ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa detalha perfil de mulheres que trabalham com inovação no agro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/11/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

A presença feminina em cargos ligados à inovação no agronegócio é predominantemente branca, escolarizada, solteira e sem filhos, de acordo com a pesquisa #MulheresQueInovamOAgro, realizada pelo hub AgTech Garage, de Piracicaba (SP). O questionário que serviu de base para os resultados ficou disponível online entre 30 de setembro e 21 de outubro, e foi preenchido por 181 mulheres.

A maioria das entrevistadas, precisamente 76,8%, se classificou como branca. Pretas e pardas representaram 17,7% do total, enquanto amarelas eram 3,3%. Outras 2,2% não responderam à questão.

Formação sólida

Menos de 3% das mulheres que atuam com inovação no agronegócio brasileiro estudaram apenas até o ensino médio, segundo a pesquisa. 31% cursaram o ensino superior, 40% têm pós-graduação, 16% concluíram mestrado, 9,4% são doutoras e 1,1% tem pós-doutorado.

Mais da metade das mulheres que responderam ao questionário são solteiras (51,4%), 6,1% são divorciadas ou viúvas e 42,5% são casadas. Em relação a filhos, 58,6% delas não têm — em cargos de liderança, esse percentual cai para 52%. Também, mais da metade das mulheres que participaram da pesquisa ocupa cargos de liderança em startups, empresas, propriedades rurais e instituições: 4,4% são CEOs, 11% são fundadoras ou co-fundadoras, 28,7% são gestoras e 9,4% são coordenadoras.

Das entrevistadas, 76,2% se dizem acolhidas pelo setor de inovação. Apesar disso, quase 80% afirmam que sofrem preconceito de gênero, ainda que sutil. Para 53% delas, o machismo é um dos principais desafios a ser vencido. Entre mulheres com menos de 35 anos, esse percentual salta para 65%.

O trabalho também apontou que 64% das mulheres que trabalham com inovação no setor produtivo estão na região Sudeste, 15% no Sul, 12% no Centro-Oeste, 4% no Nordeste e 3% no Norte.

As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures