ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Por Amazônia, senadores dos EUA querem adiar acordos com o Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/09/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0

Um grupo de senadores democratas dos Estados Unidos pediu ao governo de Donald Trump que adie negociações comerciais com o Brasil até que o presidente Jair Bolsonaro tome medidas para proteger a floresta Amazônica. As informações são da agência Bloomberg. “Esta é uma crise internacional com implicações de segurança nacional para os Estados Unidos”, afirmam os senadores, em carta endereçada a Robert Lighthizer, representante comercial dos EUA.

Em meio à crise de imagem causada pelas queimadas na Amazônia, o presidente americano e o governo brasileiro começaram a costurar uma iniciativa global para a defesa do ambiente, com foco na “defesa da soberania” dos Estados nacionais. As informações partiram de integrantes de comitiva brasileira que foi à Casa Branca, no fim do mês de agosto.

Segundo um auxiliar direto de Bolsonaro, a ideia do encontro partiu do próprio Trump, que deu apoio público ao Brasil durante a ofensiva internacional desencadeada pelas queimadas, e se contrapôs à posição do presidente da França, Emmanuel Macron, de “internacionalizar” o tema.

De acordo com a Bloomberg, a carta dos democratas diz que, na ausência de ação significativa do presidente Bolsonaro para proteger a Amazônia, os EUA devem deixar claro que não farão negociações comerciais com o Brasil. Já Trump tuitou apoio a Bolsanaro, em agosto, e disse que as perspectivas comerciais entre os EUA e o Brasil são “muito emocionantes”, ressalta a agência.

A carta é assinada por Chris Murphy, Brian Schatz, Sheldon Whitehouse, Tom Udall, Kirsten Gillibrand, Patrick Leahy, Cory Booker, Chris Van Hollen, Kamala Harris, Amy Klobuchar e Richard Blumenthal. Os senadores também pediram a Lighthizer que suspenda os planos de retomar as importações de carne bovina brasileira, devido ao impacto da indústria de carne no desmatamento ilegal.

Também demandam que o governo americano encerre a guerra comercial EUA-China, observando que as importações de soja brasileira pela China aumentaram, o que incentiva que mais áreas da Amazônia sejam desmatadas para a agricultura.

As informações são do jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures