ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pressão da indústria é principal entrave no debate da tributação de bebidas adoçadas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/09/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

O lobby dos setores afetados é o principal desafio enfrentado na hora de se discutir a tributação de produtos que fazem mal à saúde, como bebidas adoçadas, disse nesta quarta-feira (23) a diretora geral da ACT Promoção da Saúde, Paula Johns.

“A resistência da indústria é grande, mas acho que é nosso papel também tirá-la da zona de conforto, fazer com que se reinvente. Porque não é ético, não é socialmente aceitável que os lucros estejam vindo de produtos que comprovadamente têm um impacto na saúde muito grande”, disse Paula, no evento “Tributo saudável”, com realização da Editora Globo e transmissão do Valor.

No evento, foi apresentado estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a pedido da ACT Promoção da Saúde — e antecipado pelo Valor —, que mostrou que uma tributação de 20% sobre bebidas não alcoólicas adoçadas, categoria que inclui refrigerantes, sucos de caixinha, isotônicos e bebidas à base de leite e chocolate, geraria R$ 4,7 bilhões de arrecadação tributária adicional por ano e um acréscimo de R$ 2,4 bilhões ao PIB.

A proposta da organização, que converge com o “sugar tax” já mencionado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, foi levada ao Congresso para discussão no âmbito da reforma tributária.

Paula negou que a medida teria um impacto maior sobre a população mais pobre. De acordo com ela, todos os estudos internacionais apontam que a tributação de produtos nocivos à saúde tem um impacto não regressivo no longo prazo. Isso porque o aumento do preço desestimula o consumo na população mais vulnerável, que acaba redirecionando seus recursos para outros itens. “Fora os efeitos sobre a saúde”, destacou.

Ela frisou ainda que a proposta ajudaria a reduzir a pressão sobre o sistema de saúde e a maior arrecadação poderia ajudar a reforçar o orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures