ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ministra Tereza Cristina pretende levar estratégia da Dália Alimentos a demais estados brasileiros

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/03/2020

3 MIN DE LEITURA

0
0
A convite da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Teresa Cristina, o presidente Executivo da Cooperativa Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas e o assessor jurídico, Reinaldo Cornelli, estiveram em Brasília nos dias 18 e 19 de fevereiro. O objetivo foi detalhar à titular do ministério e à sua equipe técnica o Projeto de Produção Integrada Leiteira e de Frangos da Dália Alimentos, considerado uma nova e moderna concepção de incentivo à produção agropecuária para pequenas propriedades rurais.
 
Tereza Cristina, assim como outras autoridades que conheceram o Programa Parceria Leiteiro, entendeu que se trata de um arranjo eficiente de produção para a viabilização de pequenos produtores rurais. Por ocasião de sua estada em Arroio do Meio, durante a inauguração do Complexo Avícola, em dezembro de 2019, acompanhada do deputado federal Alceu Moreira – também entusiasta do programa e viabilizador da vinda da ministra à inauguração e da agenda na capital federal – a ministra visitou uma das quatro granjas leiteiras de produção associativa com ordenha robotizada e enfatizou que “o programa deveria servir de modelo para o país por ser um arranjo produtivo diferente, inclusivo, com tecnologia de ponta e que oportuniza o desenvolvimento dos pequenos produtores rurais”.
 
Detalhado o programa, Freitas recebeu dois pedidos da ministra: o primeiro, para que a Dália Alimentos conceda o modelo para conhecimento do Governo Federal, permitindo sua aplicação em outros estados do país e o segundo que a Dália se instale em outros estados brasileiros, para adotar esse programa, pois entende que o cooperativismo praticado pela cooperativa gaúcha é moderno, eficiente e apresenta excelentes resultados socioeconômicos. Por isso, propôs a estruturação de dois projetos pilotos, sendo um no Nordeste e outro no estado do Mato Grosso.
 
Além disso, também propôs à Dália a estruturação de uma equipe técnica de consultoria para a elaboração de projetos que o Mapa tenciona estimular em outros estados, bem como permitir a vinda de técnicos do ministério, de produtores e outras cooperativas para conhecerem o programa de produção e motivá-los a adotar o sistema de parceria leiteira.
 
Segundo Freitas, “o assunto será analisado e avaliado pelo Conselho de Administração, pois a intenção da Dália é colaborar com ações que promovam o desenvolvimento do país e, se essa for a intenção do Mapa, a cooperativa certamente auxiliará da busca de soluções para a viabilização das pequenas propriedades”.
 
Reunião-almoço na OCB
 
Freitas e Cornelli também participaram de uma reunião-almoço na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), acompanhados pelo deputado federal, Alceu Moreira, pelo senador, Luis Carlos Heinze e pelo presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Evair de Melo. Na oportunidade ouviram o cientista político da Eurásia, Christopher Garman, que falou sobre as projeções políticas e econômicas para o Brasil e outros países com base em cenários resultantes de pesquisas. Após, deputados e senadores integrantes da Frencoop realizaram um amplo debate, externando opiniões diversas sobre o futuro do país e os diversos caminhos para o efetivo desenvolvimento.
 
De acordo com Moreira, a última eleição mudou a maneira como o Poder Executivo relaciona-se com o Executivo, extinguindo o presidencialismo de coalização e a troca de favores para garantir a governabilidade, porém, sem definição, ainda, de um novo modelo que substitua o anterior e, por isso, a dificuldade no processo das reformas. O que existe é o apoio de uma base, que consiste em um grupo chamado “Brasil que dá Certo”, do qual fazem parte Moreira e Heinze, interessados na aprovação de pautas positivas para o país, independentemente de interesses políticos e partidários.
 
“Assim, sempre que matérias importantes para o país são apresentadas para votação, obtêm maioria, pois contam com o apoio desse grupo. A sociedade organizada precisa pressionar a Câmara e o Senado para a votação das reformas que interessam aos brasileiros que almejam o desenvolvimento econômico do país”. O assunto, de acordo com Freitas, foi significativo, pois foi possível compreender melhor onde as cadeias produtivas podem colaborar para esse desenvolvimento.

As informações são da Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures