ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ideas For Milk - Desafio de Startup busca soluções para a cadeia do leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/11/2020

3 MIN DE LEITURA

0
0

Se você tem uma startup na mão ou ideia na cabeça para solucionar os desafios da cadeia leiteira, atenção! As inscrições para o Ideas For Milk – Desafio de Startups da Embrapa Gado de Leite terminam no dia 22/11.  Podem participar startups ou grupos com projetos em qualquer fase de amadurecimento. Basta preencher o formulário no www.ideasformilk.com/desafio e anexar um vídeo de 4 minutos apresentando  sua ideia. Os temas devem propor melhorias nas áreas de insumos, máquinas e equipamentos, fazenda, captação, fábrica de laticínios e distribuição e varejo. Pedro Arcuri, Chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Leite, apresenta algumas abordagens para os temas a serem trabalhados. 

Ele explica que algumas abordagens possíveis referentes aos insumos podem relacionar-se à otimização no uso visando redução de custos de produção, de olho na pegada da sustentabilidade na produção do leite, buscando alternativas mais econômicas, eficazes e com menor impacto ambiental. Já no setor de máquina e equipamentos, há muitas possibilidades de otimização que envolvam a economia de energia, o aperfeiçoamento do design das máquinas e da logística, por exemplo com a integração das máquinas pela internet das coisas.  Essa é uma abordagem que se aplica a todos os setores, por exemplo potencializando a agricultura de precisão para a produção eficiente de forragens com menor pegada ambiental pela economia no uso de fertilizantes, defensivos e água.  No manejo do gado, a  pecuária de precisão é um mercado em franco crescimento por startups e empresas consolidadas, com apps que lançam mão de big data e inteligência artificial para oferecer serviços que aumentam em muito a confiabilidade na tomada de decisão para fatores críticos como detecção antecipada de doenças, de cio, e de estresse térmico, sem falar, na automatização de processos de alimentação e de ordenha.  

O especialista considera a gestão da propriedade um outro mercado promissor para o desenvolvimento de soluções digitais para o controle, contábil e financeiro que facilitem e apoiem a tomada de decisões, e chama a atenção ainda para a gestão dos recursos naturais da fazenda, possíveis via monitoramento por imagens associado ao uso de sensores, por exemplo, para umidade no solo, presença de insetos ou alterações nas folhas, mensuração da quantidade de forragem nas pastagens e ainda no manejo de piquetes e áreas de produção de alimentos, associando drones, imagens via satélite, com big data e aprendizado de máquinas. 

Arcuri recorda que produtos relacionados à captação do leite foram premiados em edições anteriores do Desafio de Startups, e mesmo assim este tema está longe de ter seu potencial de inovação esgotado. Cita a importância do aperfeiçoamento constante de mecanismos que otimizem a logística de captação do leite e da sua rastreabilidade especialmente visando garantir a qualidade da matéria prima que chega aos latícínios, a prevenção de fraudes e à manutenção de custos baixos nesta operação diária. No que se refere à fábrica de laticínios, as abordagens se assemelham à da produção de leite, com muitas oportunidades para soluções relacionadas à gestão do negócio, os controles e monitoramento de parâmetros como temperatura de estocagem, qualidade da matéria prima, e monitoramento de cada etapa do processamento do leite até as dezenas de produtos finais, incluindo as etapas de embalagem, armazenamento e controle de estoques, sem esquecer desenvolvimento de soluções ou ferramentas  para a análise de mercados e das tendências de consumo, que podem ser decisivas para aumentar a eficácia de planos de comunicação e marketing.

Arcuri finaliza dando um conselho importante aos inovadores: “Independente do tema e do setor, o que é importante na hora de pensar uma solução é jamais esquecer a relevância do problema, seu  impacto no setor específico da cadeia do leite e o  quanto ela é executável no mercado, isto é, se o mercado estará disposto a investir na solução ou comprá-la para uso imediato. Estes são os principais pilares de um projeto promissor”. Além disso, é muito importante discutir com alguém experiente para monitorar a ideia, mesmo que o projeto e a startup já existam. “Uma dica a quem quer empreender com sucesso é conversar objetivamente com mentores, que podem contribuir com aquele olhar experiente e de fora, fundamental para consolidar um produto vendável” completa Pedro.  

O Ideas for Milk é uma realização da Embrapa Gado de Leite, em parceria com Agripoint, Bovcontrol, Ciatécnica, Texto Comunicação. Conta com o Patrocínio Diamante do Sebrae; Patrocínio Ouro da Tetrapak, Boehringer Ingelheim, TIM; Patrocínio Prata da Vaccinar,FAEMG/Inaes, Sistema Ocemg, Ssistema OCB, Silemg e Patrocínio Bronze da Nestlé, CLAAS, DSM/Tortuga, ABDI, JA Saúde Animal, Piracanjuba, Vivalácteos, Belgo Bekaert, SENAR/GO, ABIQ, Alta Genetics, Abraleite, Verde Campo e Vivare. Apoio da Microsoft, KER Innovation e Revista Balde Branco.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures