ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Probióticos: leite fermentado Yakult completa 85 anos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/06/2020

3 MIN DE LEITURA

0
0

Criado em 1935 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota, o leite fermentado Yakult, produzido com o probiótico Lactobacillus casei Shirota chega aos 85 anos. Alimento pioneiro no mundo, o produto foi desenvolvido com objetivo de ajudar a manter a saúde intestinal da população do Japão.

Graças à melhora das funções intestinais de crianças e adultos naquele país, a Yakult começou a expandir os negócios nas décadas seguintes e, hoje, está presente em 40 países e regiões, em cinco continentes. O leite fermentado Yakult é consumido diariamente por mais de 40 milhões de pessoas no planeta (dados de 2018).

A filosofia do médico e fundador da Yakult, Minoru Shirota, sempre incluiu conceitos de medicina preventiva, pois ele afirmava que ‘um intestino saudável leva a uma vida longa’. A Yakult Honsha – matriz sediada em Tóquio, no Japão – e suas filiais mantêm os preceitos do fundador e a determinação de seguir contribuindo para a saúde e a felicidade de consumidores ao redor do mundo. “Outra premissa do nosso fundador, seguida até os dias atuais, é que o leite fermentado Yakult tenha um preço acessível para todos os consumidores. Trabalhamos fortemente para cumprir esse preceito”, acentua o presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto.

As pesquisas para avaliar a ação do probiótico da Yakult foram intensificadas a partir de 1955, com a criação do Yakult Central Institute for Microbiology Research – atualmente Yakult Central Institute (Instituto Central Yakult) –, sediado em Kunitachi, Tóquio. O foco é realizar pesquisas e desenvolver produtos que utilizem microrganismos benéficos e que possuem funções biológicas regulatórias com base no conceito da medicina preventiva. Para isso, as pesquisas se concentram nas áreas da microbiologia, nutrição, fisiologia, imunologia, bioquímica e biotecnologia, entre outras.

O Instituto Central Yakult também é pioneiro em pesquisas sobre as funções dos probióticos no hospedeiro a partir de uma perspectiva microbiana, e utiliza a mais recente tecnologia para analisar a relação cooperativa entre probióticos e bactérias intestinais, o que significa que uma microbiota intestinal saudável permite prevenir doenças – conforme preconizava o fundador da Yakult.

O diferencial do leite fermentado Yakult é a utilização do Lactobacillus casei Shirota, que tem alta resistência na passagem pelas barreiras naturais do organismo: os sucos digestivos. Por isso, consegue chegar vivo e em maior quantidade ao intestino, promovendo uma atividade intestinal mais saudável. Na microbiota, o Lactobacillus casei Shirota produz vários metabólitos, entre os quais o ácido lático, responsável por melhorar o ambiente intestinal, facilitar a digestão dos alimentos e ajudar na absorção dos nutrientes, além de contribuir para a diminuição das bactérias nocivas à saúde.

Fundamental para a saúde

Sem os microrganismos que compõem a microbiota intestinal o ser humano não poderia sobreviver, porque são fundamentais para a conversão dos componentes indigeríveis, da regulação energética, síntese de vitaminas, produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), proteção contra patógenos e modulação do sistema imune.

Cada ser humano tem uma microbiota intestinal única, como uma impressão digital, que se forma a partir do nascimento, ganha características específicas de acordo com o tipo de parto e o tempo de amamentação, e permanece inalterada ao longo da vida. Entretanto, fatores como idade, uso excessivo de antibióticos, estresse e, especialmente, alimentação, podem interferir na qualidade da microbiota e trazer consequências para a saúde.

A microbiota intestinal é relativamente estável em indivíduos sadios, mas pode sofrer alterações pela condição fisiológica, emocional, ingestão de medicamentos e interação das bactérias intestinais. Padrões anormais de microbiota podem ser vistos em pacientes com câncer ou pós-cirurgias, bem como em distúrbios gastrointestinais, gastrohepáticos, anemia perniciosa, estresse, imunodeficiências, ingestão de antibióticos ou em processos de envelhecimento. A orientação dos especialistas é ingerir probióticos diariamente para manter a microbiota saudável e, assim, proteger a saúde.

Vale a pena ler também > Sorvete com probióticos: agregando funcionalidade e diversificando o mercado

As informações são do Mundo do Marketing. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures