ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RS: produtores de leite pedem medidas do governo para frear crise

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/04/2024

1 MIN DE LEITURA

0
1

Os produtores de leite do Rio Grande do Sul vêm reforçando junto ao governo do Estado pedidos para medidas de apoio ao setor, seguindo exemplos de outros Estados. Os criadores gaúchos reivindicam medidas semelhantes que ajudem a recuperar e reorganizar a cadeia leiteira.

Em Minas Gerais, o governo local publicou decreto que suspendeu benefícios aos importadores do produto para a proteção e recuperação do setor. Goiás também anunciou recentemente a retirada dos benefícios fiscais de laticínios que importam leite e derivados de outros países.

Já o governo do Paraná publicou decreto que muda a regra para cobrança de ICMS sobre a importação de leite em pó e muçarela. Antes isentos do tributo, agora a alíquota passa a ser de 7%.

O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, lembra que, nos últimos dez anos, a cadeia leiteira do Estado perdeu cerca de 50% de seus produtores, sendo famílias inteiras que extinguiram suas atividades. "Tanto em nível federal quanto estadual, as ações até agora tomadas resultaram em poucos benefícios”, reclama.

Tang defende que o governo gaúcho tome algumas medidas unilaterais, ou seja, independentemente das ações nacionais, como taxar as empresas que usam produto importado ou identificar quem está usando leite nacional e ajudando a cadeia produtiva.

Ele reforça que a inundação das importações, em especial dos países do Mercosul, “transbordaram o balde de problemas” vividos pelo setor. "Já que temos Mercosul, que nada dá para fazer, temos que ter ações locais para que se possa ajudar os produtores e também a indústria local que não importa. Esta também acaba sendo prejudicada quando o outro pega esse leite em pó que vem de fora, mais barato e subsidiado. Os Estados são diferentes, não precisa copiar as medidas, mas o problema é igual para os produtores no país todo", ressalta.

As informações são do Globo Rural, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures