ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PR: Agroindústria de leite é a 1ª propriedade livre de brucelose e tuberculose em Cantagalo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/04/2024

1 MIN DE LEITURA

0
0

A agroindústria Tia Nena Produtos Coloniais, especializada na produção de queijos e leites, alcançou um feito inédito para Cantagalo, na região Centro-Sul do Estado, ao conquistar o status de livre de Brucelose e Tuberculose.

O certificado foi entregue pela Gerência Regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) de Guarapuava, por meio do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal – (PNCEBT).

Essa conquista torna a propriedade a primeira do município a obter o status livre dessas doenças e a terceira da região de Guarapuava – as outras duas são Pinhão e Reserva do Iguaçu. No total, a Regional de Guarapuava é formada por Candói, Cantagalo, Guarapuava, Palmital, Pinhão, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu e Turvo.

A gerente regional de Guarapuava, Marcia Maria Zago, ressaltou a importância do reconhecimento à Agroindústria Tia Nena. “Esta entrega é de grande importância para a defesa agropecuária do Paraná, para o reforço da prevenção e controle e prevalência destas duas enfermidades nos rebanhos paranaenses, assim como a diminuição de sua prevalência”, disse.

Ela também destacou que os certificados de status livre de zoonoses garantem a saúde humana e a segurança alimentar, fortalecendo, assim, a cadeia produtiva agrícola da região.

DESTAQUE  Em 2023, a produtora, que agora ostenta o certificado da Adapar, foi destaque no “Prêmio Queijos Paraná”. Com dois produtos selecionados entre os 10 melhores do Estado, a agroindústria recebeu duas medalhas super ouro no evento. A premiação aconteceu em junho, com a entrega feita pelo secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

AÇÕES  A Adapar, por meio do PNCEBT, é responsável pela certificação de propriedades livres de brucelose e tuberculose. A agência também promove a orientação a produtores rurais na prevenção e controle das enfermidades e no saneamento dos rebanhos; controle da distribuição dos antígenos e alérgenos, respectivamente utilizados no diagnóstico da brucelose e da tuberculose e no resultado desses diagnósticos; vacinação, controle de comercialização e do uso de vacinas contra a brucelose; cadastramento de médicos veterinários.

As informações são do Governo do Paraná, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures