ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ministério da Economia deve encaminhar ao CMN proposta de criação da CPR "verde"

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/11/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

O Ministério da Economia deve encaminhar para aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN) em dezembro a proposta que cria a Cédula de Produto Rural (CPR) Verde. O papel, largamente utilizado para antecipar recursos na safra, vai ganhar um carimbo sustentável para monetizar quem mantém excedentes de florestas em pé nas fazendas. O objetivo é permitir que os produtores rurais que tenham excesso de Reserva Legal nas propriedades possam emitir o título para captação de recursos para financiamento de novas atividades.

O subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, Rogério Boueri, disse que a medida não pretende contemplar compensação ambiental, mas sim negócios em off sets privados. “Nesse modelo de CPR, o produto a ser entregue é a floresta em pé. Estamos acabando de elaborar a resolução do CMN. Vai ser uma medida que tem potencial muito grande para atrair investimentos sustentáveis para o Brasil, já que temos a maior reserva de floresta nativa do mundo”, afirmou durante evento online hoje.

Conforme o Valor já mostrou, a criação da CPR Verde faz parte de uma lista de iniciativas da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia para 2021.

A CPR Verde pode estimular investidores, com isenção de Imposto de Renda, a financiarem a preservação das florestas nativas, tema com cada vez mais apelo na sociedade. A intenção do governo é deixar que as partes envolvidas possam definir os termos de cada operação, como prazo e taxa. Uma das ideias é criar uma espécie de “conta-garantia” para dar viabilidade ao instrumento. Isso faria com que os recursos da antecipação só possam ser sacados pelo proprietário rural em parcelas, conforme a verificação de que a área está sendo preservada ao longo dos anos.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures