ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ministério Público divulga as marcas de leite que teriam sido vítimas de adulteração

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/11/2014

2 MIN DE LEITURA

4
0
O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) concluiu nesta quarta-feira as investigações sobre a Operação Leite Adulterado III, na qual são investigadas onze empresas — uma com sede na cidade de Iraí, no Rio Grande do Sul, e as demais em Santa Catarina. Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a investigação apurou que o leite cru in natura era vendido para seis empresas que o comercializava:

- Danone (Amparo-SP)
- Szura (Candoi-PR)
- Shefa (Amparo-SP)
- Bel (Herculândia-SP)
- G.O.P. Alimentos do Brasil/Arbralat (Toledo-PR)
- Terra Viva/CooperOeste (São Miguel do Oeste-SC)

As empresas investigadas também produziam queijos das marcas Cordilat, Boa Vista, São Domingos, Anita e Monte Claro. O MPSC reforça que, inicialmente, nenhuma das seis empresas é investigada como integrante do esquema, já que recebiam um produto alterado de forma tão precisa que a fraude não era detectada pelos testes protocolares exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) quando o leite chega na indústria.

Com essas informações em mãos, o Mapa deverá fazer a rastreabilidade dos produtos para saber quais lotes foram usados para produzir quais produtos e para quais mercados. Essa medida possibilitará o recall dos produtos afetados.

A equipe de Promotores de Justiça que atua no caso em conjunto com o Promotor de Justiça da Comarca de Quilombo tem agora cinco dias para analisar a prova obtida na investigação e apresentar a denúncia-crime ao Juiz de Direito da Comarca de Quilombo, dando início à fase judicial.

Esclarecimento

O Diário Catarinense tentou entrar em contato com todas as empresas citadas pelo Ministério Públio. Algumas encaminharam seus posicionamentos, mas nem todas responderam.

Danone: A Danone Brasil não recebeu qualquer notificação do Ministério Publico referente à operação leite adulterado III e destaca que já adota de forma sistemática medidas preventivas para possíveis fraudes do leite, para garantir a qualidade e a segurança alimentar de seus produtos. A Danone não está comprando leite das empresas agora citadas e reitera seu compromisso em oferecer aos consumidores produtos de qualidade, por meio da manutenção de rigorosos parâmetros de segurança alimentar e qualidade em toda sua cadeia produtiva; colocando-se à disposição para contribuir com as autoridades competentes nas investigações para coibir tais práticas.

Cooperoeste/Terra Viva: A Cooperoeste/Laticínios Terra Viva divultou nota no site da cooperativa onde esclarece que todo o leite adquirido passa por rigorosos exames laboratoriais e, o produto que não está em conformidade, é descartado, com o objetivo de garantir a qualidade para o consumidor. O Laticínio não foi notificado e lembrou que não é alvo de investigação do Ministério Público. A Cooperoeste finalizou informando que apóia as iniciativas para contra fraudes para garantir a qualidade do leite.

G.O.P. Alimentos do Brasil Ltda/Arbralat: A empresa encaminhou uma nota onde informa que não foi notificada e que não é alvo de denúncia e nem de investigação, conforme nota do próprio Ministério Público.

A empresa garante em nota que todos os produtos passam por rigoroso controle de qualidade e fiscalização do Ministério da Agricultura, que não apontaram nenhuma adulteração.

Também informou que a quantidade de produto adquirida de empresa suspeita é pequena e que não há prova de que recebeu leite adulterado. Além disso houve a suspensão de compra de leite de empresa suspeita.

A empresa garantiu aos consumidores que seus produtos estão aptos para o consumo.

Bel: Não havia ninguém para atender a imprensa, somente amanhã em horário comercial

Shefa: A reportagem tentou contato com o telefone da assessora responsável, mas ninguém atendeu

Szura: A empresa ficou de dar um posicionamento mas não retornou até o fechamento desta matéria. Tentamos ligar novamente mas ninguém atendeu.

As informações são do Diário Catarinense.
 

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOEL NAEGELE

CANTAGALO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/11/2014

Não acredito na apuração de coisa alguma. Nós já estamos fartos de noticias desse tipo que caem rapidamente no esquecimento e não acontece nada.

É evidente que esse leite foi entregue as Empresas processadoras, passou por uma análise fajuta, foi transformado industrialmente ou foi empacotado e vendido ao público.

Já faz tempo que se lê essa notícia e o processo, pelo que se vê, só fica no noticiário
ROCCO ANSANTE

VALINHOS - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 05/11/2014

Gostaria de ver uma apuração mais rigorosa.
MARCELO SARAIVA ROSA

ARROIO DO MEIO - RIO GRANDE DO SUL - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 04/11/2014

"Pura bucha "
GUILHERME EUGENIO MACHADO LOPES

ITAOCARA - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/11/2014

Como diz o velho ditado "filho feio não tem pai"

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures