ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Previsão alerta para formação de ciclone extratropical no Sul

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/12/2023

3 MIN DE LEITURA

0
1

O verão começa oficialmente nesta sexta-feira (22/12) sob forte influência do fenômeno climático El Niño e com um alerta para a possível ocorrência de um ciclone extratropical no Sul do Brasil. O risco é de temporais, principalmente, nas áreas mais ao centro e norte do Rio Grande do Sul.

Os boletins meteorológicos apontam para a formação do ciclone no dia 25 de dezembro, próxima segunda-feira, informa a Climatempo. O fenômeno vai favorecer a formação de uma frente fria, que deve levar chuva para a Serra Gaúcha e interior de Santa Catarina e do Paraná. Há risco de temporais.

“Caso confirmado, será o primeiro ciclone e a primeira frente fria associada ao sistema da nova estação, com impacto maior nas condições de tempo sobre as cidades do Sul”, informa a Climatempo, em boletim, ressaltando que a situação é atípica.

Verão começa oficialmente nesta sexta-feira (22/12) sob forte influência do fenômeno climático El Niño — Foto: Inmet
 

Até lá, o tempo deve variar na região. O sábado (23/12) deve ser de instabilidade, com a aproximação de uma frente fria e formação de nuvens carregadas sobre o sudoeste do Paraná, oeste e sul de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.

Já no domingo (24/12), véspera de Natal, a chuva diminui no Sul. A tendência é pancadas isoladas alternadas com sol e calor.

Modelos de precipitação e de temperaturas — Foto: MetSul
 

El Niño no verão

A chegada da nova estação é marcada pela presença do El Niño sobre o Brasil. Os últimos meses sob influência do fenômeno climático foram marcados por grandes volumes de chuva em algumas regiões, escassez em outras, com temperaturas bastante elevadas e a ocorrência de ondas de calor.

Os meteorologistas da MetSul informam que o El Niño vai permanecer durante todo o verão. Mas o período de maior intensidade é o atual. A tendência é de enfraquecimento nos próximos meses.

El Niño vai permanecer durante todo o verão — Foto: Inmet
 

O período deve ser de irregularidade de chuva no Rio Grande do Sul, com períodos que podem ter volumes próximos ou até acima das médias históricas e outros abaixo das médias. A tendência é de alta variabilidade dos acumulados a depender da região. “O verão em Santa Catarina e no Paraná terá grande variabilidade de volumes de chuva de uma cidade para outra, mas, no geral, deve ter precipitações próximas ou abaixo da média na maioria das localidades”, acrescenta a MetSul.

No Centro-oeste, a previsão é de chuva mais volumosa nos Estados de Mato Grosso e Goiás. Já em Mato Grosso do Sul, os mapas indicam acumulados menores do que a média e ocorrências de forma irregular.

No Sudeste, o principal ponto de atenção é com o Estado de Minas Gerais, informa a MetSul. A chuva deve ficar acima da média em vários pontos. Rio de Janeiro e Espírito Santo também devem ter volumes elevados de chuva ao longo da estação. Em São Paulo, a chuva deve ser irregular. “Tanto no Sudeste como no Centro-oeste são comuns na estação temporais isolados e com altíssimos volumes de chuva que podem fazer com que a estação termine com acumulados localizados ou regionalizados acima da média”, pontua a MetSul.

No Norte, o El Niño deve fazer chover mais ao norte da região Amazônica. Nas demais áreas, a chuva deve ficar próxima ou abaixo da média.

No Nordeste, apesar de tipicamente o verão ser menos chuvoso com a presença do fenômeno, os mapas apontam para volumes elevados em algumas áreas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lembra que nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a chuva é provocada, principalmente, pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Já no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal sistema responsável. “Há condição favorável para chuva forte, queda de granizo, vento de intensidade moderada a forte e descargas elétricas. Neste período, é comum a ocorrência de chuva em praticamente todo o país”, ressalta o Inmet.

As informações são do Globo Rural, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures