ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

BH: Festival do Queijo recebe mais de 22 mil visitantes

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/06/2023

3 MIN DE LEITURA

0
0

O Festival do Queijo Artesanal de Minas, ocorrido no último fim de semana, em Belo Horizonte, foi sucesso de público. Mais de vinte e duas mil pessoas passaram pelo evento, realizado pelo Sistema Faemg Senar em parceria com o Sebrae Minas. 

Os visitantes puderam desfrutar de uma extensa programação, degustar os melhores queijos de 11 regiões produtoras do estado, além de mel, doces, cafés, geleias e azeites. Foram quase 40 horas de conteúdo técnico sobre a cadeia produtiva do queijo e, em uma conexão direta com o público consumidor, mais de 70 expositores e 50 produtores tiveram oportunidade para apresentar e comercializar os seus produtos.

"O Festival do Queijo Artesanal de Minas se consolidou como importante evento para o calendário gastronômico-cultural do nosso estado. Tem a missão de valorizar os produtores de queijo artesanal e as regiões produtoras e conscientizar os consumidores sobre a importância de se preservar as tradições mineiras", destacou o presidente do Sistema Faemg SENAR, Antônio de Salvo.

Ele ainda ressaltou a experiência única vivida no evento. "Essa 5ª edição foi realizada em conjunto com a Megaleite, proporcionando ao público a experiência única de conhecer de perto toda a cadeia produtiva: do leite ao queijo. Lembrando que Minas Gerais é destaque neste segmento, somos o estado maior produtor de leite do país”, destacou o presidente do Sistema Faemg SENAR, Antônio de Salvo.

Para o produtor rural Romeu Filho, de Abadia dos Dourados, no Cerrado Mineiro, o evento superou as expectativas. “Trouxemos 300 peças de queijo e, no primeiro dia, já percebemos que não ia dar até o final do festival. Então, buscamos mais 300 unidades. Foi muito boa a divulgação do queijo artesanal de Minas e uma enorme gratificação poder representar nossa região”, destacou. O produtor da Cachaça Velha Aroeira, Elton Rodrigues de Jesus, também comemorou as vendas.

Bebida tem tudo a ver com queijo e aqui em Minas temos produtores de diferentes artigos, um mais gostoso que o outro. E isso tem atraído o público”, disse.

Na parte técnica, o Sistema Faemg SENAR promoveu a reunião da Comissão Técnica de Queijos Artesanais, que levou produtores de queijo para um fórum de discussões sobre temas de interesse para a cadeia produtiva. Entre os assuntos estava o panorama atual das queijarias, os principais entraves da regularização do produto no estado, a necessidade de adaptação da legislação para a realidade do produtor rural e de aprimoramento das boas práticas agropecuárias nas propriedades fornecedoras de matéria-prima.

Pela primeira vez, o evento recebeu a avaliação técnica de queijos dos produtores assistidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg SENAR, que qualifica os produtores para melhorar a qualidade e a renda. Foram avaliados mais de trezentos queijos e o resultado será transformado em um relatório detalhado sobre as características dos produtos. A iniciativa permitirá aos produtores ter mais propriedade na hora de comercializar.

O engenheiro e produtor de queijos Renato Castro foi um dos 309 participantes da avaliação. Ele é assistido pelo programa ATeG e considera a assistência fundamental para o sucesso da sua atividade. “Ajuda na produção, desde as boas práticas de fabricação até o controle financeiro, gestão e organização dos processos”. Ele acredita que a avaliação técnica é valiosa para continuar no caminho certo ou identificar os pontos a serem ajustados em seu empreendimento.
 

Votação Popular

Uma das atrações mais esperadas do evento, a Votação Popular do Melhor Queijo do Festival, realizada às cegas, permitiu que os visitantes pudessem provar as melhores iguarias de cada uma das 11 regiões produtoras e votar na que mais agradou o seu paladar. O queijo da região de Mantiqueira de Minas foi eleito pelo público o melhor do evento, seguido pelo produto de Entre Serras da Piedade ao Caraça. Campo das Vertentes conquistou a terceira posição.

A participante Janete Fernandes adorou a experiência. “Quando falamos dessas premiações de queijo, muitas vezes não sabemos como é feita, e aqui deu para ter uma noção do processo, que começa com a degustação, a limpeza do paladar entre um tipo e outro, e a escolha do preferido ao final da degustação”, detalhou.

Paralelamente ao Festival do Queijo, no Parque da Gameleira, foi realizada a 18ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite), considerada a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina. Como importante representante do produtor rural mineiro, o Sistema Faemg SENAR marcou presença, promovendo reuniões das Comissões Técnicas de Pecuária de Leite do estado e nacional; encontros regional e nacional do Conseleite; e o Encontro Técnico do ATeG Agroindústria e Balde Cheio.

Durante a Megaleite ocorreu, também, a premiação do ATeG Balde Cheio, que homenageou produtores que tiveram bons resultados, além de técnicos e supervisores de destaque.

As informações são do Sistema Faemg, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures