As exportações de lácteos dos EUA caíram 0,4% em termos de sólidos equivalentes do leite (MSE) em março (-910 toneladas) com relação ao ano anterior, marcando o primeiro declínio nas vendas em exatamente um ano. (As exportações de MSE dos EUA em março de 2022 caíram 0,5% antes de entrar em uma sequência de 11 meses de ganhos anuais.)
Devido ao forte desempenho dos EUA em janeiro, o valor e o volume acumulados no ano ainda cresceram no primeiro trimestre. O volume de exportação de lácteos dos EUA aumentou 5% (+25.398 toneladas de MSE) e o valor aumentou 3% (+$65 milhões). E no lado do volume, a maioria das principais categorias de produtos se manteve no trimestre: leite em pó desnatado (+3%), queijo (+4%), proteína concentrada do leite - MPC (+13%), Whey Protein Concentrate - WPC80+ (+18%) e lactose (+ 26%).
No entanto, ventos contrários de aumento da concorrência, inflação, incerteza econômica e demanda chinesa sem brilho estão cobrando seu preço e devem desafiar os fornecedores dos EUA pelo menos até o meio do ano, quando esperamos que os ganhos na produção de leite da UE diminuam e o apetite da China se recupere totalmente. Do lado positivo, as vendas dos EUA para a América Latina (México, América Central e do Sul e Caribe) continuam crescendo, mesmo diante desses ventos contrários.
Em março, o volume total de exportação de lácteos dos EUA para a América Latina aumentou 23% (+17.110 toneladas). Queijo e leite em pó desnatado lideraram o caminho. As vendas de queijo dos EUA para a região cresceram 20% (+3.918 toneladas) em relação a março anterior, enquanto as vendas leite em pó desnatado aumentaram 37% (+14.003 toneladas).
As exportações de leite em pó desnatado dos EUA para o México estabeleceram um recorde histórico de 42.391 toneladas. A única outra vez em que os embarques de leite em pó desnatado dos EUA para o México ultrapassaram 40.000 toneladas em um único mês foi em outubro de 2016, quando o volume atingiu 42.303 toneladas.
WPC80+ estabelece um recorde
As vendas dos EUA de WPC80+ totalizaram 6.828 toneladas em março, mais do que os Estados Unidos já enviaram em um único mês. A duplicação dos embarques para a China (+209%, +1.219 toneladas) foi o maior ganho, mas os fornecedores dos EUA obtiveram sucesso em muitos mercados importantes, com aumentos saudáveis para o Brasil (+194%, +380 toneladas), México (+134% , +167 toneladas) e Reino Unido (+92%, +225 toneladas). Além disso, as exportações para o Japão, que assumiu como o principal mercado WPC80+ dos EUA em 2022, aumentaram 9% (+84 toneladas).
Processadores de alimentos e bebidas em todo o mundo continuam atendendo às demandas de saúde e bem-estar de seus consumidores, e o WPC80+ encontrou um lar nesse setor. Posicionar o soro de leite e as proteínas lácteas de alto valor para fornecer as vantagens nutricionais que os consumidores preocupados com a saúde desejam, ao mesmo tempo em que oferece vantagens funcionais superiores do ponto de vista da formulação, são aspectos-chave dos programas de ingredientes do USDEC em mercados-chave como Japão, Coreia do Sul, Brasil e China) .
A demanda está e mantendo apesar da inflação, embora os preços mais baixos do soro de leite com alto teor de proteína que surgiram na segunda metade de 2022 também tenham desempenhado um papel significativo no aumento das exportações.
Os embarques de WPC80+ nos EUA caíram 8% (-4.100 toneladas) nos três primeiros trimestres de 2022. Então, no último trimestre do ano passado, aumentaram em 34% (+4.322 toneladas). Até o primeiro trimestre de 2023, as exportações de WPC 80+ com relação ao ano anterior cresceram 18% (+2.621 toneladas).
A diversificação do mercado é uma das razões para o otimismo no futuro. O crescimento dos EUA para os principais mercados asiáticos tem sido o principal impulsionador do crescimento dos EUA, mas nos últimos dois anos também vimos algumas incursões encorajadoras feitas na América Latina, especificamente no México e no Brasil.
As exportações combinadas de WPC80+ dos EUA para o Brasil e o México cresceram 94% entre 2020 e 2022. Em 2020, eles representaram 5% do volume WPC80+ dos EUA; em 2022, essa participação aumentou para quase 9%. No primeiro trimestre de 2023, o Brasil e o México juntos representaram 14% do total das exportações WPC80+ dos EUA.
Queda dos volumes de exportação de queijo dos EUA
As exportações de queijo dos EUA em março (-0,4%, -165toneladas) caíram pelo segundo mês consecutivo (os volumes de fevereiro caíram em quantidade semelhante). Antes de fevereiro, as exportações de queijo dos EUA tiveram um crescimento anual positivo por 18 meses consecutivos.
Os EUA viram as quedas mais acentuadas no Japão (-23%, -1.024 toneladas), Coreia do Sul (-61%, -4.634 toneladas) e Sudeste Asiático (-22%, -493 toneladas). Apesar da queda geral, as exportações de queijo dos EUA continuaram tendo um forte crescimento na América Latina, com o México subindo 16% (+1.905 toneladas) e a América Central e o Caribe +26% (+1.378 toneladas). E as exportações para a Austrália deram um salto significativo em março (+50%, +1.602 toneladas). Esses ganhos, no entanto, não foram suficientes para compensar as quedas em outros lugares.
Os dados comerciais de março refletem a forte concorrência no comércio de queijos nos últimos cinco meses, com os preços do queijo da UE com um desconto significativo em relação aos EUA. Esse forte diferencial de preço empurrou as exportações de queijo dos EUA, pois os importadores garantiram vendas oportunistas.
Mais recentemente, a diferença de preço diminuiu, colocando os queijos dos EUA e da UE essencialmente em paridade. Mas, apesar dessa lacuna cada vez menor, ainda esperamos que as exportações de queijo dos EUA sejam desafiadas nos próximos meses, à medida que o mercado se ajusta.
Olhando para o resto do ano, esperamos que as exportações de queijo dos EUA fiquem menos pressionadas no final de 2023. Os preços do leite ao produtor da UE estão caindo acentuadamente, o que continuará pressionando as margens e a produção de leite, sustentando os preços mais altos do queijo. Os EUA estão enfrentando pressões semelhantes, mas o aumento da capacidade online deve apoiar a produção de queijo dos EUA, criando mais produtos disponíveis para exportação.
As informações são do USDEC, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.