executado pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES. Atualmente, quase mil produtores são atendidos no Triângulo pelo FIP Paisagens Rurais em Campina Verde, Campo Florido, Gurinhatã, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Prata, Santa Vitória, Uberaba, Uberlândia e Veríssimo.
 
Com duração de dois anos, o programa desenvolve ações gratuitas para preservação da paisagem, por meio da recuperação de pastagens degradadas, áreas de APP ou reserva legal. A expectativa é recuperar 45 mil hectares de pastagens e 5 mil hectares de florestas.
 
As informações são do Senar Minas.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures