ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MT: Produtores de leite de têm nova fonte de informação

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/02/2013

2 MIN DE LEITURA

1
0
Preço do leite pago ao produtor, volume de leite captado pelo laticínio e preços dos produtos no atacado são informações disponíveis no boletim da pecuária leiteira de Mato Grosso que passará a ser divulgado mensalmente pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O primeiro boletim foi apresentado nesta quarta-feira (06.02) em coletiva de imprensa realizada na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

“Enquanto a Famato orienta os produtores de leite no que diz respeito à parte técnica da produção, com dicas para garantir a eficiência produtiva e geração de renda, o Imea colabora com o boletim que traz informações de mercado e, consequentemente, auxilia o produtor na tomada de decisões. Essas demandas foram verificadas durante o Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Leite que divulgamos em abril do ano passado”, afirma o presidente do Sistema Famato, Rui Prado.

Neste primeiro informativo, o Imea identificou que a captação diária de leite pelos laticínios cresceu 14% em dezembro de 2012 em comparação a novembro do mesmo ano, passando de 1,19 milhão de litros/dia para 1,36 milhão de litros/dia. “Mesmo com o aumento da captação pela indústria, o preço médio do leite pago ao produtor cresceu 1,5%, o que nos surpreendeu, pois em geral quanto maior a oferta menor o preço. Foi uma situação atípica para o setor”, aponta o gestor do Imea, Daniel Latorraca.

Para fevereiro, o Instituto estima redução no valor do leite pago ao produtor em aproximadamente R$ 0,03/litro. Essa queda de preço, conforme o analista do Imea, João Henrique Buschin, também já vem ocorrendo com os leites fluidos e bebidas lácteas por conta do menor consumo no período das férias. “Apesar disso, o custo da pecuária leiteira deve ficar menor este ano para quem suplementa o rebanho, já que esperamos uma boa produção de milho que são utilizados na ração animal”, acrescenta Buschin.

Regiões – Nos meses de novembro e dezembro de 2012, a região nordeste de Mato Grosso superou as expectativas de produção, substituindo a posição do sudeste que até então ocupava o terceiro lugar no ranking estadual.

Segundo o analista de Pecuária do Núcleo Técnico da Famato, Carlos Augusto Zanata, isso mostra que os municípios localizados no nordeste do estado estão aumentando a produção de leite. “A região nordeste do estado tem crescido e atraído novos produtores, inclusive os de leite. Isso incentiva a produção, que vem crescendo conforme apresentado hoje. Certamente esta região terá uma participação cada vez maior na produção de leite do estado”, informa Zanta.

A matéria é do cenário MT, adaptada pela Equipe MilkPoint.
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ COELHO PINTO

ARAPUTANGA - MATO GROSSO

EM 08/02/2013

Não conheço ainda o boletim, mas a iniciativa é muito boa, bem vindo este boletim, parabens pela a iniciativa. O produtor de leite no geral é desinformado  não porque ele quer porque as informações que existe são a nivel nacional, na maioria das vezas Mato Grosso não é citado. Esperamos que este boletim informe esses dados por região principalmente o preço. Ultimamamente os preços de leite no estato de Mato Grosso é bastante variáveis de região para região. Vejo que a única forma do produtor de leite ser respeitado neste pais é ele estar bem informado, para poder lutar pelos seus direitos racionalmente. Vamos diminuir a ditadura comercial que existe do intermediário entre o produtor e o consumidor, isto é desigualdade e inequidade.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures