ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Lácteos australianos devem ter uma temporada favorável pela frente

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/06/2023

5 MIN DE LEITURA

0
0

Os produtores de lácteos australianos podem esperar um cenário de preços firmes do leite na nova temporada, de acordo com o Rabobank. Circunstâncias favoráveis estão proporcionando um efeito tampão em toda a extensão das pressões globais.

O Rabobank espera outra temporada favorável para os produtores de leite australianos em 2023-2024, com o setor definido para seu quarto ano lucrativo consecutivo. O Rabobank disse que, embora o preço do leite da próxima temporada provavelmente seja mais baixo do que os preços elevados atualmente oferecidos em partes da região de exportação do sul - refletindo a atual desaceleração no ciclo global de preços das commodities - há uma zona de pouso firme esperada para a nova temporada dos preços do leite australiano.

Em seu recém-lançado Australian Dairy Seasonal Outlook, o analista sênior de lácteos do Rabobank e autor do relatório, Michael Harvey, explica que isso se deve a retornos mais fortes do mercado doméstico de lácteos, um dólar australiano fraco e estratégias agressivas de recrutamento e retenção por processadores de lácteos em um mercado competitivo para abastecimento de leite.

Esses fatores estão fornecendo um efeito tampão em toda a extensão das pressões globais, de acordo com Harvey. O banco está prevendo ofertas mínimas de leite da nova estação no sul da Austrália entre AUD$ 8,50 (US$ 5,66) por kg de sólidos de leite e AUD$ 9,00 (US$ 5,99) por kg MS. “Na pior das hipóteses, isso representa uma queda de 10% em relação aos preços de 2022-2023 e um preço do leite na fazenda bem acima da média de médio prazo para o sul da Austrália desde a introdução do Código de Conduta de Laticínios do setor em janeiro de 2020”, aponta Harvey. “Outra temporada de preços do leite historicamente elevados apoiará as margens das fazendas.”
 

Alívio de custos

O relatório, ‘Looking for a Firm Landing Zone’, diz que há um alívio bem-vindo para os produtores de leite de uma base de custo recorde recente, com preços mais baixos para ração comprada e fertilizantes fluindo através de balanços. “Mesmo que alguns produtores de leite vejam uma redução nas ofertas de preço mínimo, isso deve vir com redução de custos”, disse Harvey. Os preços globais de referência da ração caíram em comparação com o ano passado, embora ainda acima das médias de médio prazo, enquanto os preços locais do trigo estão acompanhando as tendências globais.

“Localmente, a oferta de grãos está alta após várias safras de inverno abundantes, com a perspectiva de outra safra de inverno decente este ano, o que significa que o fornecimento de ração será adequado para os compradores e ajudará a diminuir os riscos de fornecimento de ração.”

Harvey disse que os produtores de leite australianos já estarão vendo os benefícios de uma correção significativa nos preços globais de fertilizantes e, portanto, um aumento na acessibilidade. “Olhando para o futuro, o Rabobank espera que os fundamentos subjacentes no mercado de fertilizantes liderem um período de estabilidade de preços, o que ajudará os produtores de leite australianos a preparar seus programas de gerenciamento de nutrientes para o próximo ano”.
 

Mão de obra: uma grande dor de cabeça em fazendas leiteiras

No entanto, o Rabobank alerta que ainda haverá outros ventos contrários aos custos na fazenda na nova temporada, incluindo taxas de juros mais altas. “E a mão de obra é uma grande dor de cabeça”, enfatiza Harvey. “Apesar do alívio nos custos de ração comprada e cultivada em casa, à medida que os produtores de leite australianos começam a fazer orçamentos para o próximo ano, eles ainda terão que lidar com um alto custo no ambiente de produção na temporada 2023-2024, à medida que as pressões inflacionárias fluem nos custos indiretos”.

O relatório diz que os preços do leite em várias regiões exportadoras de lácteos em todo o mundo já caíram, após o grande declínio nos preços globais das commodities lácteas visto desde seu pico no primeiro semestre de 2022.

Desde aquela época, os preços na cesta de commodities lácteas caíram significativamente devido a uma mudança nos fundamentos subjacentes do mercado, explica Harvey. Isso inclui um retorno ao crescimento da oferta de leite na maioria das regiões exportadoras de lácteos (juntamente com uma demanda doméstica mais fraca), apetite lento de importação do maior importador de lácteos do mundo (China) e racionamento generalizado da demanda em muitos mercados de lácteos no varejo, serviços de alimentação e canais de ingredientes.

Como resultado, os retornos de fluxo indicativos para o mix de produtos lácteos da Austrália caíram entre 30% e 40% em comparação com o mesmo período do ano passado. O Rabobank diz que os fundamentos globais de curto prazo manterão a pressão para baixo nos preços globais das commodities lácteas. Isso inclui o aumento do crescimento na produção de leite nas regiões de exportação até 2023 e a ausência de compradores chineses até o segundo semestre do ano.
 

Um declínio no pool de leite 

No entanto, em algum momento o ciclo mudará e os preços globais das commodities começarão a subir, disse Harvey. “Mas isso vai depender de quando a China voltar a ser um comprador significativo nos mercados de exportação.” Localmente, porém, os retornos do mercado doméstico da Austrália mudaram para melhor, diz o relatório. “O mercado doméstico está experimentando um aumento estrutural nos preços ao consumidor em todo o setor de lácteos, liderado pelo consumo de leite e queijo, em particular.”

Esses aumentos de preços são impulsionados por processadores de lácteos que passam por preços recordes na fazenda e outros custos de insumos. Isso é importante, pois apoiará a cadeia de valor e levará a preços estáveis do leite ao produtor ao longo de várias temporadas para os produtores de leite que abastecem o mercado doméstico.

A cadeia de suprimentos de lácteos da Austrália continua sendo desafiada por um declínio no pool de leite. Em 2022-2023, a disponibilidade anual de leite para processamento caiu abaixo de 6 bilhões de litros pela primeira vez desde 1990.

O Rabobank diz que temporadas consecutivas de lucratividade do setor agrícola e estabilidade da indústria estão proporcionando aos produtores de leite uma oportunidade de repensar suas estratégias de investimento de longo prazo. Houve um aumento notável no investimento para aumentar a eficiência da mão de obra e melhorar a capacidade, diz Harvey.

As informações são do Dairy Global, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures