ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MS: ampliação de laticínio e produção potente são destacadas em visita à Inocência

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/07/2015

3 MIN DE LEITURA

0
0
“Inocência está com a faca e o queijo na mão para alavancar a produção leiteira no município”, foi com essa certeza que o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini definiu o atual cenário da pecuária de leite da região. É que até o início de agosto serão concluídas as obras de ampliação do laticínio da cidade. A previsão é de que 150 novos empregos sejam gerados diretamente a partir do melhoramento da estrutura do prédio.

Todo o potencial lácteo de Inocência foi apresentado para a Agraer durante o tempo em que o diretor da Instituição, Enelvo Felini, esteve na cidade, na última sexta-feira (03/07). Além do laticínio, o roteiro de visita incluiu também a Cooperativa Agroindustrial e Pecuária de Inocência (Coapi), situada na Rodovia Aristides Teodoro da Silva e o escritório da Agraer, localizado no Jardim Bom Jesus.

Após a ampliação, a fábrica passará de 2 mil m² de área construída para 5.500 m². “Com essa mudança a nossa meta é chegar a marca de 200 mil litros de leite por dia na produção. Estamos contentes em apresentar o projeto a Agraer. Desde a criação em 1994, essa é a primeira vez que recebemos um diretor da Agência aqui” afirmou Henrique César, gerente geral do laticínio Aporé.

Outra grande novidade no local será a produção de leite condensado. O produto deve começar a ser fabricado ainda na segunda quinzena de julho. Um feito inédito em Mato Grosso do Sul, que certamente estimulará a linha de produção láctea em Inocência, segundo afirmação do diretor-presidente Enelvo Felini. “Para Inocência é um diferencial, uma vez que a cidade passa a fabricar um produto que até então o estado só importava. É um produto regional que chega para competir espaço nas prateleiras do mercado”, analisa.

Além disso, o laticínio também se prepara para produzir leite longa vida e achocolatado. “Construída há 21 anos, a empresa se solidifica a cada dia no comércio revendendo seus produtos para grandes multinacionais presentes em estados como Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e até na região do Nordeste”, disse o gerente.

Contudo, para que os negócios continuem em expansão é necessário que haja o apoio do governo do Estado para enfrentar os desafios no período de entressafra do leite, fase em que a ordenha reduz consideravelmente. “Garantir a correção do solo através o calcário e oferecer conhecimento ao pequeno produtor para que haja no cocho uma alimentação barata e de boa qualidade aos animais fazem parte do papel da Agraer. Queremos que nossos técnicos ajudem o homem do campo a aumentar a produção e o seu poder de negociação”, explicou o diretor da Agraer.

O prefeito de Inocência, Antônio Ângelo dos Santos conta que no período de entressafra o produtor rural tem a dificuldade de atender do mercado consumidor. “No inverno a ordenha diminui e o custo aumenta. Contamos com o apoio do governo do Estado para que ofereça apoio tanto aos pequenos produtores como para os investidores. É na assistência técnica que alternativas de produção podem ser encontradas no campo” disse.

“Recentemente tivemos que buscar leite em outro estado porque nossa demanda era maior que a capacidade produtiva da região. Acredito que a aproximação da Agraer e o produtor com a gente pode mudar essa realidade”, relatou Henrique César.



Assistência Técnica


Para reverter o quadro o engenheiro agrônomo e coordenador municipal da Agraer, Júlio César da Mota garante que ações estão sendo articuladas junto a diretoria da Agraer em Campo Grande. “Temos o trabalho de assistência técnica com produtores pelo programa Leite Forte. Com a nova diretoria da Agência vamos aplicar novas medidas que oriente as famílias agrícolas a produzirem mais e melhor”.

Na Cooperativa, Enelvo Felini conheceu as instalações e o leite produzido pelo grupo. “Vários produtores contam com o atendimento da Agraer em suas propriedades. Estreitar o vínculo é firmar parceria, essencial para aumentarmos a renda das famílias e levarmos o nome de Inocência para fora da cidade”, falou o Denézio Martins, cooperado da Coapi.

Participaram da comitiva de recepção do diretor da Agraer, o vice-prefeito Diorante Garcia, o secretário de Finanças do Município, Gilmarez Leal, o presidente da Câmara de Vereadores de Inocência, Jeferson Lopes (Shell), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Giovani Prado e os assessores jurídicos da prefeitura, Paulo Mariano e José Aparecido Leal.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures