ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Marca de bebida de aveia é censurada no Reino Unido por propaganda enganosa

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/02/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

A popular bebida à base de aveia, Oatly, foi recentemente instruída a não veicular alguns anúncios no Reino Unido depois que reclamações à Advertising Standards Authority (ASA) foram confirmadas, de acordo com a BBC News.

No ano passado, a empresa publicou uma série de anúncios que comparavam a pegada de carbono da produção de carnes e laticínios com a da produção de bebidas à base de plantas da Oatly. As afirmações ousadas chamaram a atenção do público e do grupo de campanha A Greener World. Depois que os anúncios foram veiculados, mais de 100 queixas separadas começaram a chegar, levando a ASA à sua investigação atual.

Dois comerciais de televisão, que mostravam crianças questionando a decisão do pai de beber leite de vaca, afirmavam que “Oatly gera 73% menos CO2 em relação ao leite, calculado de produtor para vendedor”.

De acordo com a BBC News, a ASA disse que o anúncio de televisão era enganoso porque a Oatly baseou a alegação na comparação de um de seus produtos, Oatly Barista Edition, com leite integral. A ASA disse que os consumidores entenderiam a alegação de incluir todos os produtos da Oatly em vez deste produto específico.

"Está claro que poderíamos ter sido mais específicos na maneira como descrevemos alguns dos dados científicos", disse o porta-voz da Oatly, Tim Knight.

Para aumentar o fogo, uma campanha publicitária de mídia social da empresa afirmou que “as indústrias de laticínios e de carnes emitem mais CO2 do que todos os aviões, trens, carros, barcos etc. do mundo, combinados”.

No entanto, a ASA disse que esta não era uma comparação justa. A empresa comparou o ciclo de vida completo da indústria de carnes e laticínios – que inclui emissões na produção de ração para o gado, uso de fertilizantes e transporte de alimentos – apenas com os valores das emissões provenientes diretamente dos veículos na indústria de transportes.

Além disso, dois anúncios da Oatly publicados em jornais afirmavam que “hoje, mais de 25% dos gases de efeito estufa do mundo são gerados pela indústria de alimentos, e a carne e os laticínios respondem por mais da metade disso”.

Mais uma vez, a ASA não apoiou essa alegação, dizendo ser enganosa, visto que a Oatly considerou que carnes e laticínios incluíam peixes e ovos, enquanto os consumidores poderiam supor que se referia a uma definição mais restrita. A Oatly disse que não tem planos de repetir a comunicação e removeu postagens com alegações semelhantes de seus próprios canais de mídia social.

De acordo com a BBC News, a ASA deixou claro que adotará uma postura mais dura em relação às empresas que fazem declarações ambientais. O órgão regulador disse no ano passado que estaria examinando essas alegações de perto e já se pronunciou contra um anúncio de chá Lipton que afirmava que suas garrafas plásticas eram "100% plástico reciclado", enquanto as letras pequenas explicavam que não incluíam a tampa ou o rótulo.

As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures