ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

França: produtores e caminhoneiros planejam greve

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/12/2009

1 MIN DE LEITURA

0
0
Os produtores de leite da França estão considerando unir forças com os caminhoneiros em uma greve conjunta durante o período de compras de Natal, disse o chefe do grupo de lobby da indústria de lácteos francesa.

Uma série de greves e bloqueios tem afetado o setor leiteiro na França e outros países da Europa, com os produtores se queixando de uma queda de preços que disseram ameaçar seu sustento. Cinco principais uniões de caminhoneiros estão negociando com organizações de empregadores, mediados pelo Governo, tentando obter aumentos de salários. Eles ameaçaram entrar em uma greve indefinida se as negociações falharem.

"Estamos conversando com os caminhoneiros. Se eles falharem, talvez se unam a nós. Nós temos o que é preciso para atrapalhar o período de Natal", disse o presidente da Associação de Produtores Independentes de Leite (APLI), Pascal Massol.

A APLI foi um dos grupos que apoiou o boicote na distribuição de leite em setembro, quando os produtores franceses descartaram milhões de litros de leite. O protesto foi suspenso após os ministros da Agricultura da União Europeia (UE) terem concordado em oferecer suporte extra ao setor de lácteos. No entanto, os produtores de leite da França estão agora pressionando as firmas processadoras de leite a pagar mais a eles, para refletir a recuperação parcial dos preços no mercado.

O ministro da Agricultura da França, Bruno Le Maire, disse que os preços pagos aos produtores devem aumentar em 2010 de acordo com o mercado, mas que não é papel do Governo fixar o preço do leite. Le Maire disse que é inútil fazer ameaças quando as negociações estão em andamento para melhorar os preços ao produtor. "Não é o método certo de agir sob ameaças ou sob pressão", disse ele.

Os caminhoneiros franceses já fizeram greves no inverno que prejudicaram a economia várias vezes no passado. Eles bloqueiam não somente as rodovias, mas também, as ferrovias, causando engarrafamentos, atrasando as entregas de bens e prejudicando os planos de viagens nos feriados.

A reportagem é da Reuters, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures