ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nossa Comunidade - Cristiano Poncio, zootecnista e consultor

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/06/2012

4 MIN DE LEITURA

23
0
Filho e neto de produtor, Cristiano Poncio fez escola agrícola e formou-se em zootecnia na Universidade Federal de Lavras (1992-1997). Após trabalhar alguns anos no Brasil, mudou-se para os Estados Unidos para fazer intercâmbio e acabou sendo contratado para trabalhar em fazendas locais. Cristiano regressou em abril para o Brasil trazendo toda a experiência adquirida e um história de sucesso, que poderá ser conferida no 12º Simpósio Internacional sobre Produção Competitiva de Leite (Interleite Brasil 2012) em Uberlândia, MG entre os dias 11 a 13 de setembro de 2012.



Como foi sua experiência nos Estados Unidos (EUA)?

Trabalhava por três anos em uma fazenda de confinamento (free stall) com 2.000 vacas em lactação quando recebi um convite para assumir um novo desafio no sul da Geórgia: trabalhar em uma fazenda que adotava sistema a pasto. Acabei ficando por lá por mais 8 anos, até resolver voltar ao Brasil, agora em abril.

Como era a fazenda a pasto?

A fazenda a pasto trabalha com pivô central e animais da raça jersolando. Quando iniciou em 2004, a fazenda tinha apenas 600 animais em lactação, e quando sai de lá no início de 2012, o número de animais em lactação tinha triplicado (Hoje são 3 fazendas com 600 animais cada).

Na época de inverno, era adotado o plantio de aveia e azevém e para que as vacas não urinassem, defecassem e/ou pisassem no capim, era adotado o sistema de cerca elétrica voadora, que consistia em um cerca elétrica presa em um pivô que se deslocava lentamente. Dessa forma, a vaca comia à medida que o pivô ia caminhando e consequentemente tendo acesso apenas ao capim fresco e verde, tendo aproveitamento de 100%.



O pivô central é o coração da fazenda a pasto. Ele pode ser usado para diversas funções, como para irrigação, fertirrigação (utilizando a água que provém do curral) e climatização. A contribuição com o bem-estar animal é fundamental, as vacas sentem-se refrescadas e não procuram sombra, dessa forma o risco de deitarem em áreas com muita lama é menor e por consequência reduz o índice de mastite.

Quando lembramos de EUA normalmente vem a mente sistema produção em confinamento, por que alguns produtores americanos estão adotando o sistema a pasto?

Em 2009, com a crise nos EUA os grãos ficaram muito caros e o confinamento estava dando prejuízo, muitos produtores vieram ao Brasil para ver como se produzia leite a pasto como uma forma de alternativa.

O sistema confinado dava 15% de lucro e com um volume bem maior que o pasto, já o pasto dava 25% de lucro com maior retorno do capital investido, dessa forma o sistema extensivo foi ganhando adeptos.

Um bom exemplo é o sr Ron St. John, produtor norte-americano com 17.000 vacas, com propriedade na Florida. Ele optou por investir em pasto, e produz em torno de 140 milhões de litros em três propriedades: 2 em sistemas de confinamento e uma a pasto. (leia matéria e relacionada e assista entrevista com o produtor)

Por que resolveu voltar ao Brasil?

Além da questão pessoal, vejo que o Brasil é a bola da vez. Depois dessa minha experiência com sistema a pasto, fica muito claro que o nosso país tem tudo para decolar. Tem clima, área, forrageiras, tem tudo para dar certo, só é necessário alguns ajustes. Em um espaço curto de tempo, teremos grandes produtores a pasto, como já é o caso do Luiz Girão no Ceará e do José Renato Chiari em Goiás.

Quais as diferenças que mais lhe saltaram aos olhos quando conheceu os produtores e as fazendas americanas?

Nos EUA, o gado é mais homogêneo, o que facilita o manejo no trato e na ordenha. A padronização é feita na hora da ordenha, se o animal não responde com produção de leite já é descartado, não mantém-se animais ineficientes.

Os americanos tornaram-se profissionais no leite. Aqueles que ficavam sempre no vermelho foram de certa forma eliminados, lá não tem essa história de tirador de leite. E da mesma forma que a peneira passou por lá, tenho certeza que vai passar por aqui também e só restarão os que forem eficientes. E não precisa ser grande para isso, os pequenos produtores que tem mão de obra familiar e fazem boa gestão de seu negócio também ganharão dinheiro.

Como o MilkPoint lhe auxilia no dia a dia?

O site traz sempre o que é importante e informação atualizada. Quem não o acompanha, está fora do mercado. Também é o local para conhecermos quem são as pessoas do setor.

Frase de destaque:

"O rio corta a pedra não pela sua força, mas pela sua persistência."

Mais informações sobre a experiência de Poncio poderão serem conferidas durante o 12º Simpósio Internacional sobre Produção Competitiva de Leite (Interleite Brasil 2012) onde falará sobre: Produção sob pastejo irrigado no sudeste dos EUA - o que aprendemos nesses 3 anos? Quais são nossos números hoje? Como estamos comparativamente aos demais produtores? Cristiano Poncio, Geórgia (USA). O evento ocorrerá em Uberlândia, MG entre os dias 11 a 13 de setembro de 2012. Acesse o site e faça sua inscrição: https://interleite.com.br/index.html.

23

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCELO DE REZENDE

LONDRINA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/01/2015

Olá Cristiano, como vai?

Só hoje vi seu perfil aqui no milkpoint, são tantas informações que algumas, apesar de extremamente relevantes, nos passam batidas. Parabéns pelo trabalho que você vem realizando nas fazendas de leite do Brasil, nossos produtores certamente serão muito beneficiados pelo conhecimento que você trouxe na bagagem. Parabéns e boas sorte!
GUILHERME ALFREDO MAGALHÃES GONÇALVES

LAGOA DOS PATOS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 07/11/2012

AMIGO E COLEGA DE PROFISSÃO CRISTIANO,

PARABÉNS PELO SEU TRABALHO, PELAS SUAS IDÉIAS E TAMBÉM PELA BUSCA DO CONHECIMENTO NACIONAL E EXPERIENCIAS FORA DO NOSSO PAÍS. ISSO É MUITO IMPORTANTE PARA FORMAÇÃO SÓLIDA DE NOSSO CONHECIMENTO. QUERO FAZER IGUAL O SENHOR, SOU ESTUDANTE DE ZOOTECNIA, E SEMPRE CORRO ATRÁS DE ESTÁGIOS E NOVAS OPORTUNIDADES QUE VENHAM SOMAR PARA MINHA VIDA PROFISSIONAL.

ESTOU JUNTAMENTE COM MEU PAI MONTANDO UM PROJETO DE PRODUÇÃO DE LEITE A PASTO EM NOSSA PROPRIEDADE EM LAGOA DOS PATOS (NORTE DE MG), IRRIGANDO UMA PEQUENA  ÁREA DE TÍFTON. "COISA PEQUENA, MAS GRANDES FEITOS NASCEM DE PEQUENOS SONHOS."



@ DE ABRAÇOSS CRISTIANO,



GOSTARIA DE TROCAR ALGUMAS INFORMAÇÕES COM VOCÊ, SE POSSÍVEL..



guilhermemagalhaes@zootecnista.com.br
CRISTIANO PONCIO

AIMORÉS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/06/2012

Prezado Corbulon, obrigado pelas considerações e te espero em Uberlandia para o grande encontro da atividade leiteira.
CRISTIANO PONCIO

AIMORÉS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/06/2012

Prezado Lúcio Cunha, conto com voce nesta nova empreitada. A sua experiencia tem muito a somar.

CRISTIANO PONCIO

AIMORÉS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/06/2012

Prezado Daniel Vieira Batista, meu telefone é: (27)8134-8881 Skipe: crisponcio

Pode me ligar quando quizer, estou a disposição.

ROGÉRIO SERRANO DE OLIVEIRA

AIMORÉS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/06/2012

Caro Cristiano, parabéns pela sua ousadia e coragem de buscar novas tecnologias em terras estrangeiras.

Que todo seu esforço seja recompensado com o reconhecimento dos técnicos e produtores sérios, que realmente se preocupam com o futuro do Bovinocultura Leiteira no país.

Nós do Departamento de Agricultura de Aimorés temos orgulho de você.

Um abraço.

Rogério Serrano de Oliveira.
DANIEL VIEIRA BATISTA

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/06/2012

Cristiano preciso falar com vc.


E-mail e MSN: daniel.med.vet@hotmail.com


Abraço
CORBULON SOARES DE MACEDO

EUNÁPOLIS - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/06/2012

Prezado Cristiano, seja bem vindo a terrinha. Sua experiência adquirida na produção de leite a pasto com certeza irá contribuir com o desenvolvimento de projetos de grandes fazendas leiteiras.

Nos veremos em Uberlândia ou aqui no extremo sul da Bahia se nos der a honra de nos visitar.

Grande abraço

Corbulon Macedo
LUCIO ANTONIO OLIVEIRA CUNHA

AIMORÉS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/06/2012

Parabéns Cristiano, pelo jeito sua floresta a ser aberta virou asfalto. Aproveite as oportunidades, faça o que acredita e gosta e certamente contribuirá muito para o engrandecimento da pacuaria leiteira de alta rentabilidade neste país. Grande braço.

Lucio Cunha
RONALDO MARCIANO GONTIJO

BOM DESPACHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/06/2012

Prezado Cristiano,

Assisti seus videos no youtube, gostaria de saber mais sobre a criação das bezerras, vi que é coletiva, queria saber se a narizeira é usada desde mais novas ou somente quando são desmamadas.

Um abraço

Ronaldo
GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/06/2012

Prezado Luiz Prata Girao: Por que não implantar  embriões de holandês ou de jersey, ao invés de jersolandas? A evolução genética que você pretende somente virá se as raças forem apuradas, não, pela miscigenação delas.

Um abraço,

GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG

=HÁ SETE ANOS CONFINANDO QUALIDADE=

CRISTIANO PONCIO

AIMORÉS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/06/2012

Sr. Kolowyskys Silva de Alencar Dantas obrigado pelas felicitações. O Brasil já é profissional, agora é questão de tempo para atingirmos a excelência. Temos muita gente competente e disposta a trabalhar, terra, clima, água e tecnologias ao nosso alcance. Vamos nos encontrar em Uberlândia ou Ceará. Abraço.
CRISTIANO PONCIO

AIMORÉS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/06/2012

Sr. Roberto Jank Jr. , este vídeo foi feito na Green Hill Dairy , cidade de Quitman-Sul da Georgia onde eu trabalhava. Era em Março de 2011 quase no final do inverno e o pasto era Azevém (variedade Big Boss, mais indicada para aquela região do país), o tifton começa a dominar a área no final de abril quando ja começa a esquentar e o azevém para de crescer e de  sombrear o tifton que estava em fase de dormencia devido ao frio e o sombreamento do azevém. Se voce quiser ver outro vídeo la da fazenda, que mostra um resumo das atividades durante todo o ano de janeiro a dezembro. É no youtube e o título é: Leite a pasto nos Estados Unidos.

      Não sei se você se lembra mas nós nos conhecemos em julho de 1997 quando eu estava fazendo um estágio com o Arthur Chinelato na Embrapa Sudeste em São Carlos e você foi fazer uma visita a Embrapa.

     Prazer em poder  compartilhar novidades com você e todo povo brasileiro. Abraços!!!!!
CRISTIANO PONCIO

AIMORÉS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/06/2012

Sr. Luiz Girão, Na viagem de uma semana que fiz ao Ceará em 15 de maio deste ano, deu pra perceber que o estado é muito promissor como já é pregado por vários anos pelo nosso professor,pesquisador e um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da nossa pecuaria leiteira brasileira Arthur Chinelato de Camargo. Se Deus quiser estaremos juntos para participar do desenvolvimento do Leite no Estado. Parabens pelo seu entusiasmo e empreendedorismo. O Brasil agradece a pessoas como o Senhor que trabalha para o crescimento do país.
CRISTIANO PONCIO

AIMORÉS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/06/2012

Sr. Guilherme Alvesde Olaria-MG . Tambem gosto do sistema confinado. Acredito que todo sistema de producao de leite quando bem gerenciado, com foco em eficiencia, controle de custos, tecnologias bem funcionais para o sistema adotado, tera sucesso. Vai depender do produtor decidir qual sistema ele se sente mais confortavel em administrar. Uns mais intensos e outros mais flexiveis. O que me fez ficar convencido que sistema a pasto nao eh coisa do passado, eh que meu ex-patrao antes de montar a fazenda de leite a pasto dele em 1983, ele era socio de uma fazenda de leite confinado, tres ordenhas diarias, dieta total e todas outras tecnologias existentes naquela epoca. Quando ele separou a sociedade e foi comprar um outro pedaco de terra, ele teve a oportunidade de conhecer o sistema da Nova Zelandia e assim o fez.. Desde 1983 o sistema eh lucrativo e o que limita hoje a sua expansao eh a falta de mao-de-obra para operar o negocio. Os Estados Unidos fechou a fronteira com o Mexico e a entrada dos imigrantes que era a força trabalhista, ficou escassa. Além disso, o serviço de imigração, estava indo nas fazendas conferir a documentação dos trabalhadores e forçando a troca dos ilegais por legais(americanos), que não tinham aptidão para o tal. Obrigado pelo comentário.
CRISTIANO PONCIO

AIMORÉS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/06/2012

Sr. Jose Roberto Pinto, gostei muito da ampliacao do seu  projeto de leite a pasto em Linhares-ES. Com certeza sera um sucesso!!!! O Agronomo Lucio Cunha, que ja o acompanha atraves da consultoria tecnica a mais de 10 anos, tambem esta de parabens!!!!
KOLOWYSKYS SILVA DE ALENCAR DANTAS

QUIXERAMOBIM - CEARÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/06/2012

"O bom filho à casa retorna". Seja bem vindo ao Brasil e a nossa maravilhosa terra que é o Ceará. Como foi referido o que nos falta ainda é profissionalismo, mas chegaremos lá!!! Pra que terra mais maravilhosa do que esta que tem sol o ano inteiro???? Planta cresce com nutrientes e sol, e "vaca come é capim"!! Esperamos crescer bastante com sua chegada, com a troca de experiências!!!!

M.V. Esp. Kolowyskys Dantas - Fértile Assist. Téc. Veterinária

Fazenda Flôr-da-Serra - Limoeiro do Norte(CE)
ROBERTO JANK JR.

DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/06/2012

Cristiano, muito interessante o video do pivô com as vacas pastando; vc vai nos trazer boas novidades. É da Piedmont?

A gramínea com trevo é Tifton ou Azevem ingles?

abraços,

Roberto
LUIZ PRATA GIRAO

FORTALEZA - CEARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/06/2012

Vou convencer nosso governador a transplantar no minimo 20.000 embrioes de Jesolanda afim de se fazer uma revolucao genetica em muito pouco tempo. O laboratorio ja foi inaugurado, temos otimos veterinarios por aqui e faremos parceria com as melhoes empresas do pais.
LUIZ PRATA GIRAO

FORTALEZA - CEARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/06/2012

Estou feliz Critiano, voce me trouxe muitos conhecimentos novos, vamos ficar juntos, e com certeza o Ceara sera em breve o maior produtor de leite do nordeste, amanha estarei com o governador CID para tratar desse assunto, nosso estado procura investidor do ramos. Temos terra agua e empresas como Danone e Betania, capazes de adquirir toda producao.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures