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França: Grupo Bel e WWF colaboram em iniciativa de sustentabilidade na produção de queijos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/04/2018

2 MIN DE LEITURA

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Uma colaboração entre o Grupo Bel e o World Wildlife Fund (WWF) introduziu uma carta global comprometendo o produtor de queijo francês com um padrão mais elevado de produção sustentável. O Global Sustainable Upstream Dairy Charter mantém as marcas dentro do grupo estáveis para atender aos aspectos econômicos, sociais e ambientais abordados nos processos de produção de lácteos.

sustentabilidade na produção de queijos na França

"A responsabilidade da Bel não se limita ao escopo de nossas atividades", disse Antoine Fiévet, presidente e CEO do Bel Group. “Ela se estende por toda a nossa cadeia de valor, desde a fazenda até a mesa. A carta global solidifica as parcerias que procuramos desenvolver com os produtores de leite em nossas várias áreas de fornecimento. Isso formará a base de nosso esforço compartilhado para enfrentar os desafios da indústria de lácteos e as expectativas dos consumidores que estão mudando”.

A carta define seis áreas principais que o grupo usará como um guia para desenvolver suas práticas de negócios. A intenção é atender às demandas de um bilhão de consumidores no mercado de lanches saudáveis, delineados em sua estratégia de desenvolvimento sustentável até 2025. A carta pretende empregar modelos agrícolas mais sustentáveis, nos quais 100% dos produtores de leite que fornecem leite à Bel têm acesso a esquemas como treinamento, contratos de longo prazo e empréstimos. As preocupações com o bem-estar animal são agora uma prioridade, uma vez que os fornecedores de leite da Bel devem ser certificados por terceiros como estando em conformidade com a Bel Animal Welfare Charter.

O grupo também está procurando coletar todo o seu fornecimento de leite de vacas criadas a pasto sempre que possível em regiões com tradição pastoril. Além disso, o grupo insistirá em ingredientes sem organismos geneticamente modificados (OGM) e focará em fontes locais e sustentáveis de ração animal. Eles acrescentam que atualmente importam todos os seus insumos de soja e óleo de palma de sistemas de cadeias de fornecimento sustentáveis, rastreáveis e certificadas (RTRS, RSPO ou equivalente).

"A soja responde por 60% do desmatamento resultante da importação de matérias-primas agrícolas na Europa", disse Marie Christine Korniloff, vice-diretora de relações comerciais globais do WWF na França. “Contra esse pano de fundo, o WWF deve apoiar modelos de produção mais sustentáveis, promover alternativas à soja e incentivar o acesso ao pasto para vacas leiteiras. Esses temas estão totalmente sincronizados com a carta global que desenvolvemos com o Grupo Bel”.

Redução de gases de efeito de estufa

A Bel acrescentou ainda que está reduzindo sua pegada ambiental, citando uma queda média de 8% nas emissões globais de gases de efeito estufa nas fazendas de suas redes. Comentando a iniciativa, Magali Sartre, diretora de comunicação corporativa e responsabilidade social corporativa do Bel Group disse: “A empresa pode desempenhar um papel importante na contribuição para a qualidade de vida das pessoas com as quais construiu laços. Isso pode ser conseguido adotando uma abordagem humanista e positiva para o nosso impacto, juntamente com um forte compromisso com a preservação do meio ambiente”.

O Bel Group, com sede em Paris, divulgou recentemente os dados financeiros de 2017, nos quais registrou crescimento de vendas de 14%, principalmente como resultado da aquisição do grupo MOM (Mont-Blanc Materne) em 2016. O MOM Group, que inclui as marcas Pom'Potes e GoGosqueeZ na França e nos EUA, se une ao portfólio de marcas de queijos individuais da Bel, como o The Laughing Cow, Kiri, Mini Babybel, Leerdammer e Boursin. A Bel também revelou declínios no lucro líquido de 15,6%, atribuídos ao aumento dos preços das matérias-primas lácteas.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

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